Porto supera Dubai, Nova Iorque e Montreal no turismo de negócios

Simone D. McCourtie / World Bank

-

O Porto subiu três posições em 2014 no ranking mundial da indústria de reuniões e eventos internacionais, ocupando o 43º lugar entre mais de 400 cidades.

Em comunicado, a Associação de Turismo do Porto (ATP) destaca que, “ano após ano, a cidade tem vindo a fortalecer de forma sustentada o seu posicionamento como destino de turismo de negócios, estando atualmente à frente de cidades de referência” como o Dubai, Nova Iorque, Montreal, Oslo ou Florença enquanto destino para realização de congressos, conferências, reuniões e eventos internacionais.

Citando dados da International Congress and Convention Association (ICCA) – a associação internacional representativa da chamada meeting industry – a ATP diz terem sido realizados no ano passado um total de 57 eventos internacionais na cidade do Porto, validados de acordo com os critérios daquele organismo internacional.

“Estes indicadores vêm demonstrar que a estratégia e o trabalho que têm vindo a ser desenvolvidos pela ATP em estreita parceria com as empresas privadas do setor estão a alcançar resultados muito positivos”, afirma o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que é também presidente da associação.

O segmento do turismo de negócios é uma das prioridades estratégicas definidas pela ATP para 2015, que tem, por isso, canalizado um maior investimento para este produto turístico, quer através do aumento e da diversificação das ações promocionais, quer do reforço da sua equipa de colaboradores neste segmento.

Neste contexto, a ATP aponta como objetivo para o próximo ano alcançar uma nova subida do Porto no ranking mundial da ICCA, com Rui Moreira a destacar o contributo previsto, “a curto/médio prazo, da criação de novas infraestruturas na cidade, entre as quais o novo centro de congressos no Pavilhão Rosa Mota, para além da captação de novas ligações aéreas diretas para o Porto”.

Em 2010, o Porto ocupava o 56º lugar no ranking da ICCA, tendo subido duas posições em 2011 (para o 54º lugar) e mais uma em 2012, para a 53ª posição.

Em 2013 a subida foi de sete lugares, para o 46º posto, a que seguiu, agora, o 43º lugar de 2014.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Ventura "muito confiante" nos resultados do Chega

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …