Porto supera Dubai, Nova Iorque e Montreal no turismo de negócios

Simone D. McCourtie / World Bank

-

O Porto subiu três posições em 2014 no ranking mundial da indústria de reuniões e eventos internacionais, ocupando o 43º lugar entre mais de 400 cidades.

Em comunicado, a Associação de Turismo do Porto (ATP) destaca que, “ano após ano, a cidade tem vindo a fortalecer de forma sustentada o seu posicionamento como destino de turismo de negócios, estando atualmente à frente de cidades de referência” como o Dubai, Nova Iorque, Montreal, Oslo ou Florença enquanto destino para realização de congressos, conferências, reuniões e eventos internacionais.

Citando dados da International Congress and Convention Association (ICCA) – a associação internacional representativa da chamada meeting industry – a ATP diz terem sido realizados no ano passado um total de 57 eventos internacionais na cidade do Porto, validados de acordo com os critérios daquele organismo internacional.

“Estes indicadores vêm demonstrar que a estratégia e o trabalho que têm vindo a ser desenvolvidos pela ATP em estreita parceria com as empresas privadas do setor estão a alcançar resultados muito positivos”, afirma o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que é também presidente da associação.

O segmento do turismo de negócios é uma das prioridades estratégicas definidas pela ATP para 2015, que tem, por isso, canalizado um maior investimento para este produto turístico, quer através do aumento e da diversificação das ações promocionais, quer do reforço da sua equipa de colaboradores neste segmento.

Neste contexto, a ATP aponta como objetivo para o próximo ano alcançar uma nova subida do Porto no ranking mundial da ICCA, com Rui Moreira a destacar o contributo previsto, “a curto/médio prazo, da criação de novas infraestruturas na cidade, entre as quais o novo centro de congressos no Pavilhão Rosa Mota, para além da captação de novas ligações aéreas diretas para o Porto”.

Em 2010, o Porto ocupava o 56º lugar no ranking da ICCA, tendo subido duas posições em 2011 (para o 54º lugar) e mais uma em 2012, para a 53ª posição.

Em 2013 a subida foi de sete lugares, para o 46º posto, a que seguiu, agora, o 43º lugar de 2014.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …