Porto eleito uma das melhores cidades pequenas do mundo pela Monocle

O Porto foi considerada a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver pela revista Monocle. O centro histórico, a gastronomia e as praias foram características destacadas.

A revista Monocle elegeu o Porto como uma das melhores cidades pequenas do mundo para se viver. A cidade portuguesa ficou no nono lugar de uma lista de 20 cidades, que ainda conta com algumas menções honrosas.

“A transformação do Porto de uma cidade sonolenta para uma alternativa radical a Lisboa continua a toda a velocidade”, começa por escrever a revista. A Monocle considera que o restauro do centro histórico, o gasto em infraestruturas e a abertura ao investimento estrangeiro proporcionou um maior destaque à cidade. Contudo, realça que ficaria a ganhar se apostasse mais em melhorar o coração da cidade: o centro histórico.

“É um caldeirão criativo, com a proximidade de bons fabricantes de moda e móveis, atraindo uma multidão inteligente de designers. O sol e a culinária líder mundial estão a incentivar os estrangeiros a instalarem-se aqui”, lê-se ainda no artigo.

O Porto é ainda vangloriado pelas suas incríveis praias, apesar da gélida temperatura da água. As ligações por avião e comboio são também referidas, que concedem à cidade uma maior acessibilidade.

O primeiro lugar da lista é ocupado por Lausana, na Suíça, que é considerada uma cidade “pequena o suficiente para nos parecer familiar e grande o suficiente para vivermos lá”. O pódio é completado por Boulder, nos Estados Unidos, e Bergen, na Noruega.

Lista completa:

  1. Lausana (Suíça)
  2. Boulder (EUA)
  3. Bergen (Noruega)
  4. Hobart (Austrália)
  5. Chigasaki (Japão)
  6. Bolzano (Itália)
  7. Bordéus (França)
  8. Innsbruck (Áustria)
  9. Porto (Portugal)
  10. Aachen (Alemanha)
  11. Reiquejavique (Islândia)
  12. Savannah (EUA)
  13. Potsdam (Alemanha)
  14. Basileia (Suíça)
  15. Chiang Mai (Tailândia)
  16. Victoria (Canadá)
  17. San Sebastián (Espanha)
  18. Eindhoven (Países Baixos)
  19. Bath (Inglaterra)
  20. Allbord (Dinamarca)

Menções honrosas:

  • Wiesbaden (Alemanha)
  • Trieste (Itália)
  • Haarlem (Países Baixos)
  • Anápolis (EUA)
  • Salzburgo (Áustria)

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É curioso que os estrangeiros que visitam a Cidade do Porto não têm a mesma opinião, ficam admirados com o facto de a cidade se encontrar deserta tanto durante o dia como à noite, perguntam pelas actividades laborais e o comércio característico da zona, ao que os cidadãos Portuenses respondem que já não existe, tendo sido feitos desaparecer de 2013 até à presente data.

    Ficam atónitos quando se lhes explica que as pessoas que circulam ou trabalham (poucas, muito poucas) pela Cidade do Porto, não são Portuenses mas sim parolas e parolos que em nada têm a ver com a identidade e essência dos primeiros.

    Outra observação feita pelos estrangeiros que visitam a Cidade do Porto é o facto de existir uma quantidade de estabelecimentos de restauração todos com o mesmo conceito de «serviço» e decoração, com preço altos que não correspondem à qualidade do atendimento e produtos vendidos, e realçam também a quantidade de novos esquemas ou negócios (a maioria de carácter duvidoso) que claramente não se enquadram com as características e História da Cidade do Porto, o que leva os cidadãos Portuenses a ter de explicar que (uma vez mais) desde 2013 até à presente data, a Cidade do Porto deixou de ter cafés (já eram poucos), bares, restaurantes, e tascos, bem como uma actividade comercial normal e urbana.

    Outro pormenor que os visitantes também reparam é na miséria espalhada pelas ruas e nas enormes quantidades de lixo que se verifica amontoado pelas artérias da cidade.

    • Recue até à Década de 1990 do Século XX (não é preciso ir muito longe), e conheça a verdadeira Cidade do Porto, muito antes das obras catastróficas da Porto 2001 – Capital Europeia da «Cultura», e da descaracterização cultural, adulteração/destruição, abandono, e desertificação, que desde 2013 até à presente data foram impostas à cidade e aos cidadãos Portuenses.

      – Um Porto Fino
      https://arquivos.rtp.pt/conteudos/um-porto-fino/

RESPONDER

Equipa de campanha de Trump processa The New York Times por difamação

A equipa de campanha de Donald Trump processou o The New York Times. Em causa está um artigo publicado em março do ano passado. A equipa de campanha de Donald Trump alega que o jornal publicou, …

Enfermeiros que deixem de ser chefes regressam ao início da carreira

Há enfermeiros que regressaram ao início de carreira depois de terem abandonado as suas funções de chefia, revela o jornal Público. Tal como escreve o matutino, que avança a notícia esta quinta-feira, para que estes …

"Ronaldo foi abandonado pela equipa". Imprensa italiana arrasa Juve e elogia CR7

O Lyon tirou partido do fator casa e surpreendeu a octocampeã italiana, Juventus, em França, e ganhou esta quarta-feira uma vantagem importante - embora ténue - na eliminatória com os bianconeri para a Liga dos …

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …