Porto eleito uma das melhores cidades pequenas do mundo pela Monocle

O Porto foi considerada a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver pela revista Monocle. O centro histórico, a gastronomia e as praias foram características destacadas.

A revista Monocle elegeu o Porto como uma das melhores cidades pequenas do mundo para se viver. A cidade portuguesa ficou no nono lugar de uma lista de 20 cidades, que ainda conta com algumas menções honrosas.

“A transformação do Porto de uma cidade sonolenta para uma alternativa radical a Lisboa continua a toda a velocidade”, começa por escrever a revista. A Monocle considera que o restauro do centro histórico, o gasto em infraestruturas e a abertura ao investimento estrangeiro proporcionou um maior destaque à cidade. Contudo, realça que ficaria a ganhar se apostasse mais em melhorar o coração da cidade: o centro histórico.

“É um caldeirão criativo, com a proximidade de bons fabricantes de moda e móveis, atraindo uma multidão inteligente de designers. O sol e a culinária líder mundial estão a incentivar os estrangeiros a instalarem-se aqui”, lê-se ainda no artigo.

O Porto é ainda vangloriado pelas suas incríveis praias, apesar da gélida temperatura da água. As ligações por avião e comboio são também referidas, que concedem à cidade uma maior acessibilidade.

O primeiro lugar da lista é ocupado por Lausana, na Suíça, que é considerada uma cidade “pequena o suficiente para nos parecer familiar e grande o suficiente para vivermos lá”. O pódio é completado por Boulder, nos Estados Unidos, e Bergen, na Noruega.

Lista completa:

  1. Lausana (Suíça)
  2. Boulder (EUA)
  3. Bergen (Noruega)
  4. Hobart (Austrália)
  5. Chigasaki (Japão)
  6. Bolzano (Itália)
  7. Bordéus (França)
  8. Innsbruck (Áustria)
  9. Porto (Portugal)
  10. Aachen (Alemanha)
  11. Reiquejavique (Islândia)
  12. Savannah (EUA)
  13. Potsdam (Alemanha)
  14. Basileia (Suíça)
  15. Chiang Mai (Tailândia)
  16. Victoria (Canadá)
  17. San Sebastián (Espanha)
  18. Eindhoven (Países Baixos)
  19. Bath (Inglaterra)
  20. Allbord (Dinamarca)

Menções honrosas:

  • Wiesbaden (Alemanha)
  • Trieste (Itália)
  • Haarlem (Países Baixos)
  • Anápolis (EUA)
  • Salzburgo (Áustria)

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É curioso que os estrangeiros que visitam a Cidade do Porto não têm a mesma opinião, ficam admirados com o facto de a cidade se encontrar deserta tanto durante o dia como à noite, perguntam pelas actividades laborais e o comércio característico da zona, ao que os cidadãos Portuenses respondem que já não existe, tendo sido feitos desaparecer de 2013 até à presente data.

    Ficam atónitos quando se lhes explica que as pessoas que circulam ou trabalham (poucas, muito poucas) pela Cidade do Porto, não são Portuenses mas sim parolas e parolos que em nada têm a ver com a identidade e essência dos primeiros.

    Outra observação feita pelos estrangeiros que visitam a Cidade do Porto é o facto de existir uma quantidade de estabelecimentos de restauração todos com o mesmo conceito de «serviço» e decoração, com preço altos que não correspondem à qualidade do atendimento e produtos vendidos, e realçam também a quantidade de novos esquemas ou negócios (a maioria de carácter duvidoso) que claramente não se enquadram com as características e História da Cidade do Porto, o que leva os cidadãos Portuenses a ter de explicar que (uma vez mais) desde 2013 até à presente data, a Cidade do Porto deixou de ter cafés (já eram poucos), bares, restaurantes, e tascos, bem como uma actividade comercial normal e urbana.

    Outro pormenor que os visitantes também reparam é na miséria espalhada pelas ruas e nas enormes quantidades de lixo que se verifica amontoado pelas artérias da cidade.

    • Recue até à Década de 1990 do Século XX (não é preciso ir muito longe), e conheça a verdadeira Cidade do Porto, muito antes das obras catastróficas da Porto 2001 – Capital Europeia da «Cultura», e da descaracterização cultural, adulteração/destruição, abandono, e desertificação, que desde 2013 até à presente data foram impostas à cidade e aos cidadãos Portuenses.

      – Um Porto Fino
      https://arquivos.rtp.pt/conteudos/um-porto-fino/

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …