//

O Porto está entre as melhores cidades do mundo para comer

1

Com a sua francesinha e cachorrinhos, a Invicta é o melhor sítio do país para se comer, de acordo com novo ranking da Time Out. Fique com água na boca com  o Top 20.

“Chega para o lado, Lisboa: a segunda cidade de Portugal, a capital do peixe enlatado, é o melhor sítio para comer neste momento no país”.

É assim que a conceituada revista Time Out introduz a Invicta entre as melhores cidades do mundo para comer, no seu mais recente ranking publicado esta quarta-feira que traz um novo roteiro gastronómico — e água à boca dos leitores.

O Porto surge na 14.ª posição e é a única cidade portuguesa a figurar no Top 20.

O prato que não pode faltar é, claro, a típica sanduíche recheada, francesinha: é  “sem dúvida o prato a experimentar da cidade”. Para a revista, a melhor está na Cervejaria Brasão.

De qualquer forma, não podiam de deixar de ser lembrados os famosos cachorrinhos à moda do Porto da Cervejaria Gazela, bem como as sandes de presunto da Casa dos Presuntos ‘Xico’ e os pratos tradicionais da Cozinha da Amélia.

A revista recomenda ainda espaços mais distantes da gastronomia típica da região, com destaque para “Euskalduna”, “The Yeatman” e “Casa de Chá da Boa Nova”.

O Top 20

A lista, que contou com a participação de milhares de pessoas de várias partes do mundo, avaliou não só a qualidade dos pratos, mas também a acessibilidade dos preços. É resultado de um inquérito a milhares de habitantes locais sobre as suas experiências gastronómicas.

1. Nápoles

A principal cidade a ser celebrada pelas suas proezas culinárias é Nápoles, conhecida pela sua pizza margarita. Surge em primeiro no ranking.

Desde as suas pizzarias históricas da Via dei Tribunali a restaurantes modernos como o Santa Maradona e o CU.QU, Nápoles não só é considerada a cidade com a gastronomia mais acessível, como também é um local onde a interação entre simplicidade e diversidade brilha em cada prato, descreve a revista.

2. Joanesburgo

Joanesburgo, em segundo lugar, surge como candidata a capital da gastronomia da África do Sul, oferecendo uma vasta gama de cozinhas africanas. Os vibrantes distritos da cidade, como Braamfontein, são descritos como centros de inovação culinária e experiências culturais que acolhem uma fusão de sabores tradicionais sul-africanos e gastronomia moderna. A sanduíche Kota é a recomendação.

3. Lima

Lima, conhecida como a capital gastronómica da América do Sul, apresenta uma variedade de pratos que refletem uma rica herança cultural e as influências da diversificada população imigrante do Peru.

A paisagem culinária da cidade é marcada pelos seus restaurantes aclamados internacionalmente e pelos mercados locais acessíveis, onde pratos como o ceviche e o arroz con pollo ganham destaque — a bons preços.

4. Ho Chi Minh

A cidade de Ho Chi Minh, no Vietname, destaca-se no quarto lugar pela sua cena gastronómica dinâmica que encapsula a essência da cozinha vietnamita com um toque moderno.

Desde comida de rua como pho Saignon e banh mi a experiências gastronómicas de luxo em restaurantes com estrelas Michelin, a cidade oferece uma experiência imersiva nos sabores que definem o Vietname — o único país onde o aclamado McDonald’s fracassou.

5. Pequim

A fechar o Top 5 da Time Out, a cena gastronómica de Pequim, na China, satisfaz tanto os amantes de carne como os vegetarianos com a sua vasta gama de pratos, desde o pato Pequim a diversas preparações de vegetais. A cidade combina técnicas tradicionais da cozinha chinesa com inovações culinárias modernas: é um destino fascinante para os amantes de comida que procuram autenticidade e criatividade, descreve a revista.

Confira abaixo o ranking completo das melhores cidades do mundo para uma “trinquinha” — e, entre parênteses, o prato recomendado pela Time Out.

  1. Nápoles, Itália (pizza margarita)
  2. Joanesburgo, África do Sul (sanduíche Kota)
  3. Lima, Peru (ceviche)
  4. Ho Chi Minh, Vietname (pho Saigon)
  5. Pequim, China (pato Pequim)
  6. Banguecoque, Tailândia (som tum)
  7. Kuala Lumpur, Malásia (nasi lemak)
  8. Mumbai, Índia (vada pav)
  9. Dubai, Emirados Árabes Unidos (mandi)
  10. Portland, EUA (pizza)
  11. Liverpool, Reino Unido (Scouse)
  12. Medellín, Colômbia (bandeja paisa)
  13. Sevilha, Espanha (serranito)
  14. Porto, Portugal (francesinha)
  15. Marraquexe, Marrocos (tagine)
  16. Lyon, França (saucisson brioché)
  17. Sydney, Austrália (bife australiano)
  18. Montreal, Canadá (poutine)
  19. Osaka, Japão (takoyaki)
  20. Copenhaga, Dinamarca (smørrebrød)

ZAP //

1 Comment

  1. Tenho pena que o prato que representa Portugal seja uma sanduíche feita com restos . Num país onde se come bem ,sobretudo no Norte e no Porto, apresentar esta sandes com molho como representativa parece-me redutor e absurdo.
    Nota : eu gosto de francesinhas ….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.