Com a sua francesinha e cachorrinhos, a Invicta é o melhor sítio do país para se comer, de acordo com novo ranking da Time Out. Fique com água na boca com o Top 20.
“Chega para o lado, Lisboa: a segunda cidade de Portugal, a capital do peixe enlatado, é o melhor sítio para comer neste momento no país”.
É assim que a conceituada revista Time Out introduz a Invicta entre as melhores cidades do mundo para comer, no seu mais recente ranking publicado esta quarta-feira que traz um novo roteiro gastronómico — e água à boca dos leitores.
O Porto surge na 14.ª posição e é a única cidade portuguesa a figurar no Top 20.
O prato que não pode faltar é, claro, a típica sanduíche recheada, francesinha: é “sem dúvida o prato a experimentar da cidade”. Para a revista, a melhor está na Cervejaria Brasão.
De qualquer forma, não podiam de deixar de ser lembrados os famosos cachorrinhos à moda do Porto da Cervejaria Gazela, bem como as sandes de presunto da Casa dos Presuntos ‘Xico’ e os pratos tradicionais da Cozinha da Amélia.
A revista recomenda ainda espaços mais distantes da gastronomia típica da região, com destaque para “Euskalduna”, “The Yeatman” e “Casa de Chá da Boa Nova”.
O Top 20
A lista, que contou com a participação de milhares de pessoas de várias partes do mundo, avaliou não só a qualidade dos pratos, mas também a acessibilidade dos preços. É resultado de um inquérito a milhares de habitantes locais sobre as suas experiências gastronómicas.
1. Nápoles
A principal cidade a ser celebrada pelas suas proezas culinárias é Nápoles, conhecida pela sua pizza margarita. Surge em primeiro no ranking.
Desde as suas pizzarias históricas da Via dei Tribunali a restaurantes modernos como o Santa Maradona e o CU.QU, Nápoles não só é considerada a cidade com a gastronomia mais acessível, como também é um local onde a interação entre simplicidade e diversidade brilha em cada prato, descreve a revista.
2. Joanesburgo
Joanesburgo, em segundo lugar, surge como candidata a capital da gastronomia da África do Sul, oferecendo uma vasta gama de cozinhas africanas. Os vibrantes distritos da cidade, como Braamfontein, são descritos como centros de inovação culinária e experiências culturais que acolhem uma fusão de sabores tradicionais sul-africanos e gastronomia moderna. A sanduíche Kota é a recomendação.
3. Lima
Lima, conhecida como a capital gastronómica da América do Sul, apresenta uma variedade de pratos que refletem uma rica herança cultural e as influências da diversificada população imigrante do Peru.
A paisagem culinária da cidade é marcada pelos seus restaurantes aclamados internacionalmente e pelos mercados locais acessíveis, onde pratos como o ceviche e o arroz con pollo ganham destaque — a bons preços.
4. Ho Chi Minh
A cidade de Ho Chi Minh, no Vietname, destaca-se no quarto lugar pela sua cena gastronómica dinâmica que encapsula a essência da cozinha vietnamita com um toque moderno.
Desde comida de rua como pho Saignon e banh mi a experiências gastronómicas de luxo em restaurantes com estrelas Michelin, a cidade oferece uma experiência imersiva nos sabores que definem o Vietname — o único país onde o aclamado McDonald’s fracassou.
5. Pequim
A fechar o Top 5 da Time Out, a cena gastronómica de Pequim, na China, satisfaz tanto os amantes de carne como os vegetarianos com a sua vasta gama de pratos, desde o pato Pequim a diversas preparações de vegetais. A cidade combina técnicas tradicionais da cozinha chinesa com inovações culinárias modernas: é um destino fascinante para os amantes de comida que procuram autenticidade e criatividade, descreve a revista.
Confira abaixo o ranking completo das melhores cidades do mundo para uma “trinquinha” — e, entre parênteses, o prato recomendado pela Time Out.
- Nápoles, Itália (pizza margarita)
- Joanesburgo, África do Sul (sanduíche Kota)
- Lima, Peru (ceviche)
- Ho Chi Minh, Vietname (pho Saigon)
- Pequim, China (pato Pequim)
- Banguecoque, Tailândia (som tum)
- Kuala Lumpur, Malásia (nasi lemak)
- Mumbai, Índia (vada pav)
- Dubai, Emirados Árabes Unidos (mandi)
- Portland, EUA (pizza)
- Liverpool, Reino Unido (Scouse)
- Medellín, Colômbia (bandeja paisa)
- Sevilha, Espanha (serranito)
- Porto, Portugal (francesinha)
- Marraquexe, Marrocos (tagine)
- Lyon, França (saucisson brioché)
- Sydney, Austrália (bife australiano)
- Montreal, Canadá (poutine)
- Osaka, Japão (takoyaki)
- Copenhaga, Dinamarca (smørrebrød)
Tenho pena que o prato que representa Portugal seja uma sanduíche feita com restos . Num país onde se come bem ,sobretudo no Norte e no Porto, apresentar esta sandes com molho como representativa parece-me redutor e absurdo.
Nota : eu gosto de francesinhas ….