Porto e Lisboa querem centros de saúde abertos até à meia-noite

As áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa vão propor ao primeiro-ministro que os autarcas possam decidir os horários dos centros de saúde e que estes sejam alargados até à meia-noite.

As autarquias do Porto e Lisboa querem mais autonomia e uma papel mais ativo na gestão dos centros de saúde, nomeadamente na forma de garantir que os centros de saúde podem estar abertos até à meia-noite, no âmbito de uma gestão municipal do funcionamento destas unidades.

A medida consta do pacote de descentralização que dominará, esta terça-feira, uma cimeira conjunta em Vila Nova de Gaia. As propostas já foram consensualizadas entre as áreas metropolitanas para serem apresentadas a 27 de março a António Costa, avança o Jornal de Notícias.

As propostas incluem a atribuição de enfermeiros às equipas de apoio domiciliário, a formação profissional de desempregados nas escolas básicas de segundo e terceiro ciclos e secundárias e a participação nos processos de cooperação e revisão das estruturas de Segurança Social, como as instituições particulares de solidariedade social.

Eduardo Vítor Rodrigues, líder do Conselho Municipal do Porto e presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, defende que, alargar o horário de funcionamento até à meia-noite, irá permitir que as pessoas possam recorrer aos centros de saúde depois do trabalho, permitindo, por sua vez, aliviar as urgências hospitalares.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.