Porto, Lisboa e Aveiro em “alerta laranja” devido à Covid-19

A Proteção Civil revelou, esta quarta-feira, que Porto, Lisboa e Aveiro estão em “alerta laranja” devido à pandemia de Covid-19.

Duarte Costa, comandante nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANEPC), disse, esta quarta-feira, em conferência de imprensa, que todo o território nacional está em alerta amarelo devido ao surto do novo coronavírus. Porto, Lisboa e Aveiro, por serem os “sítios com maior incidência de casos”, estão em alerta laranja.

“Existem três distritos em alerta laranja: Porto, Lisboa e Aveiro. São sítios que nos obrigam a maior coordenação”, avançou o porta-voz da Proteção Civil, citado pela Sábado.

Segundo o Notícias ao Minuto, Duarte Costa referiu que dos 18 planos distritais do continente, dez foram ativados: Aveiro, Aveironça, Coimbra, Faro, Leiria, Porto, Santarém, Vila Real e Viseu.

“Ainda antes de qualquer medida de mitigação, ativamos um plano operacional que permitia ao nível distrital fazer um levantamento de todos os meios que tínhamos disponíveis e, acima de tudo, aumentar os regimes de articulação e coordenação institucional entre ANEPC a nível distrital e todos os agentes e entidades que participam nesta luta contra a Covid-19″, disse o responsável da Proteção Civil.

Inicialmente, a Proteção Civil tinha comunicado que Braga era um dos distritos em alerta laranja, mas entretanto já veio corrigir essa informação. Trata-se do distrito de Aveiro que está em alerta laranja e não o distrito de Braga, que está em alerta amarelo.

O número de mortes associadas ao vírus que provoca a covid-19 subiu para 43 em Portugal, revelou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), num boletim que regista 2.995 casos de infeção.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 19.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Alguém explique a esta gente que as tropas Norte-Americanas retiraram-se do exercício militar «OTAN Defender a Europa 2020».

RESPONDER

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …

Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de …

Centros comerciais e lojistas dizem-se preparados para reabrir em junho

Os centros comerciais e lojistas asseguram estar preparados para reabrir em pleno em 1 de junho, apelando à não discriminação face aos restantes espaços de retalho, mas pedem medidas que travem o impacto da pandemia …