//

Porto, Lisboa e Aveiro em “alerta laranja” devido à Covid-19

3

Lusa

A Proteção Civil revelou, esta quarta-feira, que Porto, Lisboa e Aveiro estão em “alerta laranja” devido à pandemia de Covid-19.

Duarte Costa, comandante nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANEPC), disse, esta quarta-feira, em conferência de imprensa, que todo o território nacional está em alerta amarelo devido ao surto do novo coronavírus. Porto, Lisboa e Aveiro, por serem os “sítios com maior incidência de casos”, estão em alerta laranja.

“Existem três distritos em alerta laranja: Porto, Lisboa e Aveiro. São sítios que nos obrigam a maior coordenação”, avançou o porta-voz da Proteção Civil, citado pela Sábado.

Segundo o Notícias ao Minuto, Duarte Costa referiu que dos 18 planos distritais do continente, dez foram ativados: Aveiro, Bragança, Coimbra, Faro, Leiria, Porto, Santarém, Vila Real e Viseu.

“Ainda antes de qualquer medida de mitigação, ativamos um plano operacional que permitia ao nível distrital fazer um levantamento de todos os meios que tínhamos disponíveis e, acima de tudo, aumentar os regimes de articulação e coordenação institucional entre ANEPC a nível distrital e todos os agentes e entidades que participam nesta luta contra a Covid-19″, disse o responsável da Proteção Civil.

Inicialmente, a Proteção Civil tinha comunicado que Braga era um dos distritos em alerta laranja, mas entretanto já veio corrigir essa informação. Trata-se do distrito de Aveiro que está em alerta laranja e não o distrito de Braga, que está em alerta amarelo.

O número de mortes associadas ao vírus que provoca a covid-19 subiu para 43 em Portugal, revelou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), num boletim que regista 2.995 casos de infeção.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 19.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

  ZAP //

3 Comments

  1. Alguém explique a esta gente que as tropas Norte-Americanas retiraram-se do exercício militar «OTAN Defender a Europa 2020».

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE