/

Porto junta-se a cidades espanholas em protestos contra monarquia

2

martabreijo / Flickr

-

Um protesto em frente ao consulado de Espanha no Porto é uma das mais de uma dezena de manifestações marcadas para esta segunda a exigir a realização de um referendo espanhol sobre o futuro da monarquia.

Protestos começaram a ser convocados pelas redes sociais poucos minutos depois do anúncio, hoje, da abdicação do rei Juan Carlos, e já estão previstos para dezenas de localidades espanholas, onde contam com o apoio de partidos e movimentos civis.

A primeira convocatória foi para um protesto na praça Puerta del Sol em Madrid, hoje às 22h (21h em Lisboa), que rapidamente se alargou a outras cidades e ao estrangeiro – há protestos em cidades como Paris, Bruxelas e Berlim.

“Depois da abdicação do rei da Espanha, o seu filho mais velho (e masculino) será declarado o novo Rei, por herança. Dada esta anormalidade democrática, as redes sociais responderam convocando protestos em todo o país para pedir um referendo sobre a monarquia”, refere uma das notas distribuídas.

“Após 39 anos de falsa democracia, após 39 anos de monarquia, cai o bipartidarismo e cairá a monarquia. Agora chegou o tempo de um processo constitucional e uma democracia real”, adianta o texto.

Fonte da Delegação do Governo, em Madrid, afirmou ainda não ter recebido, para já, qualquer pedido de autorização de um protesto na Puerta del Sol.

/Lusa

2 Comments

  1. ??? Medo da monarquia ? Será que o Presidente da Republica e os seus sucessores tinham ou tenham Formação, Educação para o cargo que desempenham ? Quem foi Mário Soares, quem é Jorge Sampaio que faz Cavaco Silva ? Querem Jerónimo de Sousa a Presidente ?
    Acaso nos Países da Europa onde a Monarquia Impera as condições para os seus súbditos são assim tão más como em Portugal ?
    Qual o valor atribuído anualmente a nossa Presidência da República ?
    Sabem quanto é para a Casa Real de España ?
    É a esquerda sem expressão que sempre se manifesta !!!! Votem Bloco de Esquerda e a “passa” será logo legalizada com o apoio os P. C……

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.