/

Porto da Nazaré isolado devido a bomba recolhida por embarcação

*starrynight1/ Flickr

Uma bomba em elevado estado de corrosão foi esta segunda-feira recolhida por uma embarcação de pesca, ao largo da Nazaré, e transportada para o porto local, que se encontra isolado num raio de 300 metros.

De acordo com o capitão do Porto da Nazaré, Lourenço Gorricho, “tudo indica que se trata de uma bomba tipo avião muito provavelmente da II Guerra Mundial”, embora não tenha qualquer inscrição.

Segundo o comandante Pedro Coelho Dias, o engenho tem cerca de um 1,60 metros de comprimento e deverá ter cerca de 202 quilos de H6, um explosivo equivalente a 600 quilos de TNT [trinitrotolueno]”.

A bomba foi pescada pelo arrastão “Mar Salgado”, quando a embarcação “se encontrava na faina ao largo da Nazaré”, e foi, segundo a mesma fonte, transportada para o Porto da Nazaré, que “foi isolado, com um perímetro de segurança de cerca de 300 metros”.

Em causa está “o elevado grau de corrosão” da bomba, que será durante a próxima hora avaliada por uma equipa de inativação de explosivos da Marinha Portuguesa, para “decidir o que irá ser feito”.

A solução poderá passar “pela deflagração do engenho no mar, a uma profundidade superior a 20 metros”, indicou o responsável.

Ainda segundo o comandante, a bomba terá sido recolhida na rede da embarcação depois das 09:00, tendo o primeiro alerta sido dado às 09:20. A bomba encontra-se no porto desde as 10:00.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.