/

Porto capta mais fundos europeus do que 112 municípios juntos

4

O concelho do Porto viu aprovados 1406 milhões de fundos europeus do Portugal 2020, tendo captado mais verbas do que 112 municípios juntos.

De acordo com o semanário Expresso, o Porto conseguiu captar mais de 1,4 mil milhões de euros do Portugal 2020, o quadro comunitário que arrancou em 2014. Só este concelho ficou com uma fatia equivalente a 6% do bolo total de 24,5 mil milhões dos fundos.

O Porto responde por 14% dos fundos aprovados à região Norte e por 34% dos fundos captados pela sua área metropolitana, escreve o jornal, que consultou os dados já disponíveis no portal Mais Transparência.

O Expresso ordenou os 308 municípios portugueses em função do montante aprovado pelo Portugal 2020 e observou que os 112 municípios a contar do final da lista viram aprovados, no seu conjunto, apenas um total de 1387 milhões de euros de fundos europeus. Ou seja, concluiu, o Porto captou mais verbas do que a soma destes 112 municípios.

A justificação é que este concelho, que na verdade é o segundo mais rico do país, tem acesso privilegiado aos fundos porque está integrado na região Norte, a menos desenvolvida do país.

Em segundo lugar, a capital do país tem metade dos fundos do Porto (792 milhões de euros) e mais do dobro dos habitantes (510 mil). Em termos per capita, a intensidade dos apoios chega a ser quatro vezes superior, entre os quase 6500 euros por portuense e os menos de 1600 euros por lisboeta.

Quando se fala da média nacional, o Porto fica-lhe bem acima, uma vez que esta não chega aos 2400 euros por português.

Tal como nota o semanário, são as duas cidades mais ricas do país que chegam ao topo deste ranking, devido à extensão das suas redes de metropolitano e outras infraestruturas de transporte, mas também para investimentos em hospitais centrais, as maiores empresas, as suas universidades, entre outros.

ZAP //

4 Comments

  1. Se um dia, por algum acesso de insanidade nacional, o Porto se tornasse capital de Portugal, o centralismo seria mil vezes pior do que é atualmente. Já basta o que suga da região norte e do país!

    • Grande chatice, agora existem números que demonstram que o Porto sempre foi o maior beneficiado a nível do peditório nacional, inclusive sugando o chamado “Norte” do país. Os números não mentem: sacaram o dobro de Lisboa, por acaso um concelho igual a dois Portos. Repito, agora existem números que desmentem o “centralismo”, demonstrando um facto histórico indiscutível, o Porto sempre foi favorecido pela política, muito mais que pela sua importância histórica, sociológica e económica. Compara o Porto com Lisboa é o mesmo que comparar o estuário do Tejo com o do Douro, uma brutal diferença de escala…

      • Será um bicentralismo, talvez… Quanto aos rios, percebo que os tenha usado como exemplo, mas não têm culpa nem qualquer coisa a ver com isto. O Douro nem desagua em estuário.

  2. Ui… agora é que vai ser bonito…
    Afinal não é “tudo para Lisboa” como alguns artistas do Porto (etc) gostam de tentar fazer crer, tentando iludir e confundir o Norte com o Porto!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.