Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0.

Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada e sem lances de perigo, o embate valeu pela excelente entrada dos portistas em campo, com domínio e futebol de ataque que os açorianos nunca conseguiram verdadeiramente travar.

Zé Luís voltou a marcar, com César Martins a fazer autogolo ainda no primeiro tempo, isto num desafio em que os “azuis-e-brancos” fizeram mais do dobro das faltas dos visitantes. E vão cinco vitórias consecutivas para o Porto.

O jogo explicado em números

  • Grande pressão do FC Porto nos minutos iniciais da partida, com muita bola e remates. Por isso, logo aos 15 minutos chegou à vantagem, através de Zé Luís. Danilo cruzou da direita e o ponta-de-lança foi mais rápido a acorrer à bola, cabeceando para o 1-0. Nesta altura, os “dragões” registavam 66% de posse de bola e cinco remates, três deles enquadrados.
  • O Santa Clara foi incapaz de reagir ao revés, não passando dos 34% de posse de bola à passagem da meia-hora, e na frente de ataque não registava qualquer remate nesta fase. Ao invés, os portistas já somavam quatro disparos enquadrados em sete, para além de quatro cantos contra nenhum dos açorianos e 86% de eficácia de passe (67% dos visitantes).
  • O golo de Zé Luís mantinha o cabo-verdiano na liderança dos ratings, com 6.7, fruto também dos três remates realizados, dois enquadrados, e de um passe para finalização. O melhor do Santa Clara era o seu guarda-redes, Marco, com três defesas, duas a remates na sua grande área.
  • O Porto continuava perigoso e chegou ao 2-0 aos 41 minutos. Jesús Corona cobrou um livre da direita e, na tentativa de cortar o lance, o central César Martins introduziu a bola na sua própria baliza.
  • A primeira parte foi uma espécie de cliché do futebol português. O “grande”, a jogar em casa, mandou, criou perigo, marcou com alguma facilidade e não teve praticamente oposição por parte do Santa Clara, que não só mostrou-se permeável a defender, como ofensivamente pouco mais fez do que um remate, e sem a melhor direcção.
  • O melhor em campo nesta fase era Zé Luís, com um GoalPoint Rating de 6.7, com um golo, três remates, dois deles enquadrados, e um passe para finalização.
  • No arranque do segundo tempo os papéis inverteram-se um pouco em termos ofensivos. À passagem da hora de jogo o Santa Clara registava três remates, um deles enquadrado, desde o intervalo, enquanto o Porto somava apenas uma tentativa para alvejar a baliza contrária, sem a melhor direcção. Contudo, a posse continuava a pertencer aos “azuis-e-brancos”, com 62% nesta fase.
  • Por volta dos 70 minutos o jogo estava morno e sem grandes motivos de interesse. Os portistas continuavam senhores da bola, com 60% de posse no segundo tempo, mas já com cinco remates, dois enquadrados, e uma grande apetência para atacar pelo flanco direito (60% de lances por esse flanco desde o descanso).
  • O jogo tornou-se um pouco quezilento, com o Porto a realizar muitas faltas, mais do dobro do Santa Clara. Os lances de perigo desapareceram do relvado do Dragão, pelo que o resultado não voltaria a sofrer alterações.

José Coelho / Lusa

O melhor em campo GoalPoint

O jogo começou bem para o Porto, que atacou cedo a baliza açoriana e marcou ao quarto-de-hora, por um suspeito que começa a ser do costume.  Zé Luís abriu o activo e foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 7.5.

O ponta-de-lança fez sete dos 19 remates dos “dragões”, enquadrou quatro deles, fez dois passes para finalização e ganhou dois de cinco duelos aéreos ofensivos. Saiu aos 78 minutos, mas já tinha cumprido a sua missão.

Jogadores em foco

  • Otávio 6.4 – O brasileiro voltou a estar em grande plano, partindo do flanco direito, o mais usado pelo Porto para encetar lances de ataque (42%). Para além de um cruzamento eficaz em quatro, o médio completou as três tentativas de drible (duas no último terço) e ainda fez três desarmes.
  • Moussa Marega 6.3 – O maliano ficou em branco, mas deixou a sua marca no jogo, com três passes para finalização e uma grande facilidade para ultrapassar adversários, registando quatro dribles eficazes em cinco. E ainda ajudou o colectivo com três desarmes.
  • Marco Pereira 6.3 – Num encontro em que o Porto chegou aos 19 remates e atacou muito mais, não espanta que o melhor dos visitantes tenha sido o seu guarda-redes. Marco realizou seis defesas, três delas a remates na sua grande área.
  • Fábio Cardoso 6.2 – O central dos açorianos teve muito trabalho, terminando o jogo no Dragão com dez acções defensivas, com destaque para três intercepções e outros tantos bloqueios de remate. E nos lances ofensivos subiu para ganhar quatro de seis duelos aéreos.
  • Danilo Pereira 6.2 – Não é hábito ver Danilo num dos flancos ganhar espaço com uma simulação e cruzar para um golo de um colega, mas foi mesmo isso que aconteceu aos 15 minutos, quando assistiu Zé Luís para o 1-0. O jogo retraído do Santa Clara permitiu-lhe rematar três vezes e na retaguarda fez quatro desarmes.
  • Jesús Corona 6.1 – O mexicano parece definitivamente adaptado à posição de lateral-direito, tendo realizado mais um bom jogo. Para além de três passes para finalização, Corona registou um cruzamento eficaz em três, completou uma de duas tentativas de drible e somou três intercepções.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Bolívia. Resultados preliminares dão vitória a Morales, mas com segunda volta

O chefe de Estado boliviano lidera os resultados preliminares da primeira volta das eleições Presidenciais, mas parece ser obrigado a disputar uma segunda ronda contra o ex-Presidente Carlos Mesa. A autoridade eleitoral da Bolívia indicou que, …

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …