Portas não tem dúvidas: “Camarate não foi um acidente”

CDS.pt

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas

O presidente centrista, Paulo Portas, afirmou este domingo que “Camarate não foi um acidente”, numa cerimónia de homenagem a Adelino Amaro da Costa, em que fez o elogio do CDS “construtor de maiorias” no “arco da governabilidade”.

“No CDS somos institucionalistas, por isso sabemos que Adelino Amaro da Costa não perdeu a vida por acidente, perdeu-a ao serviço de Portugal e de uma ideia política. Não pode haver uma dádiva cívica maior do que essa. Institucionalistas, acreditamos no que sucessivas, creio que cinco, comissões de inquérito foram capazes determinar: Camarate não foi um acidente“, afirmou Paulo Portas.

O também vice-primeiro-ministro falava na cerimónia de inauguração da requalificação do largo Adelino Amaro da Costa, em frente à sede do CDS-PP, no dia em que o partido completa 41 anos, na sessão em que participou e interveio o vice-presidente da Câmara de Lisboa, Duarte Cordeiro (PS).

Adelino Amaro da Costa, um dos fundadores do CDS-PP, foi ministro da Defesa do Governo da Aliança Democrática (AD) e morreu, com o então primeiro-ministro e presidente do PSD, Francisco Sá Carneiro, depois de o avião em que seguiam cair em Camarate. Existiram 10 comissões parlamentares de inquérito à queda do avião.

Paulo Portas defendeu que o nascimento do CDS permitiu “ao sereno povo que se revê no centro direita e na direita democrática ter um partido” e ao regime democrático ter “verdadeira alternância política e contar com o personalismo cristão para a construção do progresso e Portugal”.

“A nação que é Portugal permitiu dispor em democracia de um partido fundador do arco da governabilidade, disposto a dar a cara, partilhar responsabilidades e correr riscos nas horas mais difíceis, nas horas de maior emergência e nas circunstâncias em que Portugal mais precisava”, sustentou.

Esse chamado arco da governabilidade, assinalou Portas, “seria diferente do arco constitucional de 1976 demasiado ideológico e socializante”.

Segundo o presidente centrista, Adelino Amaro da Costa encarnou esse partido “construtor de maiorias”.

Paulo Portas quis “prestar homenagem ao punhado de mulheres e homens que fundaram o CDS” há 41 anos, assinalando que a sua coragem “naquele tempo não era apenas intelectual, era física”.

O líder centrista sublinhou que os centristas assumem “a história do CDS como um todo”, na qual todos os presidentes do partido “deram o seu melhor por Portugal e trabalharam pelo bem comum”.

“Não há evoluções nem percursos que invalidem esta certeza”, afirmou.

Na cerimónia estiveram presentes os antigos presidentes Adriano Moreira e José Ribeiro e Castro e o antigo vice-presidente Basílio Horta, atualmente presidente da Câmara de Sintra eleito pelo PS.

Duarte Cordeiro referiu-se na sua intervenção às obras de requalificação do espaço público da cidade nas quais a reabilitação do largo Adelino Amaro da Costa se insere, sublinhando o que a parceira com o Governo ainda não alcançou.

“Fica inexplicavelmente, a faltar a recuperação da estação Sul Sueste cuja degradação contrasta com esta transformação. Esperemos que brevemente nos transfiram essa responsabilidade”, declarou.

Paulo Portas agradeceu ao atual presidente da autarquia, Fernando Medina, e ao anterior, que é agora secretário-geral do PS, António Costa, a requalificação do largo em que se situa a sede do partido, agora requalificado através de um projeto dos arquitetos Falcão de Campos e Luísa Ramalho.

Interdito a carros, com um pavimento renovado, duas novas árvores numa das extremidades, rodeadas por bancos de jardim, no chão do largo podem agora ler-se frases de Adelino Amaro da Costa, que foram escolhidas por Freitas do Amaral, Maria do Rosário Carneiro, Ribeiro e Castro.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pois não… acidente foi o nascimento deste individuo!…
    “O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas”?!
    Desde quando é que este “bicho” é ministro dos Negócios Estrangeiros?!
    Enfim… parece que anda tudo a dormir…

  2. Prevalece a tese de atentado.
    O dono do avião Cessna Engº José Moreira e a sua companheira foram encontrados mortos em casa em janeiro.83 dias antes de testemunhar em sede de comissão parlamentar de inquérito e depois de constar que tinha informações relevantes.

RESPONDER

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …