“Terminei o 9.º ano, e agora?” Governo lança portal que ajuda alunos a decidir futuro

Marcos Santos / USP Imagens

O Ministério da Educação lançou um novo portal para ajudar os alunos, em particular os do 9.º ano, a decidir qual a área que querem seguir no futuro.

No novo portal, lançado pelo governo a poucos dias de terminarem as aulas, os alunos podem pesquisar os cursos e as áreas disponíveis a partir do 10.º ano e por área geográfica.

Nesta primeira fase de lançamento, a aposta foi maior nos estudantes que têm agora de decidir o seu caminho escolar depois de terminado o 9.º ano. O site “Oferta Educativa e Formativa” tem, assim, um destaque no canto inferior direito onde se pode ler “Terminei o 9.º ano, e agora?”.

Depois de selecionar essa opção, o aluno poderá escolher o grau de ensino, a área de estudo e a sua localização geográfica, sendo apresentadas as diferentes ofertas locais que se adequam às suas escolhas.

Segundo o Público, o lançamento do site é acompanhado por uma campanha que vai chegar a “todos os alunos do 9.º ano” nas próximas semanas, convidando-os a conhecer o portal de oferta educativa e formativa. O Ministério da Educação avança ainda que a campanha é suportada por cartazes de divulgação, que vão ser distribuídos nos estabelecimentos de ensino.

As escolas vão também ser convidadas a usar este site nas suas estratégias de orientação vocacional dos alunos que frequentam o 9.ºano de ensino, através dos psicólogos escolares.

Especialmente destinado para os alunos que querem seguir para o ensino profissional, o Ministério da Educação apresenta o portal como um “complemento” da informação sobre os cursos profissionais. Contudo, no portal da oferta educativa estão elencados mais do que este tipo de cursos.

Na base de dados existe um total de 2555 cursos, da oferta geral do ensino básico e cursos científico-humanísticos do ensino secundário, passando pelo ensino artístico especializado, as ofertas de Educação e Formação de Adultos (EFA) ou os cursos de educação e formação (CEF).

O portal ainda não tem informação disponível relativamente ao ensino superior, mas o Governo garante que esta plataforma vai estar ligada ao portal do acesso a este nível de ensino, de modo a permitir também essa busca.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Na minha opinião, peca por vir tarde e a más horas. Ainda pode ajudar, mas muito pouco….
    Talvez os alunos do 8º, que transitam p/o 9º ano no próximo ano escolar (2018/2019) possam aproveitar melhor a ferramenta…..
    Cumprimentos a todos os Pais que têm filhos nesta situação e BOA SORTE, pois alguns bem precisam.

  2. Quero acreditar que esta “achega” do Ministério possa vir a ser útil, mas uma interrogação tenho de formular:

    AO FIM DE NOVE ANOS DE ESCOLARIDADE E DE CONTACTOS COM AS REALIDADES INERENTES AOS CONTEXTOS EM QUE SE INSEREM, OS ALUNOS, SEUS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO, SEUS PROFESSORES AINDA NÃO DETECTARAM SINAIS DE VOCAÇÕES E TALENTOS, INDICADORES DE POSSÍVEIS REALIZAÇÕES?

    É que, como disse, quero acreditar na “achega” do Ministério, mas duvido que seja possível encontrar-se num “site” a resposta certa que cada um procura.

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …