“Terminei o 9.º ano, e agora?” Governo lança portal que ajuda alunos a decidir futuro

Marcos Santos / USP Imagens

O Ministério da Educação lançou um novo portal para ajudar os alunos, em particular os do 9.º ano, a decidir qual a área que querem seguir no futuro.

No novo portal, lançado pelo governo a poucos dias de terminarem as aulas, os alunos podem pesquisar os cursos e as áreas disponíveis a partir do 10.º ano e por área geográfica.

Nesta primeira fase de lançamento, a aposta foi maior nos estudantes que têm agora de decidir o seu caminho escolar depois de terminado o 9.º ano. O site “Oferta Educativa e Formativa” tem, assim, um destaque no canto inferior direito onde se pode ler “Terminei o 9.º ano, e agora?”.

Depois de selecionar essa opção, o aluno poderá escolher o grau de ensino, a área de estudo e a sua localização geográfica, sendo apresentadas as diferentes ofertas locais que se adequam às suas escolhas.

Segundo o Público, o lançamento do site é acompanhado por uma campanha que vai chegar a “todos os alunos do 9.º ano” nas próximas semanas, convidando-os a conhecer o portal de oferta educativa e formativa. O Ministério da Educação avança ainda que a campanha é suportada por cartazes de divulgação, que vão ser distribuídos nos estabelecimentos de ensino.

As escolas vão também ser convidadas a usar este site nas suas estratégias de orientação vocacional dos alunos que frequentam o 9.ºano de ensino, através dos psicólogos escolares.

Especialmente destinado para os alunos que querem seguir para o ensino profissional, o Ministério da Educação apresenta o portal como um “complemento” da informação sobre os cursos profissionais. Contudo, no portal da oferta educativa estão elencados mais do que este tipo de cursos.

Na base de dados existe um total de 2555 cursos, da oferta geral do ensino básico e cursos científico-humanísticos do ensino secundário, passando pelo ensino artístico especializado, as ofertas de Educação e Formação de Adultos (EFA) ou os cursos de educação e formação (CEF).

O portal ainda não tem informação disponível relativamente ao ensino superior, mas o Governo garante que esta plataforma vai estar ligada ao portal do acesso a este nível de ensino, de modo a permitir também essa busca.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Na minha opinião, peca por vir tarde e a más horas. Ainda pode ajudar, mas muito pouco….
    Talvez os alunos do 8º, que transitam p/o 9º ano no próximo ano escolar (2018/2019) possam aproveitar melhor a ferramenta…..
    Cumprimentos a todos os Pais que têm filhos nesta situação e BOA SORTE, pois alguns bem precisam.

  2. Quero acreditar que esta “achega” do Ministério possa vir a ser útil, mas uma interrogação tenho de formular:

    AO FIM DE NOVE ANOS DE ESCOLARIDADE E DE CONTACTOS COM AS REALIDADES INERENTES AOS CONTEXTOS EM QUE SE INSEREM, OS ALUNOS, SEUS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO, SEUS PROFESSORES AINDA NÃO DETECTARAM SINAIS DE VOCAÇÕES E TALENTOS, INDICADORES DE POSSÍVEIS REALIZAÇÕES?

    É que, como disse, quero acreditar na “achega” do Ministério, mas duvido que seja possível encontrar-se num “site” a resposta certa que cada um procura.

RESPONDER

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …