Portagens não pagas por estrangeiros vão ser mais fáceis de cobrar

Os países da UE vão cobrar as taxas de portagem não pagas por estrangeiros, consoante as leis de cada país. A nova regra vai facilitar a troca de informações sobre o não pagamento de portagens.

Os países da União Europeia vão começar a cobrar as taxas de portagem não pagas por condutores estrangeiros, cujo veículo está registado noutro país, de acordo com as novas regras relativas à interoperabilidade dos sistemas eletrónicos de portagem rodoviária.

Segundo avança o Jornal de Negócios esta segunda-feira, os infratores serão penalizados de acordo com a legislação do país onde estiverem a circular, e no qual a portagem não foi paga.

A nova diretiva, aprovada no início do mês, vai facilitar a troca de informações sobre o não pagamento das taxas nas autoestradas dentro da União Europeia.

Segundo informa José Braga, o presidente da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP), “uma infração cometida em Portugal será penalizada ao cidadão estrangeiro no seu país em função da regra portuguesa, e vice-versa”, o que significa “não só conseguir cobrar as taxas, mas também tratar todos por igual”.

Assim, “se um estrangeiro que circule em Portugal infringe o cumprimento do pagamento das portagens, Portugal comunica, por exemplo, a Itália e os serviços fiscais italianos vão cobrar a esse cidadão o devido pagamento em Portugal”, como afirma José Braga.

Neste sentido, a interoperabilidade vai também permitir que um cidadão português possa circular por toda a Europa com o mesmo identificador, o que já acontece em Espanha e que agora se irá alargar a todos os países da União Europeia.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …

Ordem dos Enfermeiros apresenta queixas contra inspetores da Saúde

A Ordem dos Enfermeiros (OE), liderada por Ana Rita Cavaco, vai apresentar queixas-crime contra a inspetora-geral das Atividades em Saúde e contra os inspetores que participaram na sindicância a esta associação profissional. Em causa está a …

Advogado de Mustafá acusa procuradora Cândida Vilar de terrorismo institucional

O advogado do líder da Juventude Leonina, Filipe Coelho, voltou a apontar baterias a Cândida Vilar, acusando-a de "terrorismo oficial" contra o seu cliente.  De acordo com o Tribuna Expresso, o advogado de Mustafá disse ainda …

Fenprof indignada com palavras cruzadas do Expresso exige pedido de desculpas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) manifestou-se nesta segunda-feira “indignada” com um tópico nas palavras cruzadas do semanário Expresso, exigindo um pedido de desculpas aos docentes portugueses. Em causa um tópico das palavras cruzadas da …

Apenas 3% das máquinas de venda automática no ensino superior têm fruta

Foram analisadas 135 máquinas em todo o país. Todas tinham doces e apenas uma em cada três disponibilizava opções saudáveis. Deco diz que é preciso mudar disponibilidade alimentar destas máquinas. Apenas 3% das máquinas de venda …

Em 2018, cada português consumiu 3,3 quilos de açúcar em 60 litros de refrigerante

Cada português consumiu, no ano passado, 60 litros de refrigerantes, o que equivale a 3,3 quilogramas de açúcar, um valor menor do que no ano anterior, quando começou a ser aplicado o imposto sobre estas …

Agressões em estação de Sintra. Só havia 4 polícias disponíveis por causa do NOS Alive

Apenas quatro polícias acorreram à estação de comboios de Queluz-Belas, em Sintra, quando ocorreram agressões entre uma centena de pessoas no sábado à noite. A Equipa de Intervenção Rápida da PSP que deveria estar em …

Polícia italiana apreende arsenal de guerra a simpatizantes da extrema-direita

A polícia italiana anunciou esta segunda-feira a apreensão de um verdadeiro arsenal de guerra incluindo um míssil ar-ar e 20 armas sofisticadas, no decurso de uma operação dirigida a simpatizantes de extrema-direita no norte do …