/

A primeira cabeça a rolar depois de testes com macacos e humanos é… o porta-voz da VW

4

Jacek Bednarczyk / Lusa

Thomas Steg, porta-voz da VW, foi a primeira demissão na sequência dos testes com gases em humanos e macacos

As marcas automóveis alemãs Volkswagen, Mercedes-Benz, e BMW realizaram testes em laboratório, com gases tóxicos, usando humanos e macacos como cobaias. as chocantes revelações já fizeram a primeira baixa.

Thomas Steg, porta-voz da volkswagen, é a primeira baixa depois da revelação de que a marca terá utilizado macacos e humanos em testes com gases.

Segundo o jornal Público, a saída de Thomas Steg foi encarada por muitos com surpresa, que não apontavam este como a primeira baixa da empresa automóvel.

O Governo de Berlim foi um dos primeiros a criticar em peso a indústria alemã (sem poupar nos adjetivos) quando o assunto assumiu contornos de escândalo público. Mas Angela Merkel e todos os ministros – federais e regionais, do Ambiente à Economia – que antes ou depois da chanceler se juntaram ao coro de críticas, talvez apostassem em demissões em perfis mais técnicos ou de gestão.

A decisão, apesar de parecer pouco óbvia, justifica-se porque Thomas Steg acumulava o pelouro das Relações Externas com o da Sustentabilidade. Além disso, exerceu funções semelhantes em governos de Angela Merkel (CDU, conservadores) e Gerhard Schröder (SPD, sociais-democratas).

Os mais cínicos entendem, por isso, que a demissão de Steg serve mais a classe política – cujas relações com a importante indústria automóvel alemã tem sido questionada por mais vozes nas últimas horas – do que a prestação de contas ao mercado.

Os mais pacientes olham de forma mais prudente para esta decisão, encarando-a como o início de um processo que vai fazer rolar mais cabeças.

ZAP //

4 Comments

  1. É bom saber que os representastes da casa da democracia não são assim tão democráticos a tomar decisões!
    Fica-lhes muito bem!…
    Ver o CDS votar a favor é ainda mais “esclarecedor”!…

      • Perseguição parecem os teus comentários!!…
        No mínimo, devias ter percebido que este cometário foi colocado aqui por engano…
        Mas, se tens algo a acrescentar sobre o assunto – força; senão deixa lá os outros terem a sua opinião!…
        Uma ultíma ajuda para tentares perceber essa estoria do CDS:
        O CDS simplesmente virou a casaca, porque esteve envolvido no assunto desde o inicio (e NUNCA disse nada contra) e quando viu que ia dar para o torto, saltou fora e começou a apontar o dedo aos outros!…
        Queres que diga o quê?
        Que são uns santinhos e que estão preocupados com algo que não seja apenas a sua imagem?
        Pelo menos, os outros partidos (PSD, PS, BE, PCP e PEV) são honestos na sua falta de vergonha e de respeito pela transparência!!
        Percebido?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.