A primeira cabeça a rolar depois de testes com macacos e humanos é… o porta-voz da VW

Jacek Bednarczyk / Lusa

Thomas Steg, porta-voz da VW, foi a primeira demissão na sequência dos testes com gases em humanos e macacos

As marcas automóveis alemãs Volkswagen, Mercedes-Benz, e BMW realizaram testes em laboratório, com gases tóxicos, usando humanos e macacos como cobaias. as chocantes revelações já fizeram a primeira baixa.

Thomas Steg, porta-voz da volkswagen, é a primeira baixa depois da revelação de que a marca terá utilizado macacos e humanos em testes com gases.

Segundo o jornal Público, a saída de Thomas Steg foi encarada por muitos com surpresa, que não apontavam este como a primeira baixa da empresa automóvel.

O Governo de Berlim foi um dos primeiros a criticar em peso a indústria alemã (sem poupar nos adjetivos) quando o assunto assumiu contornos de escândalo público. Mas Angela Merkel e todos os ministros – federais e regionais, do Ambiente à Economia – que antes ou depois da chanceler se juntaram ao coro de críticas, talvez apostassem em demissões em perfis mais técnicos ou de gestão.

A decisão, apesar de parecer pouco óbvia, justifica-se porque Thomas Steg acumulava o pelouro das Relações Externas com o da Sustentabilidade. Além disso, exerceu funções semelhantes em governos de Angela Merkel (CDU, conservadores) e Gerhard Schröder (SPD, sociais-democratas).

Os mais cínicos entendem, por isso, que a demissão de Steg serve mais a classe política – cujas relações com a importante indústria automóvel alemã tem sido questionada por mais vozes nas últimas horas – do que a prestação de contas ao mercado.

Os mais pacientes olham de forma mais prudente para esta decisão, encarando-a como o início de um processo que vai fazer rolar mais cabeças.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É bom saber que os representastes da casa da democracia não são assim tão democráticos a tomar decisões!
    Fica-lhes muito bem!…
    Ver o CDS votar a favor é ainda mais “esclarecedor”!…

      • Perseguição parecem os teus comentários!!…
        No mínimo, devias ter percebido que este cometário foi colocado aqui por engano…
        Mas, se tens algo a acrescentar sobre o assunto – força; senão deixa lá os outros terem a sua opinião!…
        Uma ultíma ajuda para tentares perceber essa estoria do CDS:
        O CDS simplesmente virou a casaca, porque esteve envolvido no assunto desde o inicio (e NUNCA disse nada contra) e quando viu que ia dar para o torto, saltou fora e começou a apontar o dedo aos outros!…
        Queres que diga o quê?
        Que são uns santinhos e que estão preocupados com algo que não seja apenas a sua imagem?
        Pelo menos, os outros partidos (PSD, PS, BE, PCP e PEV) são honestos na sua falta de vergonha e de respeito pela transparência!!
        Percebido?

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …