A primeira cabeça a rolar depois de testes com macacos e humanos é… o porta-voz da VW

Jacek Bednarczyk / Lusa

Thomas Steg, porta-voz da VW, foi a primeira demissão na sequência dos testes com gases em humanos e macacos

As marcas automóveis alemãs Volkswagen, Mercedes-Benz, e BMW realizaram testes em laboratório, com gases tóxicos, usando humanos e macacos como cobaias. as chocantes revelações já fizeram a primeira baixa.

Thomas Steg, porta-voz da volkswagen, é a primeira baixa depois da revelação de que a marca terá utilizado macacos e humanos em testes com gases.

Segundo o jornal Público, a saída de Thomas Steg foi encarada por muitos com surpresa, que não apontavam este como a primeira baixa da empresa automóvel.

O Governo de Berlim foi um dos primeiros a criticar em peso a indústria alemã (sem poupar nos adjetivos) quando o assunto assumiu contornos de escândalo público. Mas Angela Merkel e todos os ministros – federais e regionais, do Ambiente à Economia – que antes ou depois da chanceler se juntaram ao coro de críticas, talvez apostassem em demissões em perfis mais técnicos ou de gestão.

A decisão, apesar de parecer pouco óbvia, justifica-se porque Thomas Steg acumulava o pelouro das Relações Externas com o da Sustentabilidade. Além disso, exerceu funções semelhantes em governos de Angela Merkel (CDU, conservadores) e Gerhard Schröder (SPD, sociais-democratas).

Os mais cínicos entendem, por isso, que a demissão de Steg serve mais a classe política – cujas relações com a importante indústria automóvel alemã tem sido questionada por mais vozes nas últimas horas – do que a prestação de contas ao mercado.

Os mais pacientes olham de forma mais prudente para esta decisão, encarando-a como o início de um processo que vai fazer rolar mais cabeças.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É bom saber que os representastes da casa da democracia não são assim tão democráticos a tomar decisões!
    Fica-lhes muito bem!…
    Ver o CDS votar a favor é ainda mais “esclarecedor”!…

      • Perseguição parecem os teus comentários!!…
        No mínimo, devias ter percebido que este cometário foi colocado aqui por engano…
        Mas, se tens algo a acrescentar sobre o assunto – força; senão deixa lá os outros terem a sua opinião!…
        Uma ultíma ajuda para tentares perceber essa estoria do CDS:
        O CDS simplesmente virou a casaca, porque esteve envolvido no assunto desde o inicio (e NUNCA disse nada contra) e quando viu que ia dar para o torto, saltou fora e começou a apontar o dedo aos outros!…
        Queres que diga o quê?
        Que são uns santinhos e que estão preocupados com algo que não seja apenas a sua imagem?
        Pelo menos, os outros partidos (PSD, PS, BE, PCP e PEV) são honestos na sua falta de vergonha e de respeito pela transparência!!
        Percebido?

RESPONDER

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …

"A bola apenas bateu no peito". VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista. "No momento em que o árbitro apita fiquei com …

Na Índia, usar cigarros eletrónicos já pode dar prisão

O Governo indiano anunciou esta quinta-feira a proibição de cigarros eletrónicos no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, numa ação que pretende ser a favor da saúde e contra os vícios. "A decisão foi tomada …

Iñaki Urdangarín pode sair da prisão dois dias por semana

Detido na cadeia de Brieva, Ávila, há 15 meses, Iñaki Urdangarín, cunhado do rei de Espanha, soube esta terça-feira que poderá sair da prisão duas vezes por semana para fazer voluntariado numa instituição que ajuda …

Criança com anemia aplástica grave submetida a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …