Humanos e macacos usados em testes de gases de escape deixam alemães em choque

As marcas automóveis alemãs Volkswagen, Mercedes-Benz, e BMW realizaram testes em laboratório, com gases tóxicos, usando humanos e macacos como cobaias. A revelação está a chocar a Alemanha e a Volkswagen já ordenou a abertura de um inquérito.

Depois do escândalo da manipulação de emissões de gases poluentes, a Volkswagen está envolvida em mais uma polémica, mas ainda por causa das consequências negativas que os carros têm para o ambiente.

Desta feita, a Volkswagen é acusada de, em parceria com as também marcas alemãs de automóveis Daimler e BMW, ter realizado testes, em laboratório, colocando cobaias humanas e macacos a inalarem gases tóxicos de motores a diesel.

Os primeiros dados do caso foram revelados num artigo do The New York Times que adianta que as três empresas alemãs financiaram um estudo que visava provar que os carros a gasóleo mais recentes, com tecnologia mais avançada, não são tão poluentes como os mais antigos.

Para esse efeito, colocaram macacos expostos aos gases tóxicos durante experiências num laboratório em Albuquerque, nos EUA.

Mas o carro do modelo “Carocha” da Volkswagen que foi usado terá sido manipulado, sem o conhecimento dos cientistas que fizeram os testes, para produzir menores efeitos poluentes, de acordo com o The New York Times.

Entretanto, a imprensa alemã anunciou que as três marcas também financiaram testes com cobaias humanas, nomeadamente envolvendo a emissão de dióxido de nitrogénio.

O jornal Stuttgarter Zeitung e a Rádio SWR falam em experiências com 19 homens e seis mulheres num laboratório em Aachen, no oeste da Alemanha, avança a BBC.

O Governo alemão já veio dizer que estes “testes em macacos ou em pessoas não são justificáveis a nível ético e suscitam muitas questões acerca daqueles que estão por trás dos testes”, conforme referiu o porta-voz Steffen Seibert, em conferência de imprensa.

As três marcas de automóveis já vieram demarcar-se dos testes, condenando a sua realização. O Conselho de Supervisão da Volkswagen também anunciou que já abriu uma investigação interna ao caso.

ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Pois, não li nada que fosse chocante.
    Importante era que a notícia dissesse se as pessoas sabiam o que estavam a fazer, se os testes cumpriam a regulação, se os testes foram realizados em condições de segurança, quais as concentrações dos gases e o tempo de exposição aos mesmos por parte das pessoas…
    O que me choca é a maneira como se embarca em histerismo coletivo e em preconceitos. Nas notícias e nas críticas fáceis. Que tal parar um pouco para pensar, hein?
    Já agora, uma esmagadora maioria da população mundial respira todos os dias os tais gases que foram testados e que deram origem a esta notícia, e nem por isso se faz disso notícia.

  2. Toda a gente sabe quais são os métodos dos alemães…
    Que haja “cinceramentes” por aqui é que é, não só nojento, como perigoso… Um Hitler que anda por aqui à solta?

  3. Mais uma daquelas famosas noticias vindas dos estados unidos contra empresas do ramo automóvel europeias , e a maior peta de todas nesta noticia sao os testes de veículos a diesel nos estados unidos…. E mesmo para ser piada esta noticia…
    O povo sempre acredita em cada coisa e infelizmente e não conseguem ver a realidade das coisas.
    Estados unidos vs europa ,quando não se vence por qualidade de material e quando se ve no pais mais vendas de automóveis europeus nas classes medias e altas do que marcas americanas , a que jogar sujo…
    Acordem povo para a realidade , pois os estados unidos continuam a vencer sem precisar de guerras…

  4. Mais uma daquelas histórias criadas nos pais dos todos poderosos …
    Na qual será tao real como a de a alguns dias atrás a mesma fonte ter vindo dizer em toda a Europa que a mercedes teria alugado um tesla para desmontar e copiar , isto que realmente fosse algo de verdade , a mercedes não so compraria e não alugava um mas um cento deles ,como teria a capacidade de comprar a tesla por completo…
    Acordem e olhem a realidade que ja esta em tempo disso ….
    Noticias de propaganda e para denegrir a imagem dos construtores europeus em prole das marcas deles .
    E incrivel como aquele pais rasca consegue influenciar o povo de todo o mundo…

  5. Pois… anda tudo a dormir; ainda bem que tu estás acordado e não te deixas influenciar!…
    .
    As empresas alemãs são todas santinhas e, se calhar, foram os americanos que fizerem a maior burla de sempre na industria automóvel (dieselgate VW)…
    Claro que a VW não tem culpa de nada!…
    .
    Será que a WDR também é a americana?!
    Em 2015 uns amigos alemães mostraram-me isto:
    https://www1.wdr.de/fernsehen/die-story/sendungen/ausverkauf-in-portugal-100.html
    É um documentário da WDR onde dizem “muito bem” das empresas alemãs…
    Uns autênticos anjinhos!…
    .
    A história do Tesla desmontado pela Mercedes foi noticiada pela Der Spiegel (que, da ultima vez que vi, era uma revista alemã de referência) e os queixosos também são alemães!…
    Só por acaso, a Mercedes (Daimler) já foi dona de 10% da Tesla Motors (capital que na altura ajudou a “salvar” a Tesla), mas hoje em dia a Tesla já vale mais do que a Daimler!!

    • Amigo para quem esta de fora do mundo automovel e facil se deixar levar por tudo o que aparece em jornais ou de fontes muito pouco crediveis .
      E não, não me deixo influenciar pois eu vivo do mundo automóvel a mais de 30 anos pela europa e vejo todos os dias como as coisas acontecem…
      E não ,as empresas alemãs não são nenhumas santinhas ,mas as americanas são bem pior.
      E se formos por esse caminho diga me la quais os paises onde existe empresas santinhas ????? Portugal querem ver…

  6. A começar pela VW deveriam ser todos extintos e implantarem em força os carros eléctricos ao preço dos de combustão…

    • Ora nem mais!
      Bem se sabe que só existe ainda carros movidos a combustível da idade da pedra porque querem… e porque enriquece alguns.
      Se realmente se procupassem com o bem do planeta e das pessoas, já existiriam muitos mais carros elétricos nas estradas.

  7. Devem ter contratado os antigos funcionários dos campos de concentração para fazerem este trabalho sujo. Afinal,… estavam habituados a abrir as torneiras do gás!

RESPONDER

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …

Cientistas testam medicamento que pode revelar-se mais eficaz para tratar gripe

Cientistas testaram em animais um novo medicamento que pode revelar-se mais eficaz no tratamento da gripe, ao induzir mutações genéticas nos vírus que causam a infeção impedindo a sua replicação e a sua atividade, foi …

PSD vai indicar Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República

O PSD vai indicar o líder parlamentar cessante Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República, disse hoje à Lusa fonte oficial da bancada social-democrata. A mesma fonte indicou que o PSD irá ainda propor como …

Funcionário da Casa Branca que publicou artigo anónimo sobre Trump vai lançar livro "explosivo"

O alto funcionário da Casa Branca que em setembro do ano passado escreveu de forma anónima um artigo de opinião no The New York Times vai lançar um livro no próximo mês. De acordo com o …

Grupos secretos do Facebook prometem falsas curas para cancro e autismo

Uma investigação do Business Insider expôs casos de contas e grupos secretos no Facebook que passam publicitam "medicamentos" e "tratamentos" alternativos que custam milhares de dólares mas que, na verdade, não passam de fraudes. Segundo noticiou …

Ministério repudia agressões nas escolas e fala em casos "residuais"

O Ministério da Educação garante que as situações de violência grave nas escolas são “residuais” e que existe uma tendência de diminuição de casos, repudiando todas as agressões que considera "inaceitáveis seja quem for o …

Surto de anthrax pode ter matado mais de 100 elefantes no Botswana

Um surto de anthrax pode estar na origem da morte de mais de 100 elefantes no Botswana ao longo dos dois últimos meses. Fontes do Governo do Botswana adiantaram, citadas pela Reuters, que "as investigações preliminares …