Porsche multada em 535 milhões por manipular testes de controlo das emissões de diesel

Um porta-voz do Ministério Público de Estugarda, na Alemanha, explicou que a multa foi aplicada depois de serem detetadas “negligências no controlo de qualidade”.

A empresa não recorreu da decisão, de acordo com a Euronews, e emitiu uma declaração na qual sublinha que “concluir os procedimentos é um importante passo para terminar com o diesel”, algo que a Porsche anunciou o ano passado que iria fazer, concentrando-se na produção de carros a gasolina.

O grupo Volkswagen, a que pertence a marca de carros de luxo, tem estado envolvido em vários escândalos relacionados com ilegalidades nos testes de controlo de emissões de diesel.

A Audi e a Nissan, ambas pertencentes ao grupo, também foram acusadas de falsificar os testes para que os seus carros parecessem menos poluentes em laboratório do que seriam em condições reais de condução. No total, a empresa admitiu manipular 11 milhões de veículos por todo o mundo.

O famoso “Dieselgate”, como ficou conhecido o escândalo dos testes manipulados, já custou ao grupo alemão cerca de 30 mil milhões de euros, e milhares de investidores preparam-se agora para processar a empresa devido à enorme perda de valor das ações.

O grupo Volkswagen não é o único a ser acusado de manipulação destes mesmos testes – a BMW também anunciou esta segunda-feira os lucros seriam 74% mais baixos devido a despesas no valor de 1.6 mil milhões de euros com multas e custos legais na sequência da adulteração dos testes de emissões.

A Daimler, casa-mãe da Mercedes-Benz, é outra das gigantes do setor na mira das autoridades alemãs por causa de um caso semelhante e pode também vir a pagar uma multa milionária, mas ao contrário da Volkswagen, a administração garante que não violou qualquer lei.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “A Audi e a Nissan, ambas pertencentes ao grupo,…”
    A Nissan não tem NADA a ver com a VW e pertence ao grupo Renault!

  2. Alemães aldrabões… a mim é que não me apanham a comprar carros alemães, nenhum deles… “a grande tecnologia alemã” é um logro…

RESPONDER

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …