Porque é que os lírios são tão tóxicos para os gatos?

Os lírios podem ser bonitos, mas são altamente mortais para os seus amigos peludos. Mas porquê? É um mistério.

Existem muitas flores e plantas chamadas lírios, mas são as espécies verdadeiras de lírios — aquelas que pertencem ao género Lillium — e os lírios-do-dia — do género Hemerocallis — que causam o que é conhecida como intoxicação por lírios ou toxicidade dos lírios.

Segundo o IFL Science, outros lírios fora destes grupos também podem ser tóxicos, mas não tão prejudicais ou afetam diferentes partes do corpo.

Dada a certeza de que os lírios são prejudiciais para os gatos, e a gravidade da sua toxidade, seria fácil assumir que os cientistas também sabem exatamente o que é que os torna tão perigosos.

No entanto, acontece que a toxina por detrás da intoxicação por lírios ainda não foi identificada, embora os cientistas tenham algumas ideias.

De acordo com um artigo de 2010, sugere-se que a toxina seja na realidade um metabolito, o produto de um composto não tóxico presente nos lírios que se decompõe dentro do gato após ser ingerido. Também foi proposto que esse metabolito seja específico dos gatos, dado que não parece ter os mesmo efeitos em outros animais, como os cães, embora lhes possa causar dores de estômago.

Embora existam alguns tratamentos para a intoxicação por lírios — incluindo esvaziamento do estômago, carvão ativado e soro — a consequência infeliz de não se saber os detalhes específicos da toxina e o seu mecanismo de ação é que tornou difícil desenvolver uma terapia mais específica e direcionada para o problema.

A intoxicação por lírios é bastante grave, por isso evitar que aconteça em primeiro lugar é essencial. A forma mais fácil de o fazer é não ter lírios em casa e, se tiver um gato que anda ao ar livre, não plante nenhum no jardim.

“[Os lírios] são tão venenosos que um gato pode sofrer falência renal fatal apenas por morder uma folha ou pétala de lírio, lamber o pólen de lírio das suas patas, ou beber água de um vaso com lírios cortados”, disse Larry Cowgill, Professor Emérito da UC Davis School of Veterinary Medicine, em comunicado.

No caso de o gato ter mordido um lírio sem se aperceber, os primeiros sintomas a ter em conta podem incluir vómitos, babar-se e comer menos. O gato também pode estar menos enérgico ou parecer mais fraco do que o habitual.

Se algum desses sintomas aparecer, a melhor coisa a fazer é contactar um veterinário imediatamente.

Quando qualquer parte de um lírio é ingerida, afeta os rins do gato, causando danos agudos, o que pode levar à falência renal em apenas 24 horas e, se não tratado, torna-se fatal.

Teresa Oliveira Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.