Cientistas estão a tentar perceber por que o coronavírus quase não afeta crianças

Só na China, o coronavírus já matou mais de 900 pessoas e infetou outras 40 mil. Mas há um grupo que tem escapado a este surto: as crianças.

De acordo com as autoridades de saúde chinesas, as faixas etárias mais jovens não estão livres de contrair o novo coronavírus, aliás, entre os infetados houve já dois bebés recém-nascidos. Porém, são poucas as crianças ou os jovens que estão entre os mais de 40 mil casos já confirmados, escreve o Live Science.

Os dados analisados num artigo científico publicado, na semana passada, na revista científica Journal of the American Medical Association mostram que a idade média dos pacientes está entre os 49 e os 56 anos.

Embora não seja certo o porquê de as crianças escaparem com mais facilidade ao vírus 2019-nCoV, especialistas relembram que há um padrão semelhante noutras doenças infeciosas, como é o caso do sarampo, da varicela, da síndrome respiratória aguda grave (SARS) e da síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS).

“Não entendemos inteiramente o fenómeno — pode ser por causa das diferenças nas respostas imunológicas das crianças em comparação com as dos adultos. Uma das hipóteses é que a resposta imune inata tende a ser mais ativa”, afirma Andrew Pavia, chefe da divisão de doenças infeciosas pediátricas da Universidade de Utah, nos Estados Unidos.

“O que estamos a ver com os coronavírus não significa que as crianças não tenham nenhum sintoma. De facto, estão realmente a ter a pneumonia viral”, explica Krys Johnson, epidemiologista da norte-americana Temple University College of Public Health, referindo-se à presença de líquido infetado nos pulmões. “Mas como o seu sistema imunitário é muito robusto, não expõe as crianças da mesma maneira como se fossem adultas”.

Mas existem outras razões possíveis que podem explicar esta resiliência. Uma está relacionada com o facto de as crianças terem vias respiratórias mais saudáveis porque foram expostas a menos fumo e poluição atmosférica do que os adultos, disse Pavia. Outro facto é que as crianças são mais saudáveis no geral, com menos condições crónicas de saúde, acrescenta Johnson.

O coronavírus já fez mais de mil mortos na China. Este domingo, uma missão internacional de especialistas da Organização Mundial de Saúde, que declarou, no final de janeiro, uma situação de emergência de saúde pública internacional, partiu para o país.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …