Cientistas estão a tentar perceber por que o coronavírus quase não afeta crianças

Só na China, o coronavírus já matou mais de 900 pessoas e infetou outras 40 mil. Mas há um grupo que tem escapado a este surto: as crianças.

De acordo com as autoridades de saúde chinesas, as faixas etárias mais jovens não estão livres de contrair o novo coronavírus, aliás, entre os infetados houve já dois bebés recém-nascidos. Porém, são poucas as crianças ou os jovens que estão entre os mais de 40 mil casos já confirmados, escreve o Live Science.

Os dados analisados num artigo científico publicado, na semana passada, na revista científica Journal of the American Medical Association mostram que a idade média dos pacientes está entre os 49 e os 56 anos.

Embora não seja certo o porquê de as crianças escaparem com mais facilidade ao vírus 2019-nCoV, especialistas relembram que há um padrão semelhante noutras doenças infeciosas, como é o caso do sarampo, da varicela, da síndrome respiratória aguda grave (SARS) e da síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS).

“Não entendemos inteiramente o fenómeno — pode ser por causa das diferenças nas respostas imunológicas das crianças em comparação com as dos adultos. Uma das hipóteses é que a resposta imune inata tende a ser mais ativa”, afirma Andrew Pavia, chefe da divisão de doenças infeciosas pediátricas da Universidade de Utah, nos Estados Unidos.

“O que estamos a ver com os coronavírus não significa que as crianças não tenham nenhum sintoma. De facto, estão realmente a ter a pneumonia viral”, explica Krys Johnson, epidemiologista da norte-americana Temple University College of Public Health, referindo-se à presença de líquido infetado nos pulmões. “Mas como o seu sistema imunitário é muito robusto, não expõe as crianças da mesma maneira como se fossem adultas”.

Mas existem outras razões possíveis que podem explicar esta resiliência. Uma está relacionada com o facto de as crianças terem vias respiratórias mais saudáveis porque foram expostas a menos fumo e poluição atmosférica do que os adultos, disse Pavia. Outro facto é que as crianças são mais saudáveis no geral, com menos condições crónicas de saúde, acrescenta Johnson.

O coronavírus já fez mais de mil mortos na China. Este domingo, uma missão internacional de especialistas da Organização Mundial de Saúde, que declarou, no final de janeiro, uma situação de emergência de saúde pública internacional, partiu para o país.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …

Linhas de crédito alargadas a todos os setores de atividade

O Governo alargou os apoios "à globalidade do tecido empresarial", nomeadamente aos setores do comércio e serviços, dos transportes, do imobiliário, da construção, indústrias extrativas e transformadoras. As linhas de crédito lançadas pelo Governo para apoiar …

Rui Rio: PSD não está a cooperar com o PS, mas com o Governo em nome de Portugal

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que não está a cooperar com o PS, mas com o Governo de Portugal na crise da pandemia, esclarecendo que aquilo que defende é uma lógica …