Cientistas estão a tentar perceber por que o coronavírus quase não afeta crianças

Só na China, o coronavírus já matou mais de 900 pessoas e infetou outras 40 mil. Mas há um grupo que tem escapado a este surto: as crianças.

De acordo com as autoridades de saúde chinesas, as faixas etárias mais jovens não estão livres de contrair o novo coronavírus, aliás, entre os infetados houve já dois bebés recém-nascidos. Porém, são poucas as crianças ou os jovens que estão entre os mais de 40 mil casos já confirmados, escreve o Live Science.

Os dados analisados num artigo científico publicado, na semana passada, na revista científica Journal of the American Medical Association mostram que a idade média dos pacientes está entre os 49 e os 56 anos.

Embora não seja certo o porquê de as crianças escaparem com mais facilidade ao vírus 2019-nCoV, especialistas relembram que há um padrão semelhante noutras doenças infeciosas, como é o caso do sarampo, da varicela, da síndrome respiratória aguda grave (SARS) e da síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS).

“Não entendemos inteiramente o fenómeno — pode ser por causa das diferenças nas respostas imunológicas das crianças em comparação com as dos adultos. Uma das hipóteses é que a resposta imune inata tende a ser mais ativa”, afirma Andrew Pavia, chefe da divisão de doenças infeciosas pediátricas da Universidade de Utah, nos Estados Unidos.

“O que estamos a ver com os coronavírus não significa que as crianças não tenham nenhum sintoma. De facto, estão realmente a ter a pneumonia viral”, explica Krys Johnson, epidemiologista da norte-americana Temple University College of Public Health, referindo-se à presença de líquido infetado nos pulmões. “Mas como o seu sistema imunitário é muito robusto, não expõe as crianças da mesma maneira como se fossem adultas”.

Mas existem outras razões possíveis que podem explicar esta resiliência. Uma está relacionada com o facto de as crianças terem vias respiratórias mais saudáveis porque foram expostas a menos fumo e poluição atmosférica do que os adultos, disse Pavia. Outro facto é que as crianças são mais saudáveis no geral, com menos condições crónicas de saúde, acrescenta Johnson.

O coronavírus já fez mais de mil mortos na China. Este domingo, uma missão internacional de especialistas da Organização Mundial de Saúde, que declarou, no final de janeiro, uma situação de emergência de saúde pública internacional, partiu para o país.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …