/

Cientistas estão a tentar perceber por que o coronavírus quase não afeta crianças

Só na China, o coronavírus já matou mais de 900 pessoas e infetou outras 40 mil. Mas há um grupo que tem escapado a este surto: as crianças.

De acordo com as autoridades de saúde chinesas, as faixas etárias mais jovens não estão livres de contrair o novo coronavírus, aliás, entre os infetados houve já dois bebés recém-nascidos. Porém, são poucas as crianças ou os jovens que estão entre os mais de 40 mil casos já confirmados, escreve o Live Science.

Os dados analisados num artigo científico publicado, na semana passada, na revista científica Journal of the American Medical Association mostram que a idade média dos pacientes está entre os 49 e os 56 anos.

Embora não seja certo o porquê de as crianças escaparem com mais facilidade ao vírus 2019-nCoV, especialistas relembram que há um padrão semelhante noutras doenças infeciosas, como é o caso do sarampo, da varicela, da síndrome respiratória aguda grave (SARS) e da síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS).

“Não entendemos inteiramente o fenómeno — pode ser por causa das diferenças nas respostas imunológicas das crianças em comparação com as dos adultos. Uma das hipóteses é que a resposta imune inata tende a ser mais ativa”, afirma Andrew Pavia, chefe da divisão de doenças infeciosas pediátricas da Universidade de Utah, nos Estados Unidos.

“O que estamos a ver com os coronavírus não significa que as crianças não tenham nenhum sintoma. De facto, estão realmente a ter a pneumonia viral”, explica Krys Johnson, epidemiologista da norte-americana Temple University College of Public Health, referindo-se à presença de líquido infetado nos pulmões. “Mas como o seu sistema imunitário é muito robusto, não expõe as crianças da mesma maneira como se fossem adultas”.

Mas existem outras razões possíveis que podem explicar esta resiliência. Uma está relacionada com o facto de as crianças terem vias respiratórias mais saudáveis porque foram expostas a menos fumo e poluição atmosférica do que os adultos, disse Pavia. Outro facto é que as crianças são mais saudáveis no geral, com menos condições crónicas de saúde, acrescenta Johnson.

O coronavírus já fez mais de mil mortos na China. Este domingo, uma missão internacional de especialistas da Organização Mundial de Saúde, que declarou, no final de janeiro, uma situação de emergência de saúde pública internacional, partiu para o país.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.