Cientistas estão a tentar perceber por que o coronavírus quase não afeta crianças

Só na China, o coronavírus já matou mais de 900 pessoas e infetou outras 40 mil. Mas há um grupo que tem escapado a este surto: as crianças.

De acordo com as autoridades de saúde chinesas, as faixas etárias mais jovens não estão livres de contrair o novo coronavírus, aliás, entre os infetados houve já dois bebés recém-nascidos. Porém, são poucas as crianças ou os jovens que estão entre os mais de 40 mil casos já confirmados, escreve o Live Science.

Os dados analisados num artigo científico publicado, na semana passada, na revista científica Journal of the American Medical Association mostram que a idade média dos pacientes está entre os 49 e os 56 anos.

Embora não seja certo o porquê de as crianças escaparem com mais facilidade ao vírus 2019-nCoV, especialistas relembram que há um padrão semelhante noutras doenças infeciosas, como é o caso do sarampo, da varicela, da síndrome respiratória aguda grave (SARS) e da síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS).

“Não entendemos inteiramente o fenómeno — pode ser por causa das diferenças nas respostas imunológicas das crianças em comparação com as dos adultos. Uma das hipóteses é que a resposta imune inata tende a ser mais ativa”, afirma Andrew Pavia, chefe da divisão de doenças infeciosas pediátricas da Universidade de Utah, nos Estados Unidos.

“O que estamos a ver com os coronavírus não significa que as crianças não tenham nenhum sintoma. De facto, estão realmente a ter a pneumonia viral”, explica Krys Johnson, epidemiologista da norte-americana Temple University College of Public Health, referindo-se à presença de líquido infetado nos pulmões. “Mas como o seu sistema imunitário é muito robusto, não expõe as crianças da mesma maneira como se fossem adultas”.

Mas existem outras razões possíveis que podem explicar esta resiliência. Uma está relacionada com o facto de as crianças terem vias respiratórias mais saudáveis porque foram expostas a menos fumo e poluição atmosférica do que os adultos, disse Pavia. Outro facto é que as crianças são mais saudáveis no geral, com menos condições crónicas de saúde, acrescenta Johnson.

O coronavírus já fez mais de mil mortos na China. Este domingo, uma missão internacional de especialistas da Organização Mundial de Saúde, que declarou, no final de janeiro, uma situação de emergência de saúde pública internacional, partiu para o país.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Charlie" é o robô peixe-gato da CIA que permitiu pesquisas subaquáticas (e já realizou missões secretas)

De várias formas e tamanhos, os robôs têm sido sido muitas vezes usados por muitas entidades para trabalhos de pesquisa e investigação. A CIA não é exceção e por isso desenvolveu um peixe robótico chamado …

Possível obra de Banksy surge na parede de uma famosa prisão. Pode representar Oscar Wilde

Um graffiti possivelmente pintado pelo famoso artista de rua Banksy apareceu durante a noite no lado de fora de uma parede da prisão de Reading, no Reino Unido. Na madrugada desta segunda-feira, a obra foi avistada …

Na tentativa de tirar a selfie perfeita com um elefante, indiano acaba morto pelo animal

No passado domingo, dia 28 de fevereiro, um homem de 21 anos morreu enquanto tentava tirar uma selfie com um elefante. O animal andou a pairar por zona residencial e anteriormente já tinha matado uma …

Milhares de professores vacinados antes de médicos. Presidente do México acusado de fazer política com a vacinação

Milhares de professores do ensino público que lecionam nas zonas mais rurais do México foram vacinados contra o novo coronavírus antes dos profissionais de saúde que combatem a pandemia na mesma região. De acordo com …

Passageiros com documentos e teste de covid-19 falsificados detetados pelo SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, no domingo, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos portadores de documentação falsa, dois dos quais na partida de um voo com destino à República da …

Coronadiktatur, Gesichtskondom, Fussgruss. Os alemães inventaram milhares de palavras novas sobre a pandemia

O confinamento de quase quatro meses na Alemanha não colocou restrições ao seu idioma de palavras multissilábicas. Os alemães inventaram mais de 1.200 novas palavras para descrever as regras e realidades da vida em tempo …

Ordem coordena vacinação de 4000 médicos "deixados para trás"

A Ordem dos Médicos vai vacinar cerca de quatro mil médicos que trabalham em hospitais e clínicas privadas e que, por algum motivo, não foram vacinados na altura devida. De acordo com um comunicado da ordem, …

A mais recente turbina eólica chama-se Wind Catcher e é portátil

Uma empresa dinamarquesa decidiu inovar e desenvolver uma turbina eólica portátil. O Wind Catcher é mais leve, mais poderoso e mais fácil de usar do que qualquer outro sistema de energia eólica no mercado. O Wind …

Spike Lee vai produzir série documental para o 20.º aniversário dos atentados de 11 de setembro

O realizador Spike Lee está a preparar uma série documental para estrear no 20.º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, um "retrato sem precedentes" dos nova-iorquinos e da capacidade de recuperação depois da destruição …

Guru de investimentos, Warren Buffett, assume ter cometido um "erro"

O bilionário norte-americano Warren Buffett, considerado o "guru" dos mercados de investimento, assumiu ter cometido um erro quando adquiriu, em 2016, a Precision Castparts por 32,1 mil milhões de euros. Na carta que escreve anualmente para …