Popa naufragada na II Guerra encontrada na costa do Alasca

(dr) Scripps Institution of Oceanography at UCSan Diego

Investigadores descobriam a popa do USS Abner Read, perdida há quase 75 anos

Investigadores identificaram a popa de um navio da Segunda Guerra Mundial, atingido por uma mina japonesa no Mar Bering há quase 75 anos. O destroço foi agora encontrado nas águas das Ilhas Aleutas, no Alasca.

Tecnologias de sonar e robôs aquáticos permitiram aos investigadores identificar a popa do USS Abner Read, arrancada do navio de guerra a 18 de agosto de 1943, a cerca 88 metros abaixo da superfície do Mar de Bering, perto da ilha de Kiska, no Alasca. Cerca de 71 marinheiros americanos perderam a vida no naufrágio.

Não havia dúvidas“, disse em comunicado o líder da expedição Eric Terrill, oceanógrafo do Scripps Institution of Oceanography e co-fundador do Project Recover, uma parceria público-privada que colaborou nas buscas.

“Nós conseguimos ver claramente a popa partida, a arma e o controle do leme, todos consistentes com os documentos históricos” da época, explicou.

No momento do naufrágio, o USS Abner Read estava a patrulhar as águas de Kiska, no Alasca – que, juntamente com a ilha de Attu, era um dos dois únicos territórios dos EUA ocupados pelos japoneses durante a guerra. Por volta da 1h50, no horário local, deu-se uma enorme explosão que destruiu o navio de guerra. Acredita-se que tenha sido uma mina japonesa a causar a explosão.

O Abner Read, batizado em homenagem a um herói da Marinha da Guerra Civil, foi quase totalmente dilacerado e os marinheiros atirados para o mar gélido. Apesar dos graves danos que a embarcação sofreu, a tripulação conseguiu impedir que a água chegasse à parte principal do navio, garantido assim a estabilidade do caso. Dois navios da Marinha ajudaram depois a rebocar os restos do navio até ao porto.

“Este foi um dano catastrófico que, por todas as razões, deveria ter afundado o navio inteiro”, disse Sam Cox, curador da Marinha e diretor do Comando de História e Património da Marinha, no mesmo comunicado.

(dr) Naval History & Heritage Command

Imagem do navio de guerra capturada em 1943

Apesar da destruição, o navio foi reparado e continuou a travar outras guerras contra os japoneses no Pacífico, antes de ser totalmente afundado em novembro de 1944. No entanto, a popa da embarcação nunca foi encontrada (até então). Durante o seu serviço de guerra, o Abner Read ganhou quatro estrelas de batalha.

Para encontrar o destroço, uma equipa de investigadores do Scripps Institution of Oceanography da Universidade da Califórnia, nos EUA, e da Universidade de Delaware começou a vasculhar o leito do oceano através de um sonar multi-feixes. Quando era detetado um alvo provável, os cientistas enviavam um submarino operado remotamente para capturar imagens do objeto. Um destes vídeos confirmou que a popa pertencia ao USS Abner Read.

Naufrágios como o Abner Read são protegidos de buscas realizadas diretamente por mergulhadores, que podem danificar ou perturbar o local.

Esta é apenas a mais recente descoberta de uma série de navios e aeronaves da Marinha recentemente identificados. No início deste ano, a Project Recover encontrou dois bombardeiros B-25, enquanto outras equipas de busca localizaram submarinos, navios de guerra e até um naufrágio da Guerra Civil dos EUA recorrendo a tecnologia semelhante.

“Entramos numa nova era de exploração“, disse Mark Moline, cofundador do projeto. “Novos sensores e robôs subaquáticos aperfeiçoados estão a ser utilizados e podem transmitir imagens em tempo real, impulsionando novas descobertas”, concluiu.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …