/

Ponte ciclopedonal em Lisboa destacada no top 10 do Designboom

A ponte laranja para peões e bicicletas que mudou a paisagem de uma zona da Segunda Circular, em Lisboa, foi destacada pelo reconhecido site Designboom num top de 10 pontes deste ano.

A infraestrutura foi inaugurada em Fevereiro, apesar de estar pronta desde meados de 2014. Aliás, a obra foi anunciada em 2009 por António Costa, então presidente da Câmara Municipal de Lisboa, na sequência da assinatura de um protocolo entre a autarquia e a Galp.

Esta ponte, localizada em Lisboa, liga Telheiras a Benfica e revela-se muito útil não só para peões como para ciclistas.

Entre burocracias e atrasos, as obras arrancaram em Abril de 2013, arrastando-se a sua conclusão até ao Verão de 2014.

Desde então, a inauguração da ponte, projectada pelos arquitectos Maximina Almeida e Telmo Cruz, do estúdio MXT, ficou pendente do lado da Câmara e da Galp.

Sem pilares, a ponte tem quatro braços que se estendem pelas margens da Segunda Circular, dividindo-se entre escadas para os peões e rampas para os ciclistas. A sua estrutura dinâmica respeita a movimentada via rodoviária lisboeta, ao mesmo tempo que lhe confere alguma cor.

“A construção da ponte viu um aumento efectivo do uso de bicicletas na cidade devido à sua estratégia de encorajar actividades de lazer associadas ao ciclismo”, lê-se no artigo do Designboom sobre as 10 melhores novas pontes do mundo.

“A ponte pertence aos mapas do futuro, inevitavelmente optimista, de outras viagens e meios de transporte, resultando de uma nova consciência ecológica global”, descrevem os arquitectos do estúdio MXT, citados pelo reconhecido site de design e arquitectura.

O top 10 do Designboom para as melhores novas pontes do mundo inclui também infraestruturas na Dinamarca, Holanda, Taiwan, Alemanha, Inglaterra e China.

Shifter

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.