/

Overtoun: a ponte que faz os cães quererem suicidar-se

Parece uma história retirada de um filme de terror, mas é bem real. Dezenas de cães decidiram saltar de cima de uma ponte na Escócia e muitos deles acabaram por morrer depois do salto.

Lottie Mackinnon decidiu levar a sua cadela Bonnie a passear na ponte Overtoun em Dumbarton, na Escócia. Quando chegaram perto da ponte, “algo se apoderou da Bonnie”. No final, a cadela acabou por saltar da ponte, conta a dona, citada pela Sábado.

O caso de Bonnie não é isolado. Segundo os escoceses locais, dezenas de cães já se atiraram desta ponte desde a década de 50, e muitos deles acabaram por morrer por terem embatido nas rochas, em vez de caírem na água. Bonnie acabou por sobreviver, mas a ponte ganhou inevitavelmente o epíteto de “ponte de suicídio de cães“.

O mistério paira no ar e ainda está por resolver. Segundo os cientistas locais, mais de 300 cães já se atiraram desta ponte e, pelo menos, 50 morreram.

Há quem arrisque lançar as cartas em prol de uma explicação para este mistério. Muitos defendem, por exemplo, que os animais saltam da ponte devido ao terreno e ao cheiro de mamíferos que os aliciam a corre e a saltar. No entanto, há também que avance com uma teoria paranormal. Para estas pessoas, não é o cheiro que alicia, mas sim fantasmas.

Há, inclusivamente, quem relacione esta ponte escocesa com os “thin places” da mitologia pagã celta – locais onde o céu e a terra se tocam e propensos a acontecimentos da ordem paranormal.

Ainda assim, a teoria mais aceite é a de que o isolamento visual causado pelos muros da ponte coloca em alerta os cães com sentidos – audição e olfato – mais desenvolvidos. Os cientistas chegaram à conclusão que nem todos os cães sofrem deste “sintoma suicida” – somente as raças de caçadores de grande focinho, como Labrador, Collie e Golden Retrevier.

No entanto, até ao momento, não há qualquer explicação para a atitude de dezenas de cães que decidem saltar de cima desta ponte do fim do século XIX.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.