Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los.

Há uma missão para resgatar pombos desde o início de dezembro, desde que os moradores de Las Vegas começaram a avistar estes animais com pequenos chapéus de cowboy vermelhos.

O esforço está a ser liderado por Mariah Hillman e Cheyane Frankenberg, a equipa de mãe e filha por trás da Lofty Hopes. A instituição de caridade está a vigiar um local de alimentação desde 9 de dezembro de 2019, quando os funcionários conseguiram rastrear o local onde os pombos estavam a ser alimentados.

O processo de captura dos pombos começa por treiná-los a esperar comida em determinados horários do dia – um processo que geralmente demora cerca de três dias. Depois de estabelecer uma rotina e de os pombos ficarem confortáveis, uma armadilha para gatos pode ser montada para capturar e resgatar qualquer pássaro ferido, explicou Hilman, em declarações à Newsweek. Já se tentou capturar os pássaros com redes e armadilhas, mas a armadilha para gatos provou ser a mais bem-sucedida.

Dois pássaros, apelidados de Chuck Norris e Bille the Pidge, foram capturados, embora Billie tenha morrido logo após ser levado para o centro de resgate. Um terceiro pombo, Coolamity Jane, continua a escapar da captura e parece desconfiado das armadilhas.

Segundo Hilman, Coolamity ainda tem um chapéu, que agora desbotou para um tom cor-de-rosa. O pombo visita o local de alimentação com menos frequência do que antes e, quando o faz, traz um pombo macho consigo. A equipa da Lofty Hopes acredita que está a relacionar-se com o macho e pode estar a preparar-se para ter crias.

A equipa continua preocupada com a sua saúde, dizendo que os pombos costumam esconder a sua doença como forma de se protegerem de predadores – que podem atacar um pássaro mais fraco – e do seu bando – que pode isolar o elo fraco.

The staff and volunteers at Lofty Hopes are saddened to report that Billie The Pidge, one of the Cowboy Pigeons in the…

Publicado por Lofty Hopes – A Pigeon Positive Movement em Domingo, 12 de janeiro de 2020

A colagem de chapéus e outros objetos nos pombos pode causar muitos danos. Billie the Pidge morreu de uma doença não detetada no início da semana e os funcionários da Lofty Hopes dizem que a sua morte pode ter sido causada pelos vapores da cola que a envenenaram lentamente.

O chapéu também pode interferir com o comportamento do pombo de posicionar as penas, interligar bárbulas que se separaram e limpar a plumagem, impedindo o pássaro de desalojar qualquer pequeno inseto que possa estar preso na sua penugem.

Embora ninguém tenha sido detido, moradores testemunharam terem visto um homem que poderia ser responsável por prender os pombos. Também houve vários relatos de locais que disseram ter visto outros pombos na área com chapéus de cores diferentes.

Além disso, a brincadeira parece ter estimulado imitadores. Alguém em Reno, Nevada, parece estar a colar minúsculos sombreros nos pombos locais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro mais moderado. "A minha preocupação sempre foi salvar vidas”

O Presidente brasileiro adotou um tom mais moderado naquele que foi o seu quarto discurso ao país sobre o novo coronavírus, mas voltou a insistir na importância de a população manter os empregos durante a …

Diabéticos representam 9% das mortes por covid-19

Os doentes da diabetes são um grupo de risco, representando “mais de 9% das pessoas falecidas com covid-19”, mas não têm mais probabilidades de ser infetados pelo novo coronavírus. A informação foi avançada esta quarta.feira pelo …

Covid-19: Infarmed diz que nenhum medicamento provou eficácia no tratamento

O Infarmed assegurou, na terça-feira, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia …

Adolescente de 13 anos morre no Reino Unido devido a Covid-19

Um adolescente britânico de 13 anos morreu na segunda-feira depois de testar positivo para o novo coronavírus, informou na terça-feira o hospital. Segundo a família, o jovem não sofria de nenhuma outra doença. Segundo noticiou a …

"Por favor, não venham". Autarca de Vila Real apela a emigrantes que não regressem a Portugal

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, apela aos emigrantes para que, "por favor", não regressem agora ao país e nesta Páscoa "fiquem nas terras" que os "acolheram em segurança". "Este vírus infernal que …

84 pessoas detidas por desobediência ao estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até esta terça-feira, 84 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 1600 estabelecimentos, no âmbito do estado de emergência. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as …

Há creches, ATL e colégios privados a cobrar valores indevidos na quarentena

Há creches, ATL e colégios privados a cobrarem valores indevidos referentes a alimentação, transporte e atividades extracurriculares. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). De acordo com a jurista da Deco, Carolina …

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …