Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los.

Há uma missão para resgatar pombos desde o início de dezembro, desde que os moradores de Las Vegas começaram a avistar estes animais com pequenos chapéus de cowboy vermelhos.

O esforço está a ser liderado por Mariah Hillman e Cheyane Frankenberg, a equipa de mãe e filha por trás da Lofty Hopes. A instituição de caridade está a vigiar um local de alimentação desde 9 de dezembro de 2019, quando os funcionários conseguiram rastrear o local onde os pombos estavam a ser alimentados.

O processo de captura dos pombos começa por treiná-los a esperar comida em determinados horários do dia – um processo que geralmente demora cerca de três dias. Depois de estabelecer uma rotina e de os pombos ficarem confortáveis, uma armadilha para gatos pode ser montada para capturar e resgatar qualquer pássaro ferido, explicou Hilman, em declarações à Newsweek. Já se tentou capturar os pássaros com redes e armadilhas, mas a armadilha para gatos provou ser a mais bem-sucedida.

Dois pássaros, apelidados de Chuck Norris e Bille the Pidge, foram capturados, embora Billie tenha morrido logo após ser levado para o centro de resgate. Um terceiro pombo, Coolamity Jane, continua a escapar da captura e parece desconfiado das armadilhas.

Segundo Hilman, Coolamity ainda tem um chapéu, que agora desbotou para um tom cor-de-rosa. O pombo visita o local de alimentação com menos frequência do que antes e, quando o faz, traz um pombo macho consigo. A equipa da Lofty Hopes acredita que está a relacionar-se com o macho e pode estar a preparar-se para ter crias.

A equipa continua preocupada com a sua saúde, dizendo que os pombos costumam esconder a sua doença como forma de se protegerem de predadores – que podem atacar um pássaro mais fraco – e do seu bando – que pode isolar o elo fraco.

The staff and volunteers at Lofty Hopes are saddened to report that Billie The Pidge, one of the Cowboy Pigeons in the…

Publicado por Lofty Hopes – A Pigeon Positive Movement em Domingo, 12 de janeiro de 2020

A colagem de chapéus e outros objetos nos pombos pode causar muitos danos. Billie the Pidge morreu de uma doença não detetada no início da semana e os funcionários da Lofty Hopes dizem que a sua morte pode ter sido causada pelos vapores da cola que a envenenaram lentamente.

O chapéu também pode interferir com o comportamento do pombo de posicionar as penas, interligar bárbulas que se separaram e limpar a plumagem, impedindo o pássaro de desalojar qualquer pequeno inseto que possa estar preso na sua penugem.

Embora ninguém tenha sido detido, moradores testemunharam terem visto um homem que poderia ser responsável por prender os pombos. Também houve vários relatos de locais que disseram ter visto outros pombos na área com chapéus de cores diferentes.

Além disso, a brincadeira parece ter estimulado imitadores. Alguém em Reno, Nevada, parece estar a colar minúsculos sombreros nos pombos locais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …

Pássaro com 46 mil anos encontrado com penas e garras intactas na Sibéria

Os arqueólogos já descobriram muitos espécimes antigos notáveis no permafrost da Sibéria. Desta feita, encontraram os restos mumificados de um pássaro com 46 mil anos que ainda tem penas e garras intactas. De acordo com a …

Centeno mantém "mistério" sobre BdP. "Não costumo sofrer com ansiedade"

O ministro das Finanças, Mário Centeno, não fecha a porta à liderança do Banco de Portugal (BdP), dizendo que a eventual decisão, quando vier a ser tomada, será devidamente explicada pelo Governo. Mário Centeno, que …

Bolsonaro convoca manifestação a seu favor e contra o Congresso (e gera crise no Brasil)

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, está a ser duramente criticado por figuras políticas e judiciais do país, após ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens Whatsapp, com a convocação para uma manifestação contra o Congresso. Segundo …