Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los.

Há uma missão para resgatar pombos desde o início de dezembro, desde que os moradores de Las Vegas começaram a avistar estes animais com pequenos chapéus de cowboy vermelhos.

O esforço está a ser liderado por Mariah Hillman e Cheyane Frankenberg, a equipa de mãe e filha por trás da Lofty Hopes. A instituição de caridade está a vigiar um local de alimentação desde 9 de dezembro de 2019, quando os funcionários conseguiram rastrear o local onde os pombos estavam a ser alimentados.

O processo de captura dos pombos começa por treiná-los a esperar comida em determinados horários do dia – um processo que geralmente demora cerca de três dias. Depois de estabelecer uma rotina e de os pombos ficarem confortáveis, uma armadilha para gatos pode ser montada para capturar e resgatar qualquer pássaro ferido, explicou Hilman, em declarações à Newsweek. Já se tentou capturar os pássaros com redes e armadilhas, mas a armadilha para gatos provou ser a mais bem-sucedida.

Dois pássaros, apelidados de Chuck Norris e Bille the Pidge, foram capturados, embora Billie tenha morrido logo após ser levado para o centro de resgate. Um terceiro pombo, Coolamity Jane, continua a escapar da captura e parece desconfiado das armadilhas.

Segundo Hilman, Coolamity ainda tem um chapéu, que agora desbotou para um tom cor-de-rosa. O pombo visita o local de alimentação com menos frequência do que antes e, quando o faz, traz um pombo macho consigo. A equipa da Lofty Hopes acredita que está a relacionar-se com o macho e pode estar a preparar-se para ter crias.

A equipa continua preocupada com a sua saúde, dizendo que os pombos costumam esconder a sua doença como forma de se protegerem de predadores – que podem atacar um pássaro mais fraco – e do seu bando – que pode isolar o elo fraco.

The staff and volunteers at Lofty Hopes are saddened to report that Billie The Pidge, one of the Cowboy Pigeons in the…

Publicado por Lofty Hopes – A Pigeon Positive Movement em Domingo, 12 de janeiro de 2020

A colagem de chapéus e outros objetos nos pombos pode causar muitos danos. Billie the Pidge morreu de uma doença não detetada no início da semana e os funcionários da Lofty Hopes dizem que a sua morte pode ter sido causada pelos vapores da cola que a envenenaram lentamente.

O chapéu também pode interferir com o comportamento do pombo de posicionar as penas, interligar bárbulas que se separaram e limpar a plumagem, impedindo o pássaro de desalojar qualquer pequeno inseto que possa estar preso na sua penugem.

Embora ninguém tenha sido detido, moradores testemunharam terem visto um homem que poderia ser responsável por prender os pombos. Também houve vários relatos de locais que disseram ter visto outros pombos na área com chapéus de cores diferentes.

Além disso, a brincadeira parece ter estimulado imitadores. Alguém em Reno, Nevada, parece estar a colar minúsculos sombreros nos pombos locais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …

João Lourenço duplica valor de subsídio de antigos Presidentes de Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, duplicou o valor do subsídio de fim de mandato pago a antigos chefes de Estado, mas cortou outras regalias, nomeadamente a nível da segurança e quadro de pessoal. O decreto-presidencial 32/20, …