/

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

Joel Carrett / EPA

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país.

“Sydney, também conhecida como ‘Big Smoke’ [nome dado na Austrália às grandes cidades] faz jus à alcunha hoje. O fumo do fogo desaparecerá progressivamente ao longo do dia, mas aumentará à noite. Há um alerta de má qualidade do ar”, escreveram os serviços de meteorologia no Twitter.

No portal AirVisual, que mede a qualidade do ar em todo o mundo, Sydney ocupa hoje a 17.ª posição, duas abaixo da cidade chinesa de Xangai, num ranking liderado por Daca, no Bangladesh.

Dados do Governo de Nova Gales do Sul, cuja capital é Sydney, mostram que a qualidade do ar “é pobre”.

O manto de fumo sobre Sydney ao amanhecer é consequência dos incêndios das montanhas Gosper, a cerca de 300 quilómetros a noroeste da cidade e que já queimou cerca de 850 quilómetros quadrados de terra.

O impacto do fumo, que também está a afetar as cidades de Wollongongong e Newcastle, deverá ser agravado pelo calor intenso esperado para os próximos dois dias na costa leste da Austrália e que está a dificultar há duas semanas o combate às chamas por mais de 1.300 bombeiros.

Pelo menos seis pessoas morreram devido aos incêndios florestais em Nova Gales do Sul, a região mais duramente atingida por incêndios e seca severa, onde 13 mil quilómetros quadrados de terra arderam desde 1 de julho.

A temporada de incêndios na Austrália varia de acordo com a área e as condições meteorológicas, embora sejam geralmente registados entre os meses de dezembro e março.

Os piores incêndios ocorridos no país nas últimas décadas ocorreram no início de fevereiro de 2009, no estado de Victoria (sudeste), e causaram 173 mortos e 414 feridos. A área ardida foi de 4.500 quilómetros quadrados.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.