Polónia proíbe qualquer referência ao comunismo no espaço público

Trevor Butcher / Flickr

Estátua de um trabalhador da siderurgia do período comunista no centro de Varsóvia, Polónia

Estátua de um trabalhador da siderurgia do período comunista no centro de Varsóvia, Polónia

O presidente da Polónia, Andrzej Duda, aprovou esta sexta-feira uma lei que proíbe qualquer referência ao comunismo ou a outro regime totalitário nos nomes das ruas ou instalações de espaços públicos.

Com a entrada em vigor da nova lei, as autoridades têm 12 meses para mudar o nome das ruas, praças e pontes que evoquem pessoas, organizações, eventos ou datas que simbolizem o totalitarismo.

Segundo os autores da lei, entre 1.200 e 1.400 locais da Polónia vão mudar de nome.

A lei proíbe a “propagação do comunismo ou outro sistema totalitário nas ruas, edifícios e instalações de utilidade pública” do país.

O texto da nova lei refere também que as referências ao regime vivido na Polónia entre 1944 e 1989, altura em que o país fazia parte do bloco soviético, também são proibidos.

A Polónia manteve um regime comunista pró-soviético desde o fim da II Guerra Mundial até ao fim da década de 1980, altura em que o movimento Solidariedade, do sindicalista Lech Walesa, venceu as eleições parlamentares no país e operou uma democratização do regime.

O país aderiu à Comunidade Europeia em 2004 e ao Espaço Schengen em 2007.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. O mesmo se devia aplicar em Portugal, nao percebo como mos dias em que vivemos o comunismo ainda saia a rua…gostava de ver um pais governado por um comunismo e o povo viva feliz

  2. Well done Poland. It was time to finish with all , I mean, names of cities, streets , public buildings , etc which refer to the inhuman system of comunism which prevail in Poland during so many years. Russia has always been an invader of an independent an proud country. So therefore I fully aprove the new law. Congratulations.

    • Bem apanhado, sim senhor. Aposto que o resto do macacal que pontua por aqui não percebeu… Desnazificação. Lol

  3. Com toda a justiça, por um lado foram vítimas e de que maneira do totalitarismo soviético onde o regime comunista matou milhões de seres humanos em nome do tão apregoado regime fascista-comunista que por todo o mundo onde foi imposto nada mais tem feito do que escravizar os povos impondo-lhes mesmo um só pensamento, por cá em nome de uma demagógica democracia continuam partidos de extrema-esquerda a sobreviver à sombra da mesma.

  4. Nunca compreendi como é que uma ideologia que ainda torturou e matou mais gente que o Nazismo é aceite na Assembleia da República !
    Não trouxeram nada de bom ou útil ao nosso país desde o 25 de Abril. Excepto a criação de problemas. E foram vários e muitos. Que muito trabalho deram a corrigir.
    Parabéns à Polónia !

  5. O melhor de tudo é ver os comunistas falando “Mas isso não seria totalitário”? Eu considero que seria uma medida de legítima defesa.

    É engraçado! Quando o comunista/socialista não está no poder, evoca os princípios de liberdade para falar sobre. Quando chega ao poder, acaba com a liberdade daqueles que querem falar contra.

    É legítima defesa!

  6. “Quando o comunista/socialista não está no poder, evoca os princípios de liberdade para falar sobre. Quando chega ao poder, acaba com a liberdade daqueles que querem falar contra.”
    Sim, claro, isso é tão verosímil como uma fábula do La Fontaine. Deve ser desde essa época que os animais começaram a falar e, no caso presente, também a escrever. Milagre de Fátima!

RESPONDER

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …