Polónia proíbe qualquer referência ao comunismo no espaço público

Trevor Butcher / Flickr

Estátua de um trabalhador da siderurgia do período comunista no centro de Varsóvia, Polónia

Estátua de um trabalhador da siderurgia do período comunista no centro de Varsóvia, Polónia

O presidente da Polónia, Andrzej Duda, aprovou esta sexta-feira uma lei que proíbe qualquer referência ao comunismo ou a outro regime totalitário nos nomes das ruas ou instalações de espaços públicos.

Com a entrada em vigor da nova lei, as autoridades têm 12 meses para mudar o nome das ruas, praças e pontes que evoquem pessoas, organizações, eventos ou datas que simbolizem o totalitarismo.

Segundo os autores da lei, entre 1.200 e 1.400 locais da Polónia vão mudar de nome.

A lei proíbe a “propagação do comunismo ou outro sistema totalitário nas ruas, edifícios e instalações de utilidade pública” do país.

O texto da nova lei refere também que as referências ao regime vivido na Polónia entre 1944 e 1989, altura em que o país fazia parte do bloco soviético, também são proibidos.

A Polónia manteve um regime comunista pró-soviético desde o fim da II Guerra Mundial até ao fim da década de 1980, altura em que o movimento Solidariedade, do sindicalista Lech Walesa, venceu as eleições parlamentares no país e operou uma democratização do regime.

O país aderiu à Comunidade Europeia em 2004 e ao Espaço Schengen em 2007.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. O mesmo se devia aplicar em Portugal, nao percebo como mos dias em que vivemos o comunismo ainda saia a rua…gostava de ver um pais governado por um comunismo e o povo viva feliz

  2. Well done Poland. It was time to finish with all , I mean, names of cities, streets , public buildings , etc which refer to the inhuman system of comunism which prevail in Poland during so many years. Russia has always been an invader of an independent an proud country. So therefore I fully aprove the new law. Congratulations.

    • Bem apanhado, sim senhor. Aposto que o resto do macacal que pontua por aqui não percebeu… Desnazificação. Lol

  3. Com toda a justiça, por um lado foram vítimas e de que maneira do totalitarismo soviético onde o regime comunista matou milhões de seres humanos em nome do tão apregoado regime fascista-comunista que por todo o mundo onde foi imposto nada mais tem feito do que escravizar os povos impondo-lhes mesmo um só pensamento, por cá em nome de uma demagógica democracia continuam partidos de extrema-esquerda a sobreviver à sombra da mesma.

  4. Nunca compreendi como é que uma ideologia que ainda torturou e matou mais gente que o Nazismo é aceite na Assembleia da República !
    Não trouxeram nada de bom ou útil ao nosso país desde o 25 de Abril. Excepto a criação de problemas. E foram vários e muitos. Que muito trabalho deram a corrigir.
    Parabéns à Polónia !

  5. O melhor de tudo é ver os comunistas falando “Mas isso não seria totalitário”? Eu considero que seria uma medida de legítima defesa.

    É engraçado! Quando o comunista/socialista não está no poder, evoca os princípios de liberdade para falar sobre. Quando chega ao poder, acaba com a liberdade daqueles que querem falar contra.

    É legítima defesa!

  6. “Quando o comunista/socialista não está no poder, evoca os princípios de liberdade para falar sobre. Quando chega ao poder, acaba com a liberdade daqueles que querem falar contra.”
    Sim, claro, isso é tão verosímil como uma fábula do La Fontaine. Deve ser desde essa época que os animais começaram a falar e, no caso presente, também a escrever. Milagre de Fátima!

RESPONDER

Rio Ave 0 - 2 Sporting | Leão invicto com uma garra no “caneco”

O Sporting registou o 31º jogo consecutivo sem perder na Liga NOS. Na visita ao Rio Ave, os “leões” venceram o Rio Ave por 2-0 e estão muito perto de conquistar o ceptro de campeões …

Taylor's lança vinho do Porto produzido na vindima de 1896 (e custa uma pequena fortuna)

A Taylor's vai lançar um "raro" vinho do Porto produzido na vindima de 1896, na Região Demarcada do Douro, e que tem uma edição limitada de 1.700 decantadores de cristal, embalados numa luxuosa caixa de …

"Este calendário pode ser muito mais perigoso do que finalizar o campeonato"

Dois treinadores de equipas femininas de andebol analisaram a sucessão de jornadas duplas em fins-de-semana consecutivos. Diogo Guerra avisa: "Este calendário é uma irresponsabilidade enorme. Só espero que ninguém se aleije". A primeira divisão nacional feminina …

Mulher dá à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as ecografias

Uma mulher de 25 anos deu à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as várias ecografias realizadas ao longo da gravidez. O caso aconteceu no Mali. Este está a ser considerado um recorde mundial …

Andrea Bocelli dá dois concertos em Coimbra em 25 e 26 de junho

O tenor italiano Andrea Bocelli vai atuar no Estádio Cidade de Coimbra em 25 e 26 de junho, em dois concertos que contam com a participação da fadista Mariza. "Em cumprimento das normas de segurança e …

Califórnia vai ter o maior sistema de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo

A empresa canadiana Hydrostor, que fornece soluções de armazenamento de energia de longa duração, revelou esta semana que irá desenvolver 1.000 MW de CAES na Califórnia, de acordo com um comunicado. O CAES é um tipo …

Seis anos e mil milhões de links depois, cientistas concluem que a Internet está a crescer (e a encolher)

Uma equipa de investigadores analisou mil milhões de links ao longo de seis anos e concluiu que a Internet está tanto a crescer como a encolher. O mundo online está em constante expansão — sempre agregando …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Dinheiro e refeições grátis. A Sérvia vai recompensar os cidadãos que forem vacinados

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou esta quarta-feira que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no …

Ivã, o (não tão) Terrível. Aliado de Putin reescreve história para reabilitar reputação do primeiro czar da Rússia

Segundo um alto funcionário russo, Ivã, o Terrível, não era terrível e a sua reputação de tirano cruel é o resultado de uma campanha de difamação realizada pelo Ocidente no século XVI. Nikolai Patrushev, o poderoso …