Polónia proíbe qualquer referência ao comunismo no espaço público

Trevor Butcher / Flickr

Estátua de um trabalhador da siderurgia do período comunista no centro de Varsóvia, Polónia

Estátua de um trabalhador da siderurgia do período comunista no centro de Varsóvia, Polónia

O presidente da Polónia, Andrzej Duda, aprovou esta sexta-feira uma lei que proíbe qualquer referência ao comunismo ou a outro regime totalitário nos nomes das ruas ou instalações de espaços públicos.

Com a entrada em vigor da nova lei, as autoridades têm 12 meses para mudar o nome das ruas, praças e pontes que evoquem pessoas, organizações, eventos ou datas que simbolizem o totalitarismo.

Segundo os autores da lei, entre 1.200 e 1.400 locais da Polónia vão mudar de nome.

A lei proíbe a “propagação do comunismo ou outro sistema totalitário nas ruas, edifícios e instalações de utilidade pública” do país.

O texto da nova lei refere também que as referências ao regime vivido na Polónia entre 1944 e 1989, altura em que o país fazia parte do bloco soviético, também são proibidos.

A Polónia manteve um regime comunista pró-soviético desde o fim da II Guerra Mundial até ao fim da década de 1980, altura em que o movimento Solidariedade, do sindicalista Lech Walesa, venceu as eleições parlamentares no país e operou uma democratização do regime.

O país aderiu à Comunidade Europeia em 2004 e ao Espaço Schengen em 2007.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. O mesmo se devia aplicar em Portugal, nao percebo como mos dias em que vivemos o comunismo ainda saia a rua…gostava de ver um pais governado por um comunismo e o povo viva feliz

  2. Well done Poland. It was time to finish with all , I mean, names of cities, streets , public buildings , etc which refer to the inhuman system of comunism which prevail in Poland during so many years. Russia has always been an invader of an independent an proud country. So therefore I fully aprove the new law. Congratulations.

    • Bem apanhado, sim senhor. Aposto que o resto do macacal que pontua por aqui não percebeu… Desnazificação. Lol

  3. Com toda a justiça, por um lado foram vítimas e de que maneira do totalitarismo soviético onde o regime comunista matou milhões de seres humanos em nome do tão apregoado regime fascista-comunista que por todo o mundo onde foi imposto nada mais tem feito do que escravizar os povos impondo-lhes mesmo um só pensamento, por cá em nome de uma demagógica democracia continuam partidos de extrema-esquerda a sobreviver à sombra da mesma.

  4. Nunca compreendi como é que uma ideologia que ainda torturou e matou mais gente que o Nazismo é aceite na Assembleia da República !
    Não trouxeram nada de bom ou útil ao nosso país desde o 25 de Abril. Excepto a criação de problemas. E foram vários e muitos. Que muito trabalho deram a corrigir.
    Parabéns à Polónia !

  5. O melhor de tudo é ver os comunistas falando “Mas isso não seria totalitário”? Eu considero que seria uma medida de legítima defesa.

    É engraçado! Quando o comunista/socialista não está no poder, evoca os princípios de liberdade para falar sobre. Quando chega ao poder, acaba com a liberdade daqueles que querem falar contra.

    É legítima defesa!

  6. “Quando o comunista/socialista não está no poder, evoca os princípios de liberdade para falar sobre. Quando chega ao poder, acaba com a liberdade daqueles que querem falar contra.”
    Sim, claro, isso é tão verosímil como uma fábula do La Fontaine. Deve ser desde essa época que os animais começaram a falar e, no caso presente, também a escrever. Milagre de Fátima!

RESPONDER

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …