Polónia proíbe qualquer referência ao comunismo no espaço público

Trevor Butcher / Flickr

Estátua de um trabalhador da siderurgia do período comunista no centro de Varsóvia, Polónia

Estátua de um trabalhador da siderurgia do período comunista no centro de Varsóvia, Polónia

O presidente da Polónia, Andrzej Duda, aprovou esta sexta-feira uma lei que proíbe qualquer referência ao comunismo ou a outro regime totalitário nos nomes das ruas ou instalações de espaços públicos.

Com a entrada em vigor da nova lei, as autoridades têm 12 meses para mudar o nome das ruas, praças e pontes que evoquem pessoas, organizações, eventos ou datas que simbolizem o totalitarismo.

Segundo os autores da lei, entre 1.200 e 1.400 locais da Polónia vão mudar de nome.

A lei proíbe a “propagação do comunismo ou outro sistema totalitário nas ruas, edifícios e instalações de utilidade pública” do país.

O texto da nova lei refere também que as referências ao regime vivido na Polónia entre 1944 e 1989, altura em que o país fazia parte do bloco soviético, também são proibidos.

A Polónia manteve um regime comunista pró-soviético desde o fim da II Guerra Mundial até ao fim da década de 1980, altura em que o movimento Solidariedade, do sindicalista Lech Walesa, venceu as eleições parlamentares no país e operou uma democratização do regime.

O país aderiu à Comunidade Europeia em 2004 e ao Espaço Schengen em 2007.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. O mesmo se devia aplicar em Portugal, nao percebo como mos dias em que vivemos o comunismo ainda saia a rua…gostava de ver um pais governado por um comunismo e o povo viva feliz

  2. Well done Poland. It was time to finish with all , I mean, names of cities, streets , public buildings , etc which refer to the inhuman system of comunism which prevail in Poland during so many years. Russia has always been an invader of an independent an proud country. So therefore I fully aprove the new law. Congratulations.

    • Bem apanhado, sim senhor. Aposto que o resto do macacal que pontua por aqui não percebeu… Desnazificação. Lol

  3. Com toda a justiça, por um lado foram vítimas e de que maneira do totalitarismo soviético onde o regime comunista matou milhões de seres humanos em nome do tão apregoado regime fascista-comunista que por todo o mundo onde foi imposto nada mais tem feito do que escravizar os povos impondo-lhes mesmo um só pensamento, por cá em nome de uma demagógica democracia continuam partidos de extrema-esquerda a sobreviver à sombra da mesma.

  4. Nunca compreendi como é que uma ideologia que ainda torturou e matou mais gente que o Nazismo é aceite na Assembleia da República !
    Não trouxeram nada de bom ou útil ao nosso país desde o 25 de Abril. Excepto a criação de problemas. E foram vários e muitos. Que muito trabalho deram a corrigir.
    Parabéns à Polónia !

  5. O melhor de tudo é ver os comunistas falando “Mas isso não seria totalitário”? Eu considero que seria uma medida de legítima defesa.

    É engraçado! Quando o comunista/socialista não está no poder, evoca os princípios de liberdade para falar sobre. Quando chega ao poder, acaba com a liberdade daqueles que querem falar contra.

    É legítima defesa!

  6. “Quando o comunista/socialista não está no poder, evoca os princípios de liberdade para falar sobre. Quando chega ao poder, acaba com a liberdade daqueles que querem falar contra.”
    Sim, claro, isso é tão verosímil como uma fábula do La Fontaine. Deve ser desde essa época que os animais começaram a falar e, no caso presente, também a escrever. Milagre de Fátima!

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …