Polónia dá apoio a cidades anti-LGBTQ cujo financiamento europeu foi cortado

O Governo polaco vai criar um mecanismo de apoio financeiro para as cidades cujo financiamento europeu foi recusado devido à sua visão anti-LGBTQ.

Algumas cidades polacas com uma visão anti-LGBTQ viram a União Europeia cortar o seu financiamento. Em resposta, o Governo polaco tranquilizou estas cidades, garantindo que lhes vai oferecer apoios financeiros. O anúncio foi feito, esta semana, pelo ministro da Justiça, Zbigniew Ziobro.

O pequeno município de Tuchów, por exemplo, que assinou um alvará anti-LGBTQ no ano passado, vai receber cerca de 57 mil euros do Executivo polaco. Este montante é três vezes maior do que aquele que receberia da União Europeia. Tuchów não é um caso isolado. Desde 2019, dezenas de cidades, condados e regiões assinaram declarações e alvarás semelhantes, escreve o POLITICO.

Ziobro defendeu que a decisão de cortar o financiamento a estas cidades é um caso de “perseguição” e “vingança ideológica”. O ministro da Justiça argumenta que estas cidades não discriminam ninguém, limitando-se a proteger os valores familiares tradicionais.

“As ações de Dalli [Comissária para a Igualdade] foram ilegais e não autorizadas”, disse o governante. “Não podemos deixar esses municípios sozinhos. O Estado polaco, numa reação legítima que condena a ação da Comissão Europeia, estará junto com as autoridades locais e os cidadãos”.

Ziobro disse que ia negociar com o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, um “mecanismo financeiro” especial para ajudar as cidades que foram “assediadas” pela União Europeia.

A Comissão não divulgou os nomes das seis cidades que não receberam o dinheiro dos fundos europeus. Nem o próprio Governo polaco consegue identificar quais as outras cidades que não receberam os fundos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. UE na sua postura autoritária e com seu costumeiro bullying ideológico. A família tradicional é a fundação de qualquer sociedade. É bom que a defendam. Se estão preocupados com antis-LGBTQQP… virem o foco para o médio oriente, e acrescentem os direitos e dignidade das mulheres, algo que a Polónia defende.

RESPONDER

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …

Seca pode ser a "próxima pandemia e não há vacinas que a curem", alerta a ONU

A seca e a escassez de água podem afetar o planeta de forma sistémica se não forem tomadas medidas urgentes sobre a gestão da água e dos solos, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) …

Três portugueses morrem em desabamento de escola na Bélgica

O desabamento de uma escola em construção em Antuérpia, na Bélgica, provocou, esta sexta-feira, a morte de três portugueses. As circunstâncias em que o desabamento ocorreu ainda não são conhecidas. Fonte consular portuguesa confirmou à RTP …

António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Elemento da comitiva olímpica portuguesa recusou vacina

Todas as outras pessoas que estarão em Tóquio, a representar Portugal, já foram vacinados contra a COVID-19. Quase todos os membros da comitiva olímpica portuguesa, que vão estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foram vacinados contra …