Polónia dá apoio a cidades anti-LGBTQ cujo financiamento europeu foi cortado

O Governo polaco vai criar um mecanismo de apoio financeiro para as cidades cujo financiamento europeu foi recusado devido à sua visão anti-LGBTQ.

Algumas cidades polacas com uma visão anti-LGBTQ viram a União Europeia cortar o seu financiamento. Em resposta, o Governo polaco tranquilizou estas cidades, garantindo que lhes vai oferecer apoios financeiros. O anúncio foi feito, esta semana, pelo ministro da Justiça, Zbigniew Ziobro.

O pequeno município de Tuchów, por exemplo, que assinou um alvará anti-LGBTQ no ano passado, vai receber cerca de 57 mil euros do Executivo polaco. Este montante é três vezes maior do que aquele que receberia da União Europeia. Tuchów não é um caso isolado. Desde 2019, dezenas de cidades, condados e regiões assinaram declarações e alvarás semelhantes, escreve o POLITICO.

Ziobro defendeu que a decisão de cortar o financiamento a estas cidades é um caso de “perseguição” e “vingança ideológica”. O ministro da Justiça argumenta que estas cidades não discriminam ninguém, limitando-se a proteger os valores familiares tradicionais.

“As ações de Dalli [Comissária para a Igualdade] foram ilegais e não autorizadas”, disse o governante. “Não podemos deixar esses municípios sozinhos. O Estado polaco, numa reação legítima que condena a ação da Comissão Europeia, estará junto com as autoridades locais e os cidadãos”.

Ziobro disse que ia negociar com o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, um “mecanismo financeiro” especial para ajudar as cidades que foram “assediadas” pela União Europeia.

A Comissão não divulgou os nomes das seis cidades que não receberam o dinheiro dos fundos europeus. Nem o próprio Governo polaco consegue identificar quais as outras cidades que não receberam os fundos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. UE na sua postura autoritária e com seu costumeiro bullying ideológico. A família tradicional é a fundação de qualquer sociedade. É bom que a defendam. Se estão preocupados com antis-LGBTQQP… virem o foco para o médio oriente, e acrescentem os direitos e dignidade das mulheres, algo que a Polónia defende.

RESPONDER

Após quase terem sido extintas, baleias azuis estão a voltar à Geórgia do Sul

A baleia azul regressou às águas em torno da ilha Geórgia do Sul, quase um século depois de este animal ter sido quase extinto pela caça industrial. A remota ilha Geórgia do Sul, perto da Antártida, era …

Manuscritos de "A Origem das Espécies" divulgados online pela primeira vez

Duas páginas originais do rascunho manuscrito de "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, foram divulgadas online pela primeira vez. Além disso, foram ainda publicadas cartas e notas de leitura nunca antes vistas. Os documentos foram …

Os videojogos podem ser bons para o bem-estar pessoal, sugere estudo

De acordo com um novo estudo que analisou o comportamento de jogadores e dados fornecidos por empresas de videojogos, o tempo gasto a jogar pode ser bom para o bem-estar pessoal. A Electronic Arts e a …

A MINI criou uma van perfeita que foi pensada para relaxar, usufruir e conviver

A marca de automóveis MINI apresentou o projeto do Vision Urbanaut. Este veículo é uma van completamente moderna e sustentável, pois oferece mais espaço interior e versatilidade, e ainda deixa uma pegada ecológica mínima. Esta van …

Covid-19. Angela Merkel alerta sobre plano de vacinação para países mais pobres

A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou os líderes dos países mais desenvolvidos que o progresso no desenvolvimento de um sistema de distribuição de vacinas para nações mais necessitadas tem sido lento e que essa questão …

Explosão em Beirute. Danos segurados rondam mil milhões

As vítimas da explosão que destruiu o porto de Beirute e área circundante, em agosto, apresentaram um total de 14.921 reclamações de seguro, totalizando danos segurados estimados em perto de 1,62 biliões de libras libanesas …

Centenas de pessoas que morreram de covid-19 em Nova Iorque continuam em camiões frigoríficos

Muitos destes cadáveres, que continuam em camiões frigoríficos, são de pessoas cujas famílias não puderam ser localizadas ou que não podem cobrir os custos do enterro. De acordo com o The Wall Street Journal, cerca de …

Bolsonaro responsabiliza estados e municípios por não usarem testes

Mais de 6,8 milhões de testes RT-PCR, adquiridos pelo Ministério da Saúde brasileiro, perderão a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021. O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, direcionou para estados e municípios a responsabilidade …

Médico presente na sala de emergência revela detalhes da morte de John F. Kennedy

Um médico que estava presente na emergência do Parkland Memorial Hospital, para onde John F. Kennedy (1917-1963) foi transferido depois de ser baleado numa visita política ao estado do Texas, revelou novos detalhes sobre a …

Aprovado prolongamento do prazo para entrega de teses de mestrado e doutoramento

O parlamento aprovou esta segunda-feira uma proposta de aditamento ao OE2021 que permite que seja prorrogado até ao final do ano letivo o prazo de entrega e apresentação das teses de mestrado e doutoramento. “É prorrogado, …