Polónia dá apoio a cidades anti-LGBTQ cujo financiamento europeu foi cortado

O Governo polaco vai criar um mecanismo de apoio financeiro para as cidades cujo financiamento europeu foi recusado devido à sua visão anti-LGBTQ.

Algumas cidades polacas com uma visão anti-LGBTQ viram a União Europeia cortar o seu financiamento. Em resposta, o Governo polaco tranquilizou estas cidades, garantindo que lhes vai oferecer apoios financeiros. O anúncio foi feito, esta semana, pelo ministro da Justiça, Zbigniew Ziobro.

O pequeno município de Tuchów, por exemplo, que assinou um alvará anti-LGBTQ no ano passado, vai receber cerca de 57 mil euros do Executivo polaco. Este montante é três vezes maior do que aquele que receberia da União Europeia. Tuchów não é um caso isolado. Desde 2019, dezenas de cidades, condados e regiões assinaram declarações e alvarás semelhantes, escreve o POLITICO.

Ziobro defendeu que a decisão de cortar o financiamento a estas cidades é um caso de “perseguição” e “vingança ideológica”. O ministro da Justiça argumenta que estas cidades não discriminam ninguém, limitando-se a proteger os valores familiares tradicionais.

“As ações de Dalli [Comissária para a Igualdade] foram ilegais e não autorizadas”, disse o governante. “Não podemos deixar esses municípios sozinhos. O Estado polaco, numa reação legítima que condena a ação da Comissão Europeia, estará junto com as autoridades locais e os cidadãos”.

Ziobro disse que ia negociar com o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, um “mecanismo financeiro” especial para ajudar as cidades que foram “assediadas” pela União Europeia.

A Comissão não divulgou os nomes das seis cidades que não receberam o dinheiro dos fundos europeus. Nem o próprio Governo polaco consegue identificar quais as outras cidades que não receberam os fundos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. UE na sua postura autoritária e com seu costumeiro bullying ideológico. A família tradicional é a fundação de qualquer sociedade. É bom que a defendam. Se estão preocupados com antis-LGBTQQP… virem o foco para o médio oriente, e acrescentem os direitos e dignidade das mulheres, algo que a Polónia defende.

RESPONDER

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …