Polónia acusa UE de “fazer batota” na reeleição de Donald Tusk

PlatformaRP / Flickr

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk

A Polónia, que perdeu uma campanha diplomática para derrubar Donald Tusk da presidência do Conselho Europeu, acusa agora a União Europeia (UE) de “fazer batota” e anunciou uma política “negativa” em relação a Bruxelas.

“Parece que a política da UE tem padrões duplos e faz batota”, declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Witold Waszczykowski, ao semanário Super Express.

Waszczykowski referia-se à última cimeira de líderes da UE, em Bruxelas, onde a Polónia apresentou o seu voto contra a reeleição de Donald Tusk, que teve 27 votos favoráveis contra apenas 1 voto contra – dos polacos.

O governo polaco, de extrema-direita e eurocético, fez uma campanha dura contra o centrista Donald Tusk, de 59 anos, que foi primeiro-ministro da Polónia de 2007 a 2014, e esteve no topo da UE desde essa altura.

No entanto, 27 líderes europeus votaram a favor de um novo mandato de dois anos e meio, e apenas a primeira-ministra polaca, Beata Szydlo, votou contra, apresentado como candidato alternativo o eurodeputado Jacek Saryusz-Wolski.

“Vamos adaptar as políticas e comportamento relacionados com a UE, e teremos de baixar o nosso nível de confiança. Vamos passar a seguir uma política negativa“, que poderá passar por “bloquear” iniciativas europeias, disse Waszczykowski na entrevista ao jornal.

A Hungria, que inicialmente se tinha aliado à Polónia a favor de um candidato alternativo a Tusk, acabou por votar com a maioria.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. a corja marxista maçonica, espuma pelos cantos da boca quando se fala ou se escreve sobre a polonia.
    e os pasquins mais ou menos controlados pelo poder dos sindicatos e dos multimilionarios, tentam aterrorizar o cidadao comum apelidando de extrema direita ao partido que teve a maioria absoluta nas eleiçoes.
    o grande desdem com que tratam a polonia que tem um crescimento mais do dobro do que os paizezecos considerados ricos na europa e acima de tudo porque nao tem sequer um deputado de esquerda marxista no parlamento…..nao porque os partidos de marx tenha sido impedidos de concorrer ou de fazer propaganda politica…mas simplesmente porque na polonia ja viveram anos demais debaixo da ditadura da esqerda comunista e socialista
    abençoada polonia que deixa os parasitas europeus e nacionais, quais caes raivosos.

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …