Político indiano declarado culpado da violação de uma jovem de 17 anos

Divyakant Solanki / EPA

A justiça indiana declarou, esta segunda-feira, culpado da violação de uma adolescente um ex-eleito do partido do primeiro-ministro Narendra Modi.

Kuldeep Singh Sengar, eleito para a assembleia legislativa do estado de Utar Pradesh pelo Bharatiya Janata Party (BJP), foi reconhecido culpado da violação de uma jovem de 17 anos na sua casa, em 2017, anunciaram advogados.

O caso estava a ser julgado em Nova Deli desde 5 de agosto, depois de o Supremo Tribunal indiano ter ordenado a sua mudança de Utar Pradesh, estado indiano onde o responsável político tem grande influência. No mesmo mês, Sengar foi excluído do BJP.

O juiz Dharmesh Sharma declarou que o “testemunho inalterado” da vítima e “provas suficientes” estabeleceram a culpabilidade do acusado.

De acordo com o Independent, a violação da jovem indiana ocorreu em 2017, na cidade de Unnao. O caso ganhou mediatismo, em abril de 2018, quando a adolescente se tentou imolar diante da residência do chefe do Governo de Utar Pradesh para denunciar a inação das autoridades.

Um dia depois, o seu pai — que levou o caso à polícia — foi espancado por um grupo de homens no qual, segundo escreve o jornal britânico, se inclui o irmão de Sengar e acabou por morrer no hospital.

Além disso, em julho deste ano, a vítima estava no carro com o advogado e duas tias, quando a viatura se envolveu numa colisão rodoviária suspeita que acabou por matar as familiares. A jovem e o advogado ficaram gravemente feridos, tendo ficado no hospital durante dois meses. Está a decorrer um julgamento para determinar se se tratou de uma tentativa de assassínio ordenada pelo político.

Kuldeep Singh Sengar, de 53 anos, foi expulso do BJP, partido do primeiro-ministro Narendra Modi, em agosto. O político nega as acusações e, de acordo com o India Today, vai começar a ser julgado esta quinta-feira.

Mais de 33 mil casos de violação foram registados em 2017 na Índia, segundo os últimos dados oficiais, mas os observadores consideram que o número deverá ser ainda mais alto, uma vez que a maioria dos casos não são denunciados às autoridades.

Nos últimos tempos, o país tem sido palco de vários protestos por causa dos sucessivos casos de violação. No início de dezembro, uma mulher de 23 anos morreu depois de ter sido incendiada a caminho de uma audiência de tribunal, na qual ia depor contra os alegados violadores. Dias antes, uma veterinária de 27 anos foi violada e asfixiada, tendo posteriormente o seu corpo sido regado com gasolina e queimado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …