Acabou caça ao homem. Suspeito do atentado de Estrasburgo morto pela polícia

Ronald Wittek / Lusa

A polícia francesa matou na noite desta quinta-feira Chérif Chekatt, identificado como autor do atentado que deixou três mortos e 14 feridos terça-feira na cidade de Estrasburgo, no leste do país. O suspeito estava armado e tentou disparar sobre a polícia antes de ser neutralizado.

Cherif Chekatt foi encontrado no bairro de Neudorf, no sul de Estrasburgo, onde tinha sido visto pela última vez após o atentado, tendo sido abatido por agentes do corpo de intervenção da polícia francesa que participavam nas buscas.

Cerca de uma hora após a sua morte, Christophe Castaner, ministro francês do Interior, deu alguns detalhes sobre a operação. Segundo o governante, três agentes da polícias que participavam nas buscas teriam visto o suspeito numa rua do bairro.

Ao perceber que era seguido, Chekatt disparou, após o que os policiais ripostaram. “Estou orgulhoso do trabalho das equipas”, declarou Christophe Castaner.

O suspeito, de 29 anos, estava foragido desde o atentado que esta segunda-feira fez três mortos em Estrasburgo, e era procurado por cerca de 700 homens em toda a cidade. Cherif Chekatt tinha sido ferido numa primeira troca de tiros, logo após o ataque, que foi classificado pelas autoridades como atentado terrorista.

(h) Police National

Cherif Chekatt, suspeito do atentado de Estrasburgo, foi morto pela polícia francesa

Estado Islâmico reivindica atentado

Chekatt, que era vigiado pelos serviços de inteligência, já tinha sido condenado 27 vezes por diversos crimes. Segundo a imprensa francesa, nenhum dos processos tinham relação com terrorismo, mas o suspeito radicalizou-se na prisão, onde era considerado “ficha S”, forma como a França classifica os potenciais terroristas.

As 27 condenações de Chérif Chekatt são todas por delitos comuns, na maioria assaltos, em França, mas também na Alemanha e na Suíça. Detido durante dois períodos em cadeias francesas, as autoridades acreditam que foi na segunda vez, entre 2013 e 2015, que se radicalizou. Na prisão, o jovem “incitava à prática da religião de forma radical, mas nada permitia detetar uma passagem à ação na sua vida corrente”.

Na noite desta quinta-feira, logo após a sua morte, a agência de propaganda do grupo terrorista Estado Islâmico apresentou Chekatt no seu site como um dos seus “soldados”.

Apesar de não fornecer nenhuma prova, o órgão de informação da organização terrorista afirma que o ataque de terça-feira em Estrasburgo terá sido uma resposta ao pedido de “visar cidadãos de países da coligação que combate o grupo Estado Islâmico na Síria e no Iraque”.

Feira de Natal vai ser reaberta

Poucos minutos antes da morte de Chekatt, o ministro do Interior já tinha anunciado que pretendia reabrir a feira de Natal de Estrasburgo, onde ocorreu o ataque.

Durante o seu discurso, Castaner adiantou que o tradicional evento deveria ser retomado para “não ceder diante do medo e mostrar que Estrasburgo e a França são mais fortes do que aqueles que nos querem atacar”.

A feira de Natal de Estrasburgo, uma das mais antigas da Europa, é das manifestações mais tradicionais da cidade, e recebe cerca de dois milhões de visitantes por ano.

ZAP // RFI

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Por cá os polícias responsáveis pela morte do bandido estariam agora a contas com a justiça e os familiares do mesmo com toda a cobertura jornalística por parte da comunicação social. As mortes por cá com assaltos a residências e sobretudo praticadas contra pessoas idosas e indefesas são quase diárias e dá-nos a sensação perante tão pouca inoperância das autoridades e justiça que temos o dever de calar e morrer perante tais canalhas pois são quase todos reincidentes, quanto aos senhores deputados coitados ainda nem sequer se aperceberam de tal situação para debaterem as leis da justiça tal é a azáfama com que andam ocupados noutras coisas mais atractivas.

RESPONDER

Esta à porta mais um fim de semana de restrições. Concelhos “fecham” a partir das 23h

Entre as 23h00 desta sexta-feira e as 23h59 de terça-feira estão proibidas as deslocações para fora do concelho de residência habitual, salvo algumas exceções previstas na lei. Nesta sexta-feira, o Parlamento prepara-se para dar “luz verde” …

Lucas Veríssimo tem dado dores de cabeça ao Benfica, mas "poderá sair de graça em janeiro"

O presidente do Santos, Orlando Rollo, avisa que há o sério risco de Lucas Veríssimo sair a custo zero já em janeiro. O SL Benfica está ainda a estudar a sua contratação. O negócio de Lucas …

Tabelas do IRS podem significar aumento do salário mínimo até 685 euros

A divulgação das novas tabelas de retenção na fonte de IRS sugere que o salário mínimo nacional possa aumentar até aos 685 euros. O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS …

Arquipélago na "Atlântida britânica" sobreviveu a tsunami há 8 mil anos

Cientistas acreditam que uma parte de Doggerland, uma antiga civilização conhecida como a "Atlântida britânica", tenha sobrevivido ao tsunami que inundou a região há 8 mil anos. Doggerland foi uma civilização antiga no Mar do Norte, …

Plano de vacinação pode prolongar-se até março de 2022. Normalidade pode regressar já no próximo verão

Portugal vai receber 22,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 que chegam para imunizar toda a população, mas o processo vai decorrer em três fases, a última das quais poderá prolongar-se até ao …

Partidos concordam com o alívio no Natal (mas plano de vacinação não satisfaz Marcelo)

Com o voto favorável do PSD assegurado, o Parlamento vai aprovar, esta sexta-feira, o decreto presidencial com a segunda renovação do estado de emergência desta segunda fase da pandemia. Depois da reunião no Infarmed, Marcelo Rebelo …

Vespas "buraco de fechadura" conseguem fazer um avião despenhar-se

Conhecidas como vespas "buraco de fechadura", estes insetos constroem os seus ninhos em sítios minúsculos. Em alguns casos raros, podem mesmo levar a que um avião se despenhe. As Pachodynerus nasidens, mais conhecidas por vespas "buraco …

Estado de emergência até 7 de janeiro será idêntico ao que está em vigor. Marcelo só mudou introdução

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou à Assembleia da República a proposta de renovação do estado de emergência que deverá ficar em vigor até 7 de janeiro. “Depois de ouvido o Governo, …

Cidade chinesa com mais de 10.500 infetados com brucelose após bactéria "escapar" de laboratório

Mais de 10.500 pessoas contraíram brucelose, uma doença de origem animal, no noroeste da China, depois de a bactéria ter "escapado" de um laboratório biofarmacêutico que produz vacinas para animais, disseram as autoridades. A cidade de …

Movimento "A Pão e Água" termina greve de fome de 7 dias após reunião com Medina

Os elementos do movimento "Sobreviver a Pão e Água" terminaram esta quinta-feira a greve de fome que durava há quase uma semana, em frente à Assembleia da República, disse à agência Lusa o porta-voz, José …