/

Acabou caça ao homem. Suspeito do atentado de Estrasburgo morto pela polícia

1

Ronald Wittek / Lusa

A polícia francesa matou na noite desta quinta-feira Chérif Chekatt, identificado como autor do atentado que deixou três mortos e 14 feridos terça-feira na cidade de Estrasburgo, no leste do país. O suspeito estava armado e tentou disparar sobre a polícia antes de ser neutralizado.

Cherif Chekatt foi encontrado no bairro de Neudorf, no sul de Estrasburgo, onde tinha sido visto pela última vez após o atentado, tendo sido abatido por agentes do corpo de intervenção da polícia francesa que participavam nas buscas.

Cerca de uma hora após a sua morte, Christophe Castaner, ministro francês do Interior, deu alguns detalhes sobre a operação. Segundo o governante, três agentes da polícias que participavam nas buscas teriam visto o suspeito numa rua do bairro.

Ao perceber que era seguido, Chekatt disparou, após o que os policiais ripostaram. “Estou orgulhoso do trabalho das equipas”, declarou Christophe Castaner.

O suspeito, de 29 anos, estava foragido desde o atentado que esta segunda-feira fez três mortos em Estrasburgo, e era procurado por cerca de 700 homens em toda a cidade. Cherif Chekatt tinha sido ferido numa primeira troca de tiros, logo após o ataque, que foi classificado pelas autoridades como atentado terrorista.

(h) Police National

Cherif Chekatt, suspeito do atentado de Estrasburgo, foi morto pela polícia francesa

Estado Islâmico reivindica atentado

Chekatt, que era vigiado pelos serviços de inteligência, já tinha sido condenado 27 vezes por diversos crimes. Segundo a imprensa francesa, nenhum dos processos tinham relação com terrorismo, mas o suspeito radicalizou-se na prisão, onde era considerado “ficha S”, forma como a França classifica os potenciais terroristas.

As 27 condenações de Chérif Chekatt são todas por delitos comuns, na maioria assaltos, em França, mas também na Alemanha e na Suíça. Detido durante dois períodos em cadeias francesas, as autoridades acreditam que foi na segunda vez, entre 2013 e 2015, que se radicalizou. Na prisão, o jovem “incitava à prática da religião de forma radical, mas nada permitia detetar uma passagem à ação na sua vida corrente”.

Na noite desta quinta-feira, logo após a sua morte, a agência de propaganda do grupo terrorista Estado Islâmico apresentou Chekatt no seu site como um dos seus “soldados”.

Apesar de não fornecer nenhuma prova, o órgão de informação da organização terrorista afirma que o ataque de terça-feira em Estrasburgo terá sido uma resposta ao pedido de “visar cidadãos de países da coligação que combate o grupo Estado Islâmico na Síria e no Iraque”.

Feira de Natal vai ser reaberta

Poucos minutos antes da morte de Chekatt, o ministro do Interior já tinha anunciado que pretendia reabrir a feira de Natal de Estrasburgo, onde ocorreu o ataque.

Durante o seu discurso, Castaner adiantou que o tradicional evento deveria ser retomado para “não ceder diante do medo e mostrar que Estrasburgo e a França são mais fortes do que aqueles que nos querem atacar”.

A feira de Natal de Estrasburgo, uma das mais antigas da Europa, é das manifestações mais tradicionais da cidade, e recebe cerca de dois milhões de visitantes por ano.

ZAP // RFI

1 Comment

  1. Por cá os polícias responsáveis pela morte do bandido estariam agora a contas com a justiça e os familiares do mesmo com toda a cobertura jornalística por parte da comunicação social. As mortes por cá com assaltos a residências e sobretudo praticadas contra pessoas idosas e indefesas são quase diárias e dá-nos a sensação perante tão pouca inoperância das autoridades e justiça que temos o dever de calar e morrer perante tais canalhas pois são quase todos reincidentes, quanto aos senhores deputados coitados ainda nem sequer se aperceberam de tal situação para debaterem as leis da justiça tal é a azáfama com que andam ocupados noutras coisas mais atractivas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.