Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo “ao estilo Batman” para prender suspeitos

Wrap Technologies

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros por segundo, capaz de envolver e imobilizar uma pessoa a entre 3 e 7,6 metros de distância.

De momento, esta ferramenta, que é pouco maior do que um smartphone e destinada a substituir as armas elétricas Taser, será fornecida em janeiro a 200 agentes devidamente treinados.

O BolaWrap é uma pequena caixa de cor amarela que dispara uma corda na direção do alvo, corda essa que se enreda no torso ou nas pernas do sujeito e que lhe restringe os movimentos de forma temporária. A BBC compara-o a um “gadget ao estilo do Batman”.

O vice-chefe do departamento, Martin Baeza, disse ao jornal local Los Angeles Times que é um teste para determinar se BolaWrap “atende às necessidades e padrões que a polícia de Los Angeles está à procura”.

Segundo Tom Smith, presidente da Wrap Technologies, o dispositivo não usa eletricidade e não causa dor na pessoa imobilizada, por isso é uma alternativa “muito segura” para os agentes fazerem uma prisão “antes de usar um alto nível de força”.

O diretor de operações da empresa, Mike Rothans, explicou ao jornal Mercury News que o dispositivo ocupará um lugar em procedimentos policiais, entre ordens verbais e o uso de armas não letais, que, no entanto, podem ferir ou matar, como espingardas com balas de borracha.

“Controla o movimento, restringe a sua mobilidade, para que a Polícia não precise de usar outro nível mais alto de força”, explicou.

Inicialmente, a ferramenta foi desenvolvida como uma forma diferente de lidar com pessoas com doenças mentais, que têm condições médicas que precisam de tratamento num hospital.

Los Angeles não é a primeira cidade a adotar esta nova arma não letal. Em janeiro, foi aprovado pela Polícia de Fresno, na Califórnia. No final de outubro, foi fornecido a agentes em Henderson, na Carolina do Norte. Há dezenas de outras cidades a testar o dispositivo. Em Santa Cruz, a polícia comprou 20 BolaWrap para passar a usar “armas menos letais”.

De acordo com a BBC, alguns ativistas de direitos humanos já manifestaram, porém, preocupações em relação aos usos potenciais do dispositivo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …