Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo “ao estilo Batman” para prender suspeitos

Wrap Technologies

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros por segundo, capaz de envolver e imobilizar uma pessoa a entre 3 e 7,6 metros de distância.

De momento, esta ferramenta, que é pouco maior do que um smartphone e destinada a substituir as armas elétricas Taser, será fornecida em janeiro a 200 agentes devidamente treinados.

O BolaWrap é uma pequena caixa de cor amarela que dispara uma corda na direção do alvo, corda essa que se enreda no torso ou nas pernas do sujeito e que lhe restringe os movimentos de forma temporária. A BBC compara-o a um “gadget ao estilo do Batman”.

O vice-chefe do departamento, Martin Baeza, disse ao jornal local Los Angeles Times que é um teste para determinar se BolaWrap “atende às necessidades e padrões que a polícia de Los Angeles está à procura”.

Segundo Tom Smith, presidente da Wrap Technologies, o dispositivo não usa eletricidade e não causa dor na pessoa imobilizada, por isso é uma alternativa “muito segura” para os agentes fazerem uma prisão “antes de usar um alto nível de força”.

O diretor de operações da empresa, Mike Rothans, explicou ao jornal Mercury News que o dispositivo ocupará um lugar em procedimentos policiais, entre ordens verbais e o uso de armas não letais, que, no entanto, podem ferir ou matar, como espingardas com balas de borracha.

“Controla o movimento, restringe a sua mobilidade, para que a Polícia não precise de usar outro nível mais alto de força”, explicou.

Inicialmente, a ferramenta foi desenvolvida como uma forma diferente de lidar com pessoas com doenças mentais, que têm condições médicas que precisam de tratamento num hospital.

Los Angeles não é a primeira cidade a adotar esta nova arma não letal. Em janeiro, foi aprovado pela Polícia de Fresno, na Califórnia. No final de outubro, foi fornecido a agentes em Henderson, na Carolina do Norte. Há dezenas de outras cidades a testar o dispositivo. Em Santa Cruz, a polícia comprou 20 BolaWrap para passar a usar “armas menos letais”.

De acordo com a BBC, alguns ativistas de direitos humanos já manifestaram, porém, preocupações em relação aos usos potenciais do dispositivo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …