Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo “ao estilo Batman” para prender suspeitos

Wrap Technologies

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros por segundo, capaz de envolver e imobilizar uma pessoa a entre 3 e 7,6 metros de distância.

De momento, esta ferramenta, que é pouco maior do que um smartphone e destinada a substituir as armas elétricas Taser, será fornecida em janeiro a 200 agentes devidamente treinados.

O BolaWrap é uma pequena caixa de cor amarela que dispara uma corda na direção do alvo, corda essa que se enreda no torso ou nas pernas do sujeito e que lhe restringe os movimentos de forma temporária. A BBC compara-o a um “gadget ao estilo do Batman”.

O vice-chefe do departamento, Martin Baeza, disse ao jornal local Los Angeles Times que é um teste para determinar se BolaWrap “atende às necessidades e padrões que a polícia de Los Angeles está à procura”.

Segundo Tom Smith, presidente da Wrap Technologies, o dispositivo não usa eletricidade e não causa dor na pessoa imobilizada, por isso é uma alternativa “muito segura” para os agentes fazerem uma prisão “antes de usar um alto nível de força”.

O diretor de operações da empresa, Mike Rothans, explicou ao jornal Mercury News que o dispositivo ocupará um lugar em procedimentos policiais, entre ordens verbais e o uso de armas não letais, que, no entanto, podem ferir ou matar, como espingardas com balas de borracha.

“Controla o movimento, restringe a sua mobilidade, para que a Polícia não precise de usar outro nível mais alto de força”, explicou.

Inicialmente, a ferramenta foi desenvolvida como uma forma diferente de lidar com pessoas com doenças mentais, que têm condições médicas que precisam de tratamento num hospital.

Los Angeles não é a primeira cidade a adotar esta nova arma não letal. Em janeiro, foi aprovado pela Polícia de Fresno, na Califórnia. No final de outubro, foi fornecido a agentes em Henderson, na Carolina do Norte. Há dezenas de outras cidades a testar o dispositivo. Em Santa Cruz, a polícia comprou 20 BolaWrap para passar a usar “armas menos letais”.

De acordo com a BBC, alguns ativistas de direitos humanos já manifestaram, porém, preocupações em relação aos usos potenciais do dispositivo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Lavar as mãos". Vídeo da DGS é o mais popular do ano no YouTube

2020 foi um ano atípico em vários aspetos do quotidiano, obrigando à introdução de novas rotinas e ao reforço de outras por muitos já descuradas. Reflexo dessa disrupção é o ranking anual do YouTube, divulgado esta …

Drenthe falido: "Não é muito importante"

Antigo futebolista do Real Madrid não está preocupado com a declaração feita por um tribunal dos Países Baixos. Drenthe joga numa equipa da terceira divisão nacional. Royston Ricky Drenthe foi, enquanto adolescente, considerado um dos melhores …

Sonda espacial chinesa conclui recolha de amostras da superfície lunar

A sonda chinesa Chang'e 5 concluiu a recolha e armazenamento de rochas e detritos da superfície lunar, e prepara-se para voltar à Terra, informou esta quinta-feira a Administração Espacial Nacional da China. "Às 22 horas de …

Seca obriga Namíbia a por à venda 170 elefantes

A Namíbia, que se encontra em risco de seca, pôs à venda 170 elefantes vivos para reduzir o seu número no território, em parte devido ao crescente conflito entre humanos e animais desta espécie ameaçada …

Benfica 4 - 0 Lech Poznań | “Saco cheio” rumo ao apuramento

Um, dois, três e quatro. Foram estes os golos – apontados por Vertonghen, Darwin Núñez, Pizzi e Weigl – que o Benfica marcou na goleada que aplicou na noite desta quinta-feira ao Lech Poznań, num …

Cientistas encontram evidências de uso de drogas psicadélicas numa caverna com arte rupestre

Uma flor vermelha redemoinhada rabiscada numa parede de uma caverna há cerca de 400 anos é a primeira evidência definitiva de que os nativos norte-americanos consumiam drogas psicadélicas em locais de arte rupestre. Descoberta na caverna …

Musk queria batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas o México disse que não

O multimilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, quis batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas as autoridades mexicanas impediram a utilização do nome, invocando os direitos do uso da palavra e …

Namíbia acaba de eleger um deputado chamado Adolf Hitler. É ativista e "anti-apartheid"

A Namíbia acaba de eleger nas eleições regionais um deputado chamado Adolf Hitler, um conhecido ativista e "anti-apartheid" em Uunona, a sua cidade natal, localizada no norte do país africano. "Adolf Hitler teve uma vitória …

Empresário de media pró-democracia preso por acusação de fraude em Hong Kong

O dono do jornal antigoverno Apple Daily, Jimmy Lai, conhecido pela luta pela democracia em Hong Kong, foi detido sem fiança, acusado de irregularidades no contrato de 'leasing' do edifício onde está o órgão de …

Novos drones de resgate usam Inteligência Artificial para encontrar pessoas perdidas na floresta

Em situações em que as pessoas se perdem na floresta, o tempo é essencial para resgatá-las, pois quanto mais tempo ficam perdidas mais perigosa a situação se torna. Mas será que existem todas as ferramentas …