Polícia israelita apreendeu mais de mil câmaras de filmar ilegais nos centros de voto

Enric Fontcuberta / EPA

A polícia israelita retirou na terça-feira mais de mil câmaras de filmar que auditores e observadores do partido Likud, do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, tinham levado para os locais de votação das cidades árabes de Israel.

A coligação Hadash-Taal, que integra comunistas, partidos de esquerda e árabes, apresentou uma queixa à Comissão Eleitoral por ter encontrado dispositivos de gravação escondidos por simpatizantes do Likud, tendo a polícia sido chamada para retirar mais de 1200 câmaras e “garantir o direito ao voto secreto”. Questionado sobre a situação, Netanyahu defendeu que as câmaras servem para “garantir o voto legítimo”.

A Comissão Central Eleitoral de Israel proíbe gravações nos centros de voto tanto dos eleitores como do processo em si, exceto por jornalistas acreditados, tendo considerado esta situação como “ilegal”.

Cinco horas depois de terem aberto as urnas para eleger o parlamento israelita do qual sairia o novo Governo – ou seja às 12h00 locais (10h00 em Lisboa) – já tinham votado um quarto dos eleitores, incluindo o primeiro-ministro, Benjamim Netanyahu, e o seu principal opositor, Benny Gantz, informou a televisão pública israelita Kan. Os dois líderes votaram de manhã e apelaram aos israelitas para que participem e vão votar.

Netanyahu, que votou em Jerusalém, ao lado da mulher, Sara, pediu a todos os israelitas que votem porque se trata de um “ato sagrado”. Gantz, que votou na sua cidade natal, Rosh Haayin, no centro de Israel, ao lado da sua mulher, Revital, exortou os israelitas a votar e a “assumir a responsabilidade” pela democracia no país. “Vão votar. Escolham a pessoa em quem mais acreditam. Respeitem uns e outros e vamos acordar para um novo dia, uma nova história”, afirmou.

Os eleitores israelitas decidiram se o primeiro-ministro Benjamim Netanyahu continua a chefiar o Governo depois de uma década de poder numa eleição nacional que se tornou uma espécie de referendo ao líder.

Marcado por uma série de acusações de corrupção, Netanyahu estava a tentar ser eleito pela quarta vez consecutiva – quinta vez no total -, o que o tornaria o líder israelita com mais tempo de poder, ultrapassando até o fundador do Estado, David Ben-Gurion.

Netanyahu tinha como mais forte opositor o militar aposentado Benny Gantz, cujo Partido Azul e Branco tem ficado à frente do partido Likud, de Netanyahu, nas sondagens. Benjamin Netanyahu ainda tinha o trunfo de ter mais possibilidades de fazer uma coligação com pequenos partidos nacionalistas.

A eleição estava a ser vista como um referendo a Netanyahu e aos 13 anos em que ocupa a cadeira de primeiro-ministro, até porque as principais questões que Israel enfrenta foram apenas raramente discutidas durante a campanha.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …