/

Polícia francesa acusada de usar critérios racistas em verificações de identidade

Ian Langsdon / EPA

Seis organizações não-governamentais avançaram com um processo judicial contra a França por alegada discriminação racial por parte da polícia nas ações de verificação de identidade.

As organizações, incluindo a Human Rights Watch e a Amnistia Internacional, consideram que a polícia francesa apresenta um padrão racial que “visa pessoas de ascendência africana ou árabe” nas verificações de identidade, no país.

Os grupos de direitos humanos não vão pedir compensações e indemnizações por danos causados, mas exigem a aplicação de “profundas reformas” que venham a garantir que fatores de ordem racial não sejam determinantes na ação da polícia.

O primeiro-ministro, e os ministros do Interior e da Justiça do governo de França foram notificados por carta.

As várias organizações não-governamentais tencionam fornecer mais detalhes sobre a ação judicial mais tarde numa conferência de imprensa, em Paris.

Esta não é a primeira vez que a polícia francesa é acusada de atitudes racistas.

Em novembro de 2020, três policias franceses foram suspensos depois de terem sido filmados a espancar um produtor de música, no seu estúdio em Paris.

O produtor de música explicou que estava a andar na rua sem máscara – violando uma das regras para conter a pandemia de covid-19 – e que entrou no estúdio assim que viu a polícia, para evitar ser multado. No entanto, os agentes seguiram-no para dentro do estúdio e atacaram-no, disse.

Perante este tipo de acontecimentos, no passado, Emmanuel Macron já tinha prometido lutar contra a violência da polícia, um fenómeno que, no entanto, salientou tratar-se de casos isolados e não de um problema generalizado às forças policiais.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.