Três policias franceses suspensos por espancarem produtor de música negro

(dr) Hafida El Ali

Michel foi agredido pela polícia francesa

Três policias franceses foram suspensos esta semana, depois de terem sido filmados a espancar um produtor de música, no seu estúdio em Paris. As autoridades francesas já estão a investigar o caso, disse o ministro do Interior.

Depois da divulgação de imagens das câmaras de vigilância, que mostram o espancamento de um homem negro por parte da polícia, as autoridades francesas estão a investigar o caso – que é já não é o primeiro numa semana.

A vítima, Michel (cujo último nome não foi revelado), contou à imprensa local esta quinta-feira que foi atacado pela polícia perto do seu estúdio de música em Paris a 21 de Novembro.

O produtor de música explicou que estava a andar na rua sem máscara – violando uma das regras para conter a pandemia de covid-19 – e que entrou no estúdio assim que viu a polícia, para evitar ser multado. No entanto, os agentes seguiram-no para dentro do estúdio e atacaram-no, disse.

“Antes de ouvir uma palavra, senti uma mão a empurrar-me ou a puxar-me, não sei bem. Não sabia o que estava a acontecer.”, contou Michel, que é o diretor da Black Gold Corp Studios, citado pelo jornal The Guardian.

No vídeo, que não tem som, Michel é visto a debater-se com três polícias – dois de uniforme, um à civil – na apertada entrada do edifício durante vários minutos. Michel disse que lutou com os homens por não ter a certeza se seriam ou não polícias.

Depois de gritar por socorro, os colegas de outro andar ajudaram-no a empurrar os três policias para fora da porta, mas os agentes partiram uma janela e atiraram uma lata de gás lacrimogéneo para dento do edifício.

“Eu estava com medo. Achei que fosse o meu último dia… Continuei a dizer: ‘Não fiz nada’ e eles gritaram para eu me deitar no chão”, contou Michel.

Já fora do edifício, os policias continuaram a espancar o produtor, até que “alguém gritou, ‘câmara, câmara’. Alguém estava a filmar de uma janela. E assim que a polícia se apercebeu, parou de nos agredir”, disse uma das vítimas.

As ações dos policias tinham, no entanto, sido capturadas por uma câmara de vigilância dentro do estúdio do produtor.

“Tive a sorte, ao contrário de muitas outras pessoas, de ter um vídeo que me protege”, afirmou Michel.

Numa entrevista à France 2, o ministro do Interior, Gerald Darmanin, disse que os agentes seriam sancionados se o delito for confirmado. “Quando as pessoas ultrapassam os limites, devem deixar de vestir o uniforme da República, devem ser sancionadas e devem ser punidas pelo sistema judicial”, afirmou.

Além disso, Darmanin disse que uma investigação interna se encontra em andamento por acusações de “violência por parte de agente público” e “declarações falsas”.

A advogada de Michel, Hafida El Ali, disse à AFP que o seu cliente esteve detido durante 48 horas com base em “mentiras da polícia que o atacou de forma ultrajante”.

Michel, que sofreu vários ferimentos no rosto e no corpo, incluindo um ferimento na cabeça que exigiu pontos, disse à Loopsider que ainda estava em choque: “Se não fosse pela câmara, estaria preso”.

“O que é que eles queriam? Se quisessem verificar os meus documentos [de identidade], poderiam apenas ter pedido. Recuso-me a acreditar que qualquer policia possa concordar com tipos como estes”, disse.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.