Três policias franceses suspensos por espancarem produtor de música negro

(dr) Hafida El Ali

Michel foi agredido pela polícia francesa

Três policias franceses foram suspensos esta semana, depois de terem sido filmados a espancar um produtor de música, no seu estúdio em Paris. As autoridades francesas já estão a investigar o caso, disse o ministro do Interior.

Depois da divulgação de imagens das câmaras de vigilância, que mostram o espancamento de um homem negro por parte da polícia, as autoridades francesas estão a investigar o caso – que é já não é o primeiro numa semana.

A vítima, Michel (cujo último nome não foi revelado), contou à imprensa local esta quinta-feira que foi atacado pela polícia perto do seu estúdio de música em Paris a 21 de Novembro.

O produtor de música explicou que estava a andar na rua sem máscara – violando uma das regras para conter a pandemia de covid-19 – e que entrou no estúdio assim que viu a polícia, para evitar ser multado. No entanto, os agentes seguiram-no para dentro do estúdio e atacaram-no, disse.

“Antes de ouvir uma palavra, senti uma mão a empurrar-me ou a puxar-me, não sei bem. Não sabia o que estava a acontecer.”, contou Michel, que é o diretor da Black Gold Corp Studios, citado pelo jornal The Guardian.

No vídeo, que não tem som, Michel é visto a debater-se com três polícias – dois de uniforme, um à civil – na apertada entrada do edifício durante vários minutos. Michel disse que lutou com os homens por não ter a certeza se seriam ou não polícias.

Depois de gritar por socorro, os colegas de outro andar ajudaram-no a empurrar os três policias para fora da porta, mas os agentes partiram uma janela e atiraram uma lata de gás lacrimogéneo para dento do edifício.

“Eu estava com medo. Achei que fosse o meu último dia… Continuei a dizer: ‘Não fiz nada’ e eles gritaram para eu me deitar no chão”, contou Michel.

Já fora do edifício, os policias continuaram a espancar o produtor, até que “alguém gritou, ‘câmara, câmara’. Alguém estava a filmar de uma janela. E assim que a polícia se apercebeu, parou de nos agredir”, disse uma das vítimas.

As ações dos policias tinham, no entanto, sido capturadas por uma câmara de vigilância dentro do estúdio do produtor.

“Tive a sorte, ao contrário de muitas outras pessoas, de ter um vídeo que me protege”, afirmou Michel.

Numa entrevista à France 2, o ministro do Interior, Gerald Darmanin, disse que os agentes seriam sancionados se o delito for confirmado. “Quando as pessoas ultrapassam os limites, devem deixar de vestir o uniforme da República, devem ser sancionadas e devem ser punidas pelo sistema judicial”, afirmou.

Além disso, Darmanin disse que uma investigação interna se encontra em andamento por acusações de “violência por parte de agente público” e “declarações falsas”.

A advogada de Michel, Hafida El Ali, disse à AFP que o seu cliente esteve detido durante 48 horas com base em “mentiras da polícia que o atacou de forma ultrajante”.

Michel, que sofreu vários ferimentos no rosto e no corpo, incluindo um ferimento na cabeça que exigiu pontos, disse à Loopsider que ainda estava em choque: “Se não fosse pela câmara, estaria preso”.

“O que é que eles queriam? Se quisessem verificar os meus documentos [de identidade], poderiam apenas ter pedido. Recuso-me a acreditar que qualquer policia possa concordar com tipos como estes”, disse.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …