Polícia detém 247 em operação de desimpedimento das ruas em Hong Kong

Lamuel Chung / Flickr

-

A polícia de Hong Kong pôs, esta quinta-feira, fim à ocupação na zona de Admiralty por manifestantes pró-democracia, numa operação que resultou a detenção de 247 pessoas, incluindo políticos e estudantes.

Ainda assim, de acordo com o jornal South China Morning Post, os líderes estudantis prometem continuar, de outras formas, a luta pela democracia, depois de 75 dias de ocupação das ruas.

Esta sexta-feira, a circulação na cidade voltou ao normal, com um fluxo ininterrupto de veículos em Admiralty, umas das zonas mais movimentadas de Hong Kong e que, nos últimos dois meses, os estudantes conseguiram bloquear.

A imprensa oficial chinesa defende que o movimento pró-democracia de Hong Kong foi “derrotado” e alerta para “forças hostis” domésticas e estrangeiras que querem destabilizar a cidade.

“A derrota da ‘revolução dos guarda-chuvas‘ enviou uma mensagem clara às forças hostis, tanto locais como estrangeiras”, escreve hoje o jornal China Daily no seu editorial.

“Em matérias de princípio, o Governo Central nunca fará concessões. E numa sociedade civil livre e próspera como a de Hong Kong não há espaço para pessoas que queiram avançar com a sua agenda de esquemas políticos”, pode ler-se.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.