Sistema eleitoral de Hong Kong vai seguir a vontade de Pequim

Os protestos de Hong Kong ficaram conhecidos como a "Revolução dos Guarda-Chuvas"

Os protestos de Hong Kong ficaram conhecidos como a “Revolução dos Guarda-Chuvas”

O chefe do Executivo de Hong Kong, CY Leung, garantiu esta quarta-feira que não haverá qualquer desvio no caminho que Pequim traçou para as eleições do território.

No seu primeiro discurso no Conselho Legislativo desde que começaram os protestos pró-democracia, Leung não fez qualquer concessão aos manifestantes e questionou o seu “entendimento” sobre a política da cidade semi-autónoma chinesa.

“O poder de Hong Kong é proveniente das autoridades centrais [em Pequim]”, lembrou, sublinhando que “a autonomia de Hong Kong é elevada, mas não é absoluta”.

Pequim decidiu que os candidatos à primeira votação popular para chefe do Executivo da cidade, em 2017, têm de ser selecionados por uma comissão, vista como próxima do poder, uma situação que muitos consideram de “falsa democracia”.

Os pró-democratas dizem ser preferível não votar do que ter restrição de candidatos, e têm instado Leung – que foi também nomeado por um comité pró-Pequim – a demitir-se.

Mas o líder do Governo afirmou que qualquer forma de voto deve ser feita de acordo com os critérios de Pequim.

“A seleção do chefe do Executivo inclui tanto elementos de eleição como de nomeação”, disse.

O governante afirmou ainda que os estudantes – que lideraram os protestos de larga escala que ocuparam as ruas da cidade por mais de dois meses – “devem procurar um entendimento pleno” da relação entre Hong Kong e Pequim, de modo a evitarem discussões “inúteis”.

Cerca de 20 deputados pró-democratas abandonaram o Conselho Legislativo e dois foram expulsos por seguranças antes do discurso de Leung.

Empunhando cartazes e chapéus-de-chuva amarelos – o símbolo do movimento pró-democracia de Hong Kong – gritaram “Abaixo CY Leung! Verdadeiro sufrágio universal!”

Seguranças rodearam dois membros do partido do Poder Popular que se recusaram a sair e continuaram a gritar “Vergonhoso”. Os homens acabaram por ser levados para foram do edifício.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Segurança Social baixa apoios a Recibos Verdes. Maioria só vai receber 219 euros

A fórmula de cálculo definida pelo Governo para o "apoio extraordinário à redução da actividade económica", que é concedido a trabalhadores independentes, os chamados Recibos Verdes, devido ao novo confinamento geral, leva a que muitos …

No primeiro telefonema com um líder estrangeiro, Biden liga a Trudeau

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou na sexta-feira com o seu homólogo canadiano, Justin Trudeau, na primeira conversa telefónica com um líder estrangeiro desde que tomou posse na quarta-feira, anunciou a Casa Branca. Os …

PS alarga vantagem sobre PSD. Chega recupera terceiro lugar (mas apenas 1% das mulheres apoia o partido)

Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Observador e para a TVI, se as eleições legislativas fossem hoje, o PS teria a preferência de 42,6% dos portugueses. O partido de António Costa continua com grande …

Caso de nova variante é de uma pessoa sul-africana residente em Lisboa

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul detetado ontem em Portugal é de uma pessoa sul-africana, residente em Lisboa, anunciaram as autoridades de saúde “O caso reporta-se a uma pessoa …

Na Rússia, dezenas de pessoas foram presas durante manifestações de apoio a Navalny

Dezenas de pessoas foram presas hoje durante manifestações organizadas na Rússia para exigir a libertação do opositor Alexei Navalny, que está em prisão preventiva, apesar das múltiplas ameaças das autoridades contra os protestos. De Moscovo a …

Arqueólogos egípcios encontram cópia de capítulo do "Livro dos Mortos"

Arqueólogos egípcios encontraram, em Sacara, uma cópia do Capítulo 17 do "Livro dos Mortos" numa zona de túmulos próximos da pirâmide do faraó Teti. De acordo com o site Live Science, que cita um comunicado do …

Senado avalia processo de destituição de Trump na semana de 8 de fevereiro

O Senado norte-americano irá ouvir na semana de 8 de fevereiro os argumentos iniciais do processo de destituição de Donald Trump por incitamento dos recentes motins do Capitólio, anunciou o senador democrata Chuck Schumer. "Todos queremos …

Portugal é o país do mundo com mais mortes. Vacinas da AstraZeneca vão chegar com atraso

Pela primeira vez, desde o início da pandemia da covid-19, Portugal é o país com maior número de vítimas mortais e mais casos de infeção por milhão de habitantes em todo o mundo. Más notícias, …

Fóssil de dinossauro dá novas pistas sobre como estes animais acasalavam

É verdade que já sabemos muitas coisas sobre dinossauros – como eram, o que comiam e a causa da sua extinção. Mas nenhum fóssil nos permitiu ainda perceber coisas tão simples como, por exemplo, em que …

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio na rede social

A rede social TikTok foi hoje bloqueada temporariamente em Itália, para utilizadores cuja idade não está confirmada, na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma. A Autoridade para …