Polémica na Web Summit. Marine Le Pen está de volta

Remi Noyon / Flickr

Marine Le Pen

O convite feito a Marine Le Pen para participar na Web Summit que se realiza entre 5 e 8 de Novembro, no Altice Meo Arena, em Lisboa, está a gerar polémica. E a SOS Racismo exige a retirada da líder da extrema-direita francesa do painel de oradores.

A notícia de que Marine Le Pen seria um dos conferencistas presentes na Web Summit em Lisboa, gerou uma onda de críticas que se alastrou pelas redes sociais. Foi tanto o burburinho negativo que no passado sábado, o nome da líder da Reunião Nacional (antiga Frente Nacional) desapareceu da lista de oradores do evento.

Mas, nesta segunda-feira, Le Pen voltou a aparecer no rol de conferencistas que é divulgado no site da Web Summit, sem que tenha surgido qualquer posição oficial da organização do evento sobre a polémica.

“Se o silêncio das entidades envolvidas até aqui já era inaceitável, agora com esta reviravolta, ele tornou-se insustentável”, acusa a SOS Racismo que “exige a retirada do convite à líder da extrema-direita francesa e que todas as entidades envolvidas na organização da Web Summit tomem publicamente posição”.

“Pensou-se que esta retirada do seu nome da lista de oradores significasse também a retirada do convite”, nota a associação que diz que está “à espera da reacção das entidades públicas e privadas envolvidas na organização, patrocínio e apoio ao evento”.

Figuras como o deputado socialista João Galamba e o eurodeputado Rui Tavares, líder do LIVRE, também se manifestaram contra a presença de Le Pen na conferência em Lisboa.

A SOS Racismo defende igualmente que “não podemos dar palco a esta narrativa, nem contribuir para o branqueamento da sua imagem, quanto mais num encontro que se quer globalizado e aberto como este”.

A associação lembra que o Estado português contribui anualmente com cerca de 1,3 milhões de euros para a organização da Web Summit. “Não podemos admitir que o erário público contribua para a vinda de uma figura do nazi-fascismo europeu” e tanto mais numa altura em que as autoridades nacionais têm manifestado preocupação com “a reorganização da extrema-direita em Portugal”, acrescenta a SOS Racismo.

Para a associação, não se trata de escolher “entre a liberdade de expressão e censura, mas sim entre a democracia e o ódio racial”.

Até ao momento, a Web Summit não tomou qualquer posição sobre a situação.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Sou totalmente adverso às ideias desta avantesma Le Pen! Uma aberração ideológica e um perigo para a Europa. Mas também sou totalmente contra a censura. Se querem convidá-la devem convidar. Se ela quer expor as suas ideias estúpidas, tem o direito de o fazer! As pessoas devem em consciência e em livre escolha, ser contra as ideias deste nojo de gaja! Mas não porque se esconda que ela existe ou porque não se lhe dê direito de falar… Isso sou contra!

    Querer só ouvir aqueles que pensam como nós, é masturbação ideológica!

  2. Hipócritas! Então estão contra o que apregoam!?
    »»» Para a associação, não se trata de escolher “entre a liberdade de expressão e censura, mas sim entre a democracia e o ódio racial”. ««««
    Censura encapotada!..

  3. Mas esses Galamba ( que raio de nome ) e outros que tais , tem medo de quê ? Mas só eles é que tem a voz da razão e o poder da comunicação ? Os comunas , portugueses e de outros países na Europa, não podem, por muito estúpidas que sejam, expor as suas ideias?
    Não é e não foi o regime comunista uma dos mais opressores das liberdades da história ?
    O povo tem de ouvir ( se quiser) todos os lados , seja a Le Pen, seja o Costa , seja o Jerónimo, a Cristas e até o nosso Sócrates e depois que tire as suas próprias conclusões .
    Agora vir para aqui o SOS Racismo berrar é ridículo. Eles que vão para Angola , e vão ver o que lhes acontece. Enfim.a hipocrisia do costume ..

  4. os sjw do costume, se fosse o Fidel, o camarada da NK ou qq outro do tipo já estaria tudo bem, mas como a dita sra não faz parte do grupinho deles ficam logo todos muito ofendidos, temos pena, que fiquem.

  5. Os ideiais de esquerda são bem mais simples do que se pensa.

    Liberdade de Expressão – Desde que esteja de acordo com a nossa ideologia pode e deve dizer-se o que se quiser.
    Democracia – Só existe conosco no Poder e com muito dinheiro para gastarmos com os nossos direitos. Assim que os problemas começam inventa-se um pantano politico, ou outra coisa qualquer, e vamos embora até a coisa estar boa.
    Direitos dos trabalhadores- O de trabalharem e nos pagarem os ordenados.
    Deveres dos Politicos – Servirem-se da nação sempre que seja oportuno e haja dinheiro.

    Tudo o resto é censuravel, falta de cultura democrática,fascismo, xenofobismo ou atentado à liberdade de expressão e direitos fundamentais do homem.

    Enfim, uns ditadores disfarçados.

    Temos todos de ser iguais a eles ou estar calados!!

    Mas que gente tão evoluida do ponto de vista democratico, cultural e pluralista!

  6. Os ditadores de esquerda, cujo passado, e actualmente , são de opressão e morte, não gostam de quem lhes faz frente. Democracia, para estes tiranos é iludir o povo. E o que de facto é aquilo que eles chamam de estrema direita? Se não uma grande camada de europeus cansados das políticas neoliberais fascistas, do politicamente correcto, das mortes em ataques terroristas, aceitação da invasão europeia por chamados “ refugiados “ etc. O povo tem o direito de ouvir outras opiniões que não se enquadrem no neoliberal fascismo.

  7. Pura e simplesmente CENSURA da extrema esquerda! É assim que começam as ditauras, à proibição dos outros esporem as suas ideias! O proximo passo destes fdp é começar a queimar livros que vao contra as ideilogias facistas de esquerda

  8. Folgo muito, por ver que há aqui muita gente contra a estrema esquerda fascista e contra o politicamente correto. Faço minhas as vossas palavras.

RESPONDER

Infarmed já tem substituto para medicamento de Parkinson que esgotou

O Infarmed, Autoridade Nacional do Medicamento, garantiu uma alternativa ao Sinemet, medicamento para a doença de Parkinson que está esgotado nas farmácias portuguesas. "Na sequência das diversas reuniões com as empresas que têm medicamentos nesta área, …

Outono chega no domingo com temperaturas de verão

O outono começa no domingo com temperaturas acima dos 30 graus Celsius, podendo aproximar-se dos 40 nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Vale do Tejo, segundo Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e …

Sánchez disposto a ir ao senado explicar “erro numa passagem” do seu livro

O primeiro-ministro espanhol disse, esta quinta-feira, que está disposto a ir ao senado explicar o "erro numa passagem" de um livro que escreveu e que "vai ser corrigido", avisando a oposição que vai continuar a …

Empresa austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou esta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico - material que é precisamente fabricado a partir deste recurso natural. A inovadora …

José Sócrates promete escrever um livro sobre a "traição" do PS

O ex-primeiro-ministro socialista compara a sua situação com a do ex-Presidente brasileiro Lula da Silva. A única diferença, segundo José Sócrates, é que "o PT manteve-se sempre ao lado de Lula". Numa entrevista ao Folha de …

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e houve muito amor à mistura)

O que é que acontece quando um polvo consome drogas, mais concretamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de realizar essa experiência. De acordo com o Science Alert, a equipa de investigadores deu MDMA, substância psicotrópica …

Recapitalização da CGD faz disparar défice de 0,9% para 3%

Sem a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o défice orçamental de 2017 situar-se-ia nos 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Mas o cheque de quase 4 mil milhões de euros que o Governo …

Jovem foi violada quando estava inconsciente. Tribunal fala em "sedução mútua"

Uma jovem de 26 anos foi violada por dois indivíduos quando estava desmaiada, numa discoteca em Vila Nova de Gaia. A Relação do Porto entendeu que os criminosos não devem ser condenados a uma pena …

7 dos 10 políticos mais ricos de Portugal são do PS. Basílio tem 11 milhões

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, tem um património superior a 11,5 milhões de euros, sendo assim o político em funções mais rico de Portugal. Os dados são avançados pela revista Sábado …

Trump ameaça paralisar Governo se não houver dinheiro para o muro

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta sexta-feira travar um acordo orçamental que permitiria evitar a paralisação das instituições federais do país, por este não prever financiamento para construir o seu desejado muro na fronteira …