Polanski vence prémio de melhor realizador. Atrizes abandonam a sala em protesto

Roman Polanski venceu o prémio César em França de melhor realização pelo filme “Um oficial e um espião”, numa cerimónia realizada esta sexta-feira, o que levou várias atrizes a sair da sala em protesto.

Segundo o jornal francês Le Monde, cerca de dez pessoas deixaram a sala nesse momento. A realizadora Céline Sciamma, de “Retrato de Uma Rapariga em Chamas”, também candidata, seguiu Haenel.

Na cerimónia, a atriz Adele Haenel, que no ano passado disse ter sido abusada sexualmente quando era adolescente por outro realizador, levantou-se e saiu da sala, com sinais evidentes de descontentamento. Haenel tinha dito que premiar Polanski equivaleria a “cuspir no rosto das vítimas”.

Polanski não esteve presente no evento, a maior noite do calendário do cinema francês, com prémios equivalentes aos Óscares. O realizador alegou que temia pela sua segurança e ainda esta sexta-feira, antes da cerimónia, realizaram-se protestos contra o realizador de origem polaca, com grupos feministas e outros a manifestarem-se.

Os protestos prosseguiram no final da cerimónia, à porta da sala Pleyel. O filme de Polanski recebeu mais dois César: melhor adaptação e melhor guarda-roupa.

O prémio de Melhor Filme foi para “Les Miserables”, de Ladj Ly.

//

PARTILHAR

RESPONDER

Sérgio Conceição galardoado com Dragão de Ouro para Treinador do Ano

O treinador da equipa principal de futebol do FC Porto recebeu, esta segunda-feira, o Dragão de Ouro para Treinador do Ano, galardão entregue pelo presidente do clube. Sérgio Conceição venceu o prémio pela segunda vez na …

Os quatro negócios da China em Portugal que os EUA querem travar (e porquê)

O embaixador norte-americano George Glass avisou que Portugal "tem de escolher agora" entre a "parceira" China ou os "aliados" EUA em processos como o 5G, a entrada da CCCC na Mota-Engil ou a construção do …

Manchester United faz oferta de 15 milhões por Alex Telles

O Manchester United fez uma primeira oferta pelo lateral-esquerdo brasileiro que ronda os 15 milhões de euros. De acordo com o jornal The Guardian, o Manchester United fez uma oferta a rondar os 15 milhões de …

Os persas "inventaram" o aço inoxidável há mil anos

Uma série de descobertas arqueológicas sugerem que os metalúrgicos persas fizeram uma liga de ferro e crómio - que pode ser considerada o precursor do aço inoxidável moderno - já no segundo milénio. A descoberta, …

Catarina Martins acusa PS de acenar com crise política quando negociações são "mais incómodas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, apontou, na segunda-feira, que “há quem tenha vontade de ter uma crise política”, e que o PS habitualmente utiliza este argumento quando “as negociações são mais …

Diogo Jota marca na reviravolta do Liverpool sobre o Arsenal

O avançado estreou-se, esta segunda-feira, na Premier League pelo Liverpool, marcando o terceiro golo do campeão inglês, na reviravolta sobre o Arsenal (3-1). Diogo Jota, avançado luso contratado ao Wolverhampton, e que tinha jogado pelos reds …

"Absolutamente insano". Ao lado de von der Leyen, Costa rejeita crise política e pede “noção de emergência”

O primeiro-ministro afirmou esta segunda-feira que seria “absolutamente insano” se Portugal entrasse em crise política na atual conjuntura internacional e adiantou que as negociações do Orçamento com os parceiros de esquerda registam “avanços positivos“. Esta posição …

"Rotas Cruzadas 2". PSP detém 3 pessoas em megaoperação contra o tráfico de droga

A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a levar a cabo, na manhã desta terça-feira, uma megaoperação de combate ao tráfico de droga - "Rotas Cruzadas 2" - nos concelhos de Lisboa, Sintra, Leiria, Batalha …

Quantos ovos pode consumir por semana sem prejudicar o coração? Os cientistas já têm um número

Uma equipa internacional de cientistas concluiu que o consumo de quatro ovos por semana não compromete a saúde do coração da população em geral. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista European Journal …

“Mal vai o país” se líder da oposição e primeiro-ministro não conseguirem dialogar

O presidente do PSD, Rui Rio, considerou que "mal vai o país" se o líder da oposição e o primeiro-ministro deixarem degradar de tal forma a sua relação pessoal e política que quebrem todas as …