Direção da Academia de Cinema francesa demite-se. Polanski e desigualdade de género são os motivos

Georges Biard / Wikimedia

O realizador polaco Roman Polanski (esq) em 2011, com a atriz Emmanuelle Seigner

O corpo administrativo da Associação para a Promoção do Cinema, que tutela a Académie des Arts et Technique du Cinéma, responsável pelos prémios César, pediu demissão em massa.

Após várias semanas de controvérsia sobre a nomeação do novo filme de Roman Polanski – J’Accuse – O Oficial e o Espião – o corpo administrativo da Associação para a Promoção do Cinema, que tutela a Académie des Arts et Technique du Cinéma, responsável pelos prémios César – o equivalente francês aos Óscares – pediu demissão.

As saídas ocorrem duas semanas antes da cerimónia de entrega dos prémios. “Para honrar aqueles que fizeram filmes em 2019, para recuperar a serenidade e fazer deste festival de cinema uma celebração, o painel de realizadores tomou a decisão unânime de se demitir”, referiu, em comunicado, a academia de cinema francesa.

Um dos motivos de mal-estar é a situação do cineasta Roman Polanski, acusado de violação. O filme de Polanski versa sobre um oficial francês judeu que é acusado de ser um espião da Alemanha, nos anos 80. O filme está nomeado para um total de 12 categorias, mais do que os restantes a concurso, o que incomoda feministas e a opinião pública.

O diretor franco-polaco chegou a fugir dos Estados Unidos depois de se ter declarado culpado de ter mantido relações sexuais com uma menor de 13 anos, em 1977, e de ter cumprido uma pequena pena de prisão. Polanski foi expulso da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, em 2018.

A demissão ocorre pouco depois da publicação de uma nota no Le Monde, na qual cerca de 400 personalidades francesas do cinema – incluindo Omar Sy, Bertrand Tavernier, Michel Hazanavicius e Jacques Audiard – reivindicam um “reforma profunda” na Academia em nome da diversidade e transparência.

Entidades como Osez le féminisme! [“Ousem o feminismo!”] convocaram uma manifestação em frente ao Pleyel de Paris, local onde se realizará a cerimónia de entrega dos prémios César, no dia 28 de fevereiro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …