//

Direção da Academia de Cinema francesa demite-se. Polanski e desigualdade de género são os motivos

Georges Biard / Wikimedia

O realizador polaco Roman Polanski (esq) em 2011, com a atriz Emmanuelle Seigner

O corpo administrativo da Associação para a Promoção do Cinema, que tutela a Académie des Arts et Technique du Cinéma, responsável pelos prémios César, pediu demissão em massa.

Após várias semanas de controvérsia sobre a nomeação do novo filme de Roman Polanski – J’Accuse – O Oficial e o Espião – o corpo administrativo da Associação para a Promoção do Cinema, que tutela a Académie des Arts et Technique du Cinéma, responsável pelos prémios César – o equivalente francês aos Óscares – pediu demissão.

As saídas ocorrem duas semanas antes da cerimónia de entrega dos prémios. “Para honrar aqueles que fizeram filmes em 2019, para recuperar a serenidade e fazer deste festival de cinema uma celebração, o painel de realizadores tomou a decisão unânime de se demitir”, referiu, em comunicado, a academia de cinema francesa.

Um dos motivos de mal-estar é a situação do cineasta Roman Polanski, acusado de violação. O filme de Polanski versa sobre um oficial francês judeu que é acusado de ser um espião da Alemanha, nos anos 80. O filme está nomeado para um total de 12 categorias, mais do que os restantes a concurso, o que incomoda feministas e a opinião pública.

O diretor franco-polaco chegou a fugir dos Estados Unidos depois de se ter declarado culpado de ter mantido relações sexuais com uma menor de 13 anos, em 1977, e de ter cumprido uma pequena pena de prisão. Polanski foi expulso da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, em 2018.

A demissão ocorre pouco depois da publicação de uma nota no Le Monde, na qual cerca de 400 personalidades francesas do cinema – incluindo Omar Sy, Bertrand Tavernier, Michel Hazanavicius e Jacques Audiard – reivindicam um “reforma profunda” na Academia em nome da diversidade e transparência.

Entidades como Osez le féminisme! [“Ousem o feminismo!”] convocaram uma manifestação em frente ao Pleyel de Paris, local onde se realizará a cerimónia de entrega dos prémios César, no dia 28 de fevereiro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.