“Poesia de emergência”. Espanhóis criam número de telefone para quem quiser ouvir poemas

O projeto “Poesia de Emergência” nasceu no início de 2018 e tem mais de uma centena de voluntários que recitam poemas próprios autores conhecidos. Basta ligar para um número.

 

A ideia, que já tem voluntários em quatro cidades espanholas, pretende que quem quiser ouvir poesia ligue para o número de telefone (0034) 659861032. Um voluntário atenderá e recitará um poema seu ou de um autor conhecido.

“Pedimos aos voluntários que atendam o telefone quando lhes é possível. Quando estão numa reunião, por exemplo, têm o telemóvel em silêncio, quando saem da reunião o telefone toca. Atendem, apresentam o projeto “Poesia de Emergência”, recitam o poema e despedem-se. Já está”, explicou o Edu Bernal, um dos criadores do projeto e gestor cultural de Barcelona, em declarações à TSF.

No início, recebiam duas ou três chamadas por semana. Mas, recentemente, chegaram a atender o telefone 500 vezes no mesmo dia. “Una locura”, confessa Edu Bernal, um dos criadores do projeto.

As pessoas chegam até ao nosso contacto normalmente porque o viram num autocolante, na casa de banho de um restaurante, num semáforo ou viram na Internet alguma notícia sobre nós. Daí surge a chamada”, conta.

Qualquer pessoa se pode inscrever como voluntário, mas há regras a cumprir, como não conversar com quem está do outro lado da linha.

“A ideia é que qualquer pessoa possa atender o telefone. Se gostas de poesia e te apetece recitar, temos uma lista na nossa página de Internet onde te podes inscrever. O coordenador, quando precisa de voluntários, procura aí. Podes ser um poeta que quer recitar os seus próprios poemas ou os de um amigo, há atores, amantes de poesia, professores, há de tudo. É muito variado”, adiantou Bernal.

O poemas não são apenas espanhóis. Já se recitaram poemas em catalão, basco e em italiano.

A iniciativa foi distinguida pelo Ministério da Cultura de Espanha como o melhor projeto de promoção de leitura.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertas três novas espécies de pterossauro em Marrocos

Cientistas encontraram três novas espécies de pterossauro, que viveram no deserto do Sahara, há 100 milhões de anos, em Marrocos. De acordo com o site EurekAlert!, estas três novas espécies de pterossauro faziam parte de um …

Texto português do século XVI mostra eficácia da quarentena

Um especialista australiano descobriu num texto português do século XVI uma prova de que a quarentena ou o isolamento podem impedir a globalização de uma doença como a covid-19, que já provocou mais de 30 …

Coronavírus. Mercados chineses continuam a vender morcegos

Nem com a pandemia de covid-19 a China abre mão dos seus velhos hábitos. Embora o novo coronavírus tenha tido origem num mercado de animais exóticos, em Wuhan, muitos destes sítios continuam a funcionar normalmente …

No Twitter, o discurso de ódio contra chineses cresceu 900%

A L1ght, uma empresa que mede a toxicidade das plataformas digitais, partilhou recentemente um relatório no qual revela que o discurso de ódio contra a China e contra os chineses teve um crescimento de 900%. Donald …

Há mais pessoas em quarentena do que vivas durante a 2ª Guerra Mundial

Um terço da população mundial - 2,6 mil milhões de pessoas - está em quarentena. São mais seres humanos em isolamento do que aqueles que estavam vivos para testemunhar a 2ª Guerra Mundial. Na terça-feira, o …

Biblioteca virtual no Minecraft dá voz a jornalistas censurados de todo o mundo

Enquanto governos de todo o mundo reprimem a liberdade jornalística e censuram a sua imprensa nacional, a Reporters Without Borders está a trabalhar para chegar ao público através de um canal improvável: uma enorme biblioteca …

Há mais 19 mortos em Portugal. Número de casos confirmados perto dos 6.000

Portugal registou, este domingo, mais 19 mortes devido ao surto de covid-19. O número de casos confirmados é de 5.962, mais 792 em relação aos números de sábado. A Direção-Geral de Saúde revelou este domingo o …

Criança de 14 anos morre com covid-19 no Hospital da Feira

Uma criança de 14 anos morreu, este domingo, no Hospital de São Sebastião, na Feira, vítima de covid-19. Sofria de psoríase, doença que pode debilitar o sistema imunitário. O rapaz era morador em Ovar e tinha …

A Estação Matternet é um "portal seguro de drones" para hospitais

O sistema é simples: a equipa médica do hospital coloca as amostras que precisam de ser testadas no interior da estação, e esta encarrega-se automaticamente de as colocar num drone. Depois, o topo da torre …

Espanha atinge recorde: Morreram 838 pessoas nas últimas 24 horas

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 838 mortos com o novo coronavírus, voltando a aumentar o número de falecidos num só dia e elevando o balanço total para 6.528, de acordo com a última atualização …