/

“Poesia de emergência”. Espanhóis criam número de telefone para quem quiser ouvir poemas

O projeto “Poesia de Emergência” nasceu no início de 2018 e tem mais de uma centena de voluntários que recitam poemas próprios autores conhecidos. Basta ligar para um número.

 

A ideia, que já tem voluntários em quatro cidades espanholas, pretende que quem quiser ouvir poesia ligue para o número de telefone (0034) 659861032. Um voluntário atenderá e recitará um poema seu ou de um autor conhecido.

“Pedimos aos voluntários que atendam o telefone quando lhes é possível. Quando estão numa reunião, por exemplo, têm o telemóvel em silêncio, quando saem da reunião o telefone toca. Atendem, apresentam o projeto “Poesia de Emergência”, recitam o poema e despedem-se. Já está”, explicou o Edu Bernal, um dos criadores do projeto e gestor cultural de Barcelona, em declarações à TSF.

No início, recebiam duas ou três chamadas por semana. Mas, recentemente, chegaram a atender o telefone 500 vezes no mesmo dia. “Una locura”, confessa Edu Bernal, um dos criadores do projeto.

As pessoas chegam até ao nosso contacto normalmente porque o viram num autocolante, na casa de banho de um restaurante, num semáforo ou viram na Internet alguma notícia sobre nós. Daí surge a chamada”, conta.

Qualquer pessoa se pode inscrever como voluntário, mas há regras a cumprir, como não conversar com quem está do outro lado da linha.

“A ideia é que qualquer pessoa possa atender o telefone. Se gostas de poesia e te apetece recitar, temos uma lista na nossa página de Internet onde te podes inscrever. O coordenador, quando precisa de voluntários, procura aí. Podes ser um poeta que quer recitar os seus próprios poemas ou os de um amigo, há atores, amantes de poesia, professores, há de tudo. É muito variado”, adiantou Bernal.

O poemas não são apenas espanhóis. Já se recitaram poemas em catalão, basco e em italiano.

A iniciativa foi distinguida pelo Ministério da Cultura de Espanha como o melhor projeto de promoção de leitura.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.