Podemos de Plabo Iglésias elogia Rui Rio (e aponta-o como exemplo para a oposição espanhola)

José Coelho / Lusa

O líder do PSD, Rui Rio

Depois dos elogios espanhóis a António Costa por atacar as declarações do ministro das Finanças holandês, os aplausos do país vizinho vão para Rui Rio.

No primeiro discurso, Rui Rio prometeu a António Costa que “no combate a esta calamidade o PSD não é oposição; é colaboração”. “Senhor primeiro-ministro, conte com a colaboração do PSD. Tudo o que nós pudermos, ajudaremos. Desejo-lhe coragem, nervos de aço e muita sorte, pois a sua sorte será a nossa sorte”, disse.

Na segunda intervenção parlamentar, no debate do prolongamento do Estado de Emergência, Rio atacou os bancos, dizendo que “se a banca apresentar em 2020 e 2021 lucros avultados, isso será uma vergonha e uma ingratidão para com os portugueses”.

“O PSD apoia o Governo neste combate. Para mim, neste combate este não é um governo de um partido adversário, é o Governo de Portugal que todos temos de ajudar neste momento”, disse Rui Rio.

O partido espanhol Podemos, de Pablo Iglésias, não ficou indiferente ao discurso de Rio e partilhou-o no Twitter, com legendas em castelhano. ”Assim é a oposição em Portugal. Tão perto e ao mesmo tempo tão longe”, lê-se na conta oficial do partido liderado pelo vice-primeiro-ministro espanhol Pablo Iglesias.

https://twitter.com/PODEMOS/status/1247551332707381248?ref_src=twsrc^tfw|twcamp^tweetembed|twterm^1247551332707381248

O Podemos, que está neste momento no Governo de coligação com o PSOE, concorda com as declarações do líder do PSD.

No Twitter, multiplicaram-se os comentários a elogiar Portugal e a gestão de toda a pandemia. “O melhor é que o Governo de Portugal, com 300 mortos, está a fazer tudo melhor que Espanha, com 14 mil. É só uma ideia”, lê-se nos comentários.

Porém, de acordo com o jornal i, os elogios também vieram da imprensa espanhola. “Portugal a dar o exemplo outra vez: o discurso do líder da oposição que o mundo aplaude”, escreveu o jornal desportivo AS.

ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Pois, é verdade: estamos a fazer muito melhor do que em Espanha. Parabéns ao Governo (no qual não votei e no qual não me revejo, mas tem trabalhado bem e é justo reconhecê-lo), à Administração Pública (tantas vezes vilipendiada por inúteis e invejosos burgessos) e à oposição (tudo é mais fácil quando todos remamos para o mesmo lado – o país tem de estar acima das lutas e tricas politico-partidárias).
    O problema de estarmos a fazer muito bem desta vez é apenas um: é a excepção, não a regra! Infelizmente!

    • Não se entende o que V.ª Ex.ª escreveu. O Dr. Rio Rio é uma dessas exceções porque revela ser honesto ou porque revela não o ser?

      • Heheheee… essa de meter o Rui Rio e o comentador alucinado da CMTV na mesma frase como se fossem tivessem alguma coisa em comum, só pode ser piada!…

  2. Mas quando já se sabia, há meses, dos perigos do covid e como se estava a espalhar, decidiu manter a única fronteira aberta e os aeroportos sem qualquer controlo à entrada. Também não fez qualquer preparação do cenário, como p.ex.comprar o material e equipamentos que seriam necessários e que só agora (casa arrombada….) é que vai comprando e faltando.
    É obrigação do governo pensar no bem estar das pessoas e devia ter olhado para os bons exemplos que já eram conhecidos, como Macau e Taiwan.
    Não é desculpa só olhar para os maus exemplos e dizer que os vizinhos também fizeram mal ou pior. Se tivesse actuado antes poderíamos começar a abrir mais cedo a economia, pois é dai que vem lá a maior desgraça.

RESPONDER

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …

CSD tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …