//

Podemos de Plabo Iglésias elogia Rui Rio (e aponta-o como exemplo para a oposição espanhola)

18

José Coelho / Lusa

O líder do PSD, Rui Rio

Depois dos elogios espanhóis a António Costa por atacar as declarações do ministro das Finanças holandês, os aplausos do país vizinho vão para Rui Rio.

No primeiro discurso, Rui Rio prometeu a António Costa que “no combate a esta calamidade o PSD não é oposição; é colaboração”. “Senhor primeiro-ministro, conte com a colaboração do PSD. Tudo o que nós pudermos, ajudaremos. Desejo-lhe coragem, nervos de aço e muita sorte, pois a sua sorte será a nossa sorte”, disse.

Na segunda intervenção parlamentar, no debate do prolongamento do Estado de Emergência, Rio atacou os bancos, dizendo que “se a banca apresentar em 2020 e 2021 lucros avultados, isso será uma vergonha e uma ingratidão para com os portugueses”.

“O PSD apoia o Governo neste combate. Para mim, neste combate este não é um governo de um partido adversário, é o Governo de Portugal que todos temos de ajudar neste momento”, disse Rui Rio.

O partido espanhol Podemos, de Pablo Iglésias, não ficou indiferente ao discurso de Rio e partilhou-o no Twitter, com legendas em castelhano. ”Assim é a oposição em Portugal. Tão perto e ao mesmo tempo tão longe”, lê-se na conta oficial do partido liderado pelo vice-primeiro-ministro espanhol Pablo Iglesias.

https://twitter.com/PODEMOS/status/1247551332707381248?ref_src=twsrc^tfw|twcamp^tweetembed|twterm^1247551332707381248

O Podemos, que está neste momento no Governo de coligação com o PSOE, concorda com as declarações do líder do PSD.

No Twitter, multiplicaram-se os comentários a elogiar Portugal e a gestão de toda a pandemia. “O melhor é que o Governo de Portugal, com 300 mortos, está a fazer tudo melhor que Espanha, com 14 mil. É só uma ideia”, lê-se nos comentários.

Porém, de acordo com o jornal i, os elogios também vieram da imprensa espanhola. “Portugal a dar o exemplo outra vez: o discurso do líder da oposição que o mundo aplaude”, escreveu o jornal desportivo AS.

ZAP //

18 Comments

  1. Pois, é verdade: estamos a fazer muito melhor do que em Espanha. Parabéns ao Governo (no qual não votei e no qual não me revejo, mas tem trabalhado bem e é justo reconhecê-lo), à Administração Pública (tantas vezes vilipendiada por inúteis e invejosos burgessos) e à oposição (tudo é mais fácil quando todos remamos para o mesmo lado – o país tem de estar acima das lutas e tricas politico-partidárias).
    O problema de estarmos a fazer muito bem desta vez é apenas um: é a excepção, não a regra! Infelizmente!

    • Não se entende o que V.ª Ex.ª escreveu. O Dr. Rio Rio é uma dessas exceções porque revela ser honesto ou porque revela não o ser?

      • Na política a honestidade parece ser cada vez mais uma excepção. Na minha opinião, Rui Rio parece pertencer ao grupo restrito dos coerentes, destemidos e honestos.
        Cumprimentos

      • Heheheee… essa de meter o Rui Rio e o comentador alucinado da CMTV na mesma frase como se fossem tivessem alguma coisa em comum, só pode ser piada!…

      • Não esqueça de votar Ventura tal como eu, o rui vai dar uma deliciosa oposição colaborante!

  2. Mas quando já se sabia, há meses, dos perigos do covid e como se estava a espalhar, decidiu manter a única fronteira aberta e os aeroportos sem qualquer controlo à entrada. Também não fez qualquer preparação do cenário, como p.ex.comprar o material e equipamentos que seriam necessários e que só agora (casa arrombada….) é que vai comprando e faltando.
    É obrigação do governo pensar no bem estar das pessoas e devia ter olhado para os bons exemplos que já eram conhecidos, como Macau e Taiwan.
    Não é desculpa só olhar para os maus exemplos e dizer que os vizinhos também fizeram mal ou pior. Se tivesse actuado antes poderíamos começar a abrir mais cedo a economia, pois é dai que vem lá a maior desgraça.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.