Podemos de Plabo Iglésias elogia Rui Rio (e aponta-o como exemplo para a oposição espanhola)

José Coelho / Lusa

O líder do PSD, Rui Rio

Depois dos elogios espanhóis a António Costa por atacar as declarações do ministro das Finanças holandês, os aplausos do país vizinho vão para Rui Rio.

No primeiro discurso, Rui Rio prometeu a António Costa que “no combate a esta calamidade o PSD não é oposição; é colaboração”. “Senhor primeiro-ministro, conte com a colaboração do PSD. Tudo o que nós pudermos, ajudaremos. Desejo-lhe coragem, nervos de aço e muita sorte, pois a sua sorte será a nossa sorte”, disse.

Na segunda intervenção parlamentar, no debate do prolongamento do Estado de Emergência, Rio atacou os bancos, dizendo que “se a banca apresentar em 2020 e 2021 lucros avultados, isso será uma vergonha e uma ingratidão para com os portugueses”.

“O PSD apoia o Governo neste combate. Para mim, neste combate este não é um governo de um partido adversário, é o Governo de Portugal que todos temos de ajudar neste momento”, disse Rui Rio.

O partido espanhol Podemos, de Pablo Iglésias, não ficou indiferente ao discurso de Rio e partilhou-o no Twitter, com legendas em castelhano. ”Assim é a oposição em Portugal. Tão perto e ao mesmo tempo tão longe”, lê-se na conta oficial do partido liderado pelo vice-primeiro-ministro espanhol Pablo Iglesias.

https://twitter.com/PODEMOS/status/1247551332707381248?ref_src=twsrc^tfw|twcamp^tweetembed|twterm^1247551332707381248

O Podemos, que está neste momento no Governo de coligação com o PSOE, concorda com as declarações do líder do PSD.

No Twitter, multiplicaram-se os comentários a elogiar Portugal e a gestão de toda a pandemia. “O melhor é que o Governo de Portugal, com 300 mortos, está a fazer tudo melhor que Espanha, com 14 mil. É só uma ideia”, lê-se nos comentários.

Porém, de acordo com o jornal i, os elogios também vieram da imprensa espanhola. “Portugal a dar o exemplo outra vez: o discurso do líder da oposição que o mundo aplaude”, escreveu o jornal desportivo AS.

ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Pois, é verdade: estamos a fazer muito melhor do que em Espanha. Parabéns ao Governo (no qual não votei e no qual não me revejo, mas tem trabalhado bem e é justo reconhecê-lo), à Administração Pública (tantas vezes vilipendiada por inúteis e invejosos burgessos) e à oposição (tudo é mais fácil quando todos remamos para o mesmo lado – o país tem de estar acima das lutas e tricas politico-partidárias).
    O problema de estarmos a fazer muito bem desta vez é apenas um: é a excepção, não a regra! Infelizmente!

    • Não se entende o que V.ª Ex.ª escreveu. O Dr. Rio Rio é uma dessas exceções porque revela ser honesto ou porque revela não o ser?

      • Heheheee… essa de meter o Rui Rio e o comentador alucinado da CMTV na mesma frase como se fossem tivessem alguma coisa em comum, só pode ser piada!…

  2. Mas quando já se sabia, há meses, dos perigos do covid e como se estava a espalhar, decidiu manter a única fronteira aberta e os aeroportos sem qualquer controlo à entrada. Também não fez qualquer preparação do cenário, como p.ex.comprar o material e equipamentos que seriam necessários e que só agora (casa arrombada….) é que vai comprando e faltando.
    É obrigação do governo pensar no bem estar das pessoas e devia ter olhado para os bons exemplos que já eram conhecidos, como Macau e Taiwan.
    Não é desculpa só olhar para os maus exemplos e dizer que os vizinhos também fizeram mal ou pior. Se tivesse actuado antes poderíamos começar a abrir mais cedo a economia, pois é dai que vem lá a maior desgraça.

RESPONDER

"Não haverá acordo" se Londres não respeitar compromissos, avisa Michel Barnier

O negociador europeu para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), Michel Barnier, sublinhou no domingo que "o tempo urge", avisando que não haverá acordo se Londres permanecer nas posições anteriores. "O Reino Unido …

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …