//

Podem os telemóveis acabar com a fome no Mundo?

cimmyt / Flickr

Um agricultor de Bihar, na India

Um agricultor de Bihar, na India

A relação entre os telemóveis e a alimentação pode ser mais estreita do que pensamos. Tanto assim é, que para os pequenos agricultores de todo o mundo, um simples telemóvel se converteu numa das ferramentas mais poderosas ao seu dispor para garantir uma boa colheita – e com isso, assegurar alimentos para a sua comunidade.

Segundo diz o antigo Secretário da Agricultura dos Estados Unidos, Dan Glickman, num artigo publicado na National Geographic, os agricultores estão a usar a tecnologia para melhorar a sua capacidade de cultivo e aumentar o sucesso das suas colheitas.

De acordo com Glickman, “os agricultores usam por exemplo os telemóveis para recolher e partilhar informação meteorológica, dados de precipitação, tendências e preços de mercado das sementes“.

“E isto”, diz Glickman, citado pela RT, “permite que milhares de agricultores em todo o mundo estejam a aumentar a produção das suas colheitas – precisamente quando o Mundo mais precisa delas”.

O ex-congressista afirma que cerca de metade dos 805 milhões de habitantes da Terra que sofrem de fome crónicas são pequenos produtores agrícolas, sem acesso a recursos capazes de lhe assegurar colheitas suficientes para levar comida à mesa de família.

CGIAR Climate / Flickr

Uma agricultora na Tanzânia consulta o seu telemóvel

Uma agricultora na Tanzânia consulta o seu telemóvel

Glickman defende que “a seca, as doenças, as pragas e contaminações pós-colheita são as principais causas de insucesso das colheitas”.

Dan Glickman realça que todas as vantagens que um telemóvel pode trazer a um agricultor “são inúteis para os milhões de agricultores que são analfabetos”.

Mais do que isso, destaca Glickman, “a desigualdade de género é uma ameaça. Milhares de mulheres agricultoras em todo o Mundo são mantidas afastadas das novas tecnologias – apesar de representarem 43% de toda a força laboral agrícola no planeta”.

USDA / Wikimedia

O antigo Secretário da Agruicultura dos Estados Unidos, Dan Glickman

A tecnologia, por si só, não vai acabar com a fome no Mundo”, diz Glickman.

Mas é a tecnologia – em particular, o acesso cada vez mais universal à tecnologia móvel – que está a mudar as regras do jogo.

A plataforma móvel iCow, por exemplo, envia aos agricultores mensagens de texto com conselhos sobre pragas, prevenção de doenças, e selecção das melhores ervas para alimentar as vacas.

Esta app ficou em primeiro lugar na lista de Melhores Apps Móveis Africanas da revista Forbes. Outras aplicações proporcionam previsões meteorológicas, ou preços de fertilizantes, em tempo real.

E ao fim do dia, esqueçam-se os drones, os satélites e outras altas tecnologias. Nesta escala, vão ser os telemóveis a fazer a diferença.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.