Pode não haver dinheiro para pagar reforma milionária de Salgado

Miguel A. Lopes / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

A notícia de que a reforma de Ricardo Salgado vai passar dos 29 mil euros mensais para os 90 mil euros chocou muita gente. Mas, afinal, pode não haver dinheiro para suportar esse aumento.

A informação é avançada pelo jornal Expresso, que revela haver um diferendo jurídico em torno de quem deverá pagar este montante, bem como as dificuldades financeiras resultantes da queda do BES como circunstâncias que complicam a situação.

Em 2014, durante o mandato de Vítor Bento no BES, as reformas destes gestores tinham sido limitadas a 29 mil euros mensais, com base no Código das Sociedades Comerciais.

Mas uma decisão da ASF, Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões, determinou o aumento da pensão de Salgado e de outros 20 gestores do antigo BES.

A decisão implica o pagamento a Ricardo Salgado de 950 mil euros de retroactivos.

A ASF ainda decidiu que deve ser a gestora do Fundo de Pensões do Novo Banco a pagar na íntegra as pensões dos ex-gestores, contrariando a medida do Banco de Portugal, aquando do processo de resolução, que tinha atribuído ao “Banco mau” esse dever.

Mas a administração do Novo Banco está contra este aumento na pensão de Salgado, no que é apoiado pelo Banco de Portugal.

Segundo o Expresso, nem a ASF, nem o Fundo de Pensões do Novo Banco “conseguiram ainda autonomizar os activos que irão responder pelo pagamento das reformas acumuladas”.

E do lado do BES, em “situação patrimonial negativa“, não se pretende “adicionar um cêntimo que seja para fazer face a actualizações necessárias”, destaca o Expresso.

Está assim criado um impasse que parece de solução impossível – e que poderá levar a que não haja dinheiro para suportar os custos das reformas de Salgado e companhia.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Um país sem lei, um autêntico país do faz de conta e não há uma “alminha” que ponha este estêrco de poderosos nos eixos, é demais tanta provocação.

  2. acho óptimo, todos os criminosos devem ser compensados…… perguntem a quem tinha o seu dinheirinho no espirito santo amen!
    país de merda ou uma m**** de país. um pais que só dá valor aos traidores do povo e da nação!

  3. Torna-se absolutamente escandaloso e moralmente ilegítimo o pagamento de reformas milionárias e não são assim tão poucas, para depois não haver possibilidades de aumentar o salário mínimo nacional para patamares dignos.

  4. Se fosse ele queixava-me então o Jardim Gonçalves recebe 170.000 e avião privado e ele só 90.000? Que pouca vergonha de país este.
    Se não há dinheiro para lhe pagarem baixem o salário mínimo que o povo aguenta ai aguenta aguenta. E quem se queixar é piegas como dizia o outro que mandou lixar as eleições.
    VIVAM os donos disto tudo.

  5. Nem reforma devia de ter. LADRÃO. Isto é mesmo 1 INJUSTÇA, esta cambada faz o quer quer e ainda recenem reforma milionários num sistema/país que está sem dinheiro?? Como é possível? Com a reforma dos 29mil está a pagar o que deve e a quem deve?? NÃOOOO. Quando vamos ter democracia a SERIO? E não demagogia?

  6. Realmente neste País em que nasci e trabalho e entrego o dinheiro aos desgovernantes com o maior sacrificio coisa que nenhum deles sabe o que é, pois o que eles ganham para aquilo que fazem é MUITO, como é que é possivel alguém que ENGANOU MILHARES DE PESSOAS tenha sequer direito a estar livre quanto mais receber o que quer que seja. MALDITA DEMOCRACIA.

RESPONDER

Centeno apela a uma utilização "sensata" da bazuca europeia

Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, disse ao FMI que apenas os  investimentos que forem produtivos irão assegurar que a dívida com que os estados se encontram não se transforme numa nova crise financeira. De …

Ministros selam acordo sobre reforma da Política Agrícola Comum

Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram a acordo sobre a reforma da Política Agrícola Comum (PAC). Seguem-se agora as negociações com o Parlamento Europeu. Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram esta quarta-feira …

Só 17% dos portugueses diz que abertura das escolas correu mal (e maioria quer teletrabalho obrigatório)

Uma sondagem da Intercampus feita para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que, cerca de um mês depois da reabertura das escolas, 42% dos portugueses entendem que o processo “decorreu de forma …

Espanha vai tornar máscaras mais baratas graças a Portugal

Espanha vai reduzir o preço das máscaras após um cidadão espanhol ter despoletado a discussão após comparar com o preço em Portugal. Uma única máscara em Espanha chegava aos 96 cêntimos. Em Espanha, uma máscara pode …

Austeridade ajudou a conter efeitos da pandemia. Crise será um "choque", mas vai "criar oportunidades"

A crise pandémica "será um choque para as economias", mas "os choques podem criar oportunidades". A análise é do economista Ricardo Reis, professor da London School of Economics, que também salienta como as políticas de …

Em abril, o vírus matava 6 vezes mais do que agora. Mas estes números podem mudar em breve

O número de infetados já bateu recordes durante o mês de outubro, mas o mesmo não de pode dizer em relação ao número de mortos. O dia com mais óbitos em Portugal ocorreu a 3 …

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …