Pode não haver dinheiro para pagar reforma milionária de Salgado

Miguel A. Lopes / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

A notícia de que a reforma de Ricardo Salgado vai passar dos 29 mil euros mensais para os 90 mil euros chocou muita gente. Mas, afinal, pode não haver dinheiro para suportar esse aumento.

A informação é avançada pelo jornal Expresso, que revela haver um diferendo jurídico em torno de quem deverá pagar este montante, bem como as dificuldades financeiras resultantes da queda do BES como circunstâncias que complicam a situação.

Em 2014, durante o mandato de Vítor Bento no BES, as reformas destes gestores tinham sido limitadas a 29 mil euros mensais, com base no Código das Sociedades Comerciais.

Mas uma decisão da ASF, Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões, determinou o aumento da pensão de Salgado e de outros 20 gestores do antigo BES.

A decisão implica o pagamento a Ricardo Salgado de 950 mil euros de retroactivos.

A ASF ainda decidiu que deve ser a gestora do Fundo de Pensões do Novo Banco a pagar na íntegra as pensões dos ex-gestores, contrariando a medida do Banco de Portugal, aquando do processo de resolução, que tinha atribuído ao “Banco mau” esse dever.

Mas a administração do Novo Banco está contra este aumento na pensão de Salgado, no que é apoiado pelo Banco de Portugal.

Segundo o Expresso, nem a ASF, nem o Fundo de Pensões do Novo Banco “conseguiram ainda autonomizar os activos que irão responder pelo pagamento das reformas acumuladas”.

E do lado do BES, em “situação patrimonial negativa“, não se pretende “adicionar um cêntimo que seja para fazer face a actualizações necessárias”, destaca o Expresso.

Está assim criado um impasse que parece de solução impossível – e que poderá levar a que não haja dinheiro para suportar os custos das reformas de Salgado e companhia.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Um país sem lei, um autêntico país do faz de conta e não há uma “alminha” que ponha este estêrco de poderosos nos eixos, é demais tanta provocação.

  2. acho óptimo, todos os criminosos devem ser compensados…… perguntem a quem tinha o seu dinheirinho no espirito santo amen!
    país de merda ou uma m**** de país. um pais que só dá valor aos traidores do povo e da nação!

  3. Torna-se absolutamente escandaloso e moralmente ilegítimo o pagamento de reformas milionárias e não são assim tão poucas, para depois não haver possibilidades de aumentar o salário mínimo nacional para patamares dignos.

  4. Se fosse ele queixava-me então o Jardim Gonçalves recebe 170.000 e avião privado e ele só 90.000? Que pouca vergonha de país este.
    Se não há dinheiro para lhe pagarem baixem o salário mínimo que o povo aguenta ai aguenta aguenta. E quem se queixar é piegas como dizia o outro que mandou lixar as eleições.
    VIVAM os donos disto tudo.

  5. Nem reforma devia de ter. LADRÃO. Isto é mesmo 1 INJUSTÇA, esta cambada faz o quer quer e ainda recenem reforma milionários num sistema/país que está sem dinheiro?? Como é possível? Com a reforma dos 29mil está a pagar o que deve e a quem deve?? NÃOOOO. Quando vamos ter democracia a SERIO? E não demagogia?

  6. Realmente neste País em que nasci e trabalho e entrego o dinheiro aos desgovernantes com o maior sacrificio coisa que nenhum deles sabe o que é, pois o que eles ganham para aquilo que fazem é MUITO, como é que é possivel alguém que ENGANOU MILHARES DE PESSOAS tenha sequer direito a estar livre quanto mais receber o que quer que seja. MALDITA DEMOCRACIA.

RESPONDER

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …

Segunda vaga de covid-19 pode levar o desemprego aos 17,6%

Caso haja uma segunda vaga da pandemia de covid-19 em Portugal, a consultora EY estima que a taxa de desemprego possa atingir os 17,6% no final do ano. De acordo com a quarta edição do "Caderno …

Juan Carlos estará num luxuoso hotel nos Emirados Árabes Unidos

O rei emérito espanhol, Juan Carlos I, que deixou no passado fim-de-semana o país sob suspeitas de corrupção, estará hospedado num luxuoso hotel nos Emirados Árabes Unidos, de acordo com o jornal espanhol ABC, que …

Diogo Leite a caminho do Valência. Acordo está quase fechado

O defesa-central do FC Porto está na porta de saída do clube azul e branco. O acordo com o Valência está quase fechado. De acordo com o jornal Record, que cita o jornal espanhol Super Deporte, …