Pode não haver dinheiro para pagar reforma milionária de Salgado

Miguel A. Lopes / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

A notícia de que a reforma de Ricardo Salgado vai passar dos 29 mil euros mensais para os 90 mil euros chocou muita gente. Mas, afinal, pode não haver dinheiro para suportar esse aumento.

A informação é avançada pelo jornal Expresso, que revela haver um diferendo jurídico em torno de quem deverá pagar este montante, bem como as dificuldades financeiras resultantes da queda do BES como circunstâncias que complicam a situação.

Em 2014, durante o mandato de Vítor Bento no BES, as reformas destes gestores tinham sido limitadas a 29 mil euros mensais, com base no Código das Sociedades Comerciais.

Mas uma decisão da ASF, Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões, determinou o aumento da pensão de Salgado e de outros 20 gestores do antigo BES.

A decisão implica o pagamento a Ricardo Salgado de 950 mil euros de retroactivos.

A ASF ainda decidiu que deve ser a gestora do Fundo de Pensões do Novo Banco a pagar na íntegra as pensões dos ex-gestores, contrariando a medida do Banco de Portugal, aquando do processo de resolução, que tinha atribuído ao “Banco mau” esse dever.

Mas a administração do Novo Banco está contra este aumento na pensão de Salgado, no que é apoiado pelo Banco de Portugal.

Segundo o Expresso, nem a ASF, nem o Fundo de Pensões do Novo Banco “conseguiram ainda autonomizar os activos que irão responder pelo pagamento das reformas acumuladas”.

E do lado do BES, em “situação patrimonial negativa“, não se pretende “adicionar um cêntimo que seja para fazer face a actualizações necessárias”, destaca o Expresso.

Está assim criado um impasse que parece de solução impossível – e que poderá levar a que não haja dinheiro para suportar os custos das reformas de Salgado e companhia.

ZAP

10 COMENTÁRIOS

  1. Um país sem lei, um autêntico país do faz de conta e não há uma “alminha” que ponha este estêrco de poderosos nos eixos, é demais tanta provocação.

  2. acho óptimo, todos os criminosos devem ser compensados…… perguntem a quem tinha o seu dinheirinho no espirito santo amen!
    país de merda ou uma m**** de país. um pais que só dá valor aos traidores do povo e da nação!

  3. Torna-se absolutamente escandaloso e moralmente ilegítimo o pagamento de reformas milionárias e não são assim tão poucas, para depois não haver possibilidades de aumentar o salário mínimo nacional para patamares dignos.

  4. Se fosse ele queixava-me então o Jardim Gonçalves recebe 170.000 e avião privado e ele só 90.000? Que pouca vergonha de país este.
    Se não há dinheiro para lhe pagarem baixem o salário mínimo que o povo aguenta ai aguenta aguenta. E quem se queixar é piegas como dizia o outro que mandou lixar as eleições.
    VIVAM os donos disto tudo.

  5. Nem reforma devia de ter. LADRÃO. Isto é mesmo 1 INJUSTÇA, esta cambada faz o quer quer e ainda recenem reforma milionários num sistema/país que está sem dinheiro?? Como é possível? Com a reforma dos 29mil está a pagar o que deve e a quem deve?? NÃOOOO. Quando vamos ter democracia a SERIO? E não demagogia?

  6. Realmente neste País em que nasci e trabalho e entrego o dinheiro aos desgovernantes com o maior sacrificio coisa que nenhum deles sabe o que é, pois o que eles ganham para aquilo que fazem é MUITO, como é que é possivel alguém que ENGANOU MILHARES DE PESSOAS tenha sequer direito a estar livre quanto mais receber o que quer que seja. MALDITA DEMOCRACIA.

RESPONDER

Templo Jodo Shinshu de Ishiyama-dera, em Otsu, Shiga, Japão

Templo em Tóquio oferece túmulos conjuntos para casais homossexuais

Um templo budista de Tóquio oferece pela primeira vez túmulos para casais do mesmo sexo, algo incomum no Japão, país que não reconhece o casamento homossexual e onde normalmente não se permite que casais que …

-

Cientistas portugueses e neozelandeses descobrem o maior polvo da Antártida

Uma equipa de investigadores portugueses e neozelandeses "analisou o maior polvo alguma vez encontrado na Antártida", anunciou a Universidade de Coimbra (UC), numa nota enviada esta quarta-feira à agência Lusa. O polvo gigante "megaleledone setebos" foi …

Encélado é o sexto maior satélite natural de Saturno

Lua de Saturno “sangra” água e calor após colisão cósmica

O polo sul de Encélado a sangrar calor e água, possivelmente devido a uma gigante colisão cósmica que ocorreu há 100 milhões de anos e provocou várias fissuras no sexto maior satélite natural de Saturno. A …

-

AT alerta para falsas mensagens de email a cobrar dividas às Finanças

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje que estão a ser enviadas para alguns contribuintes através de correio eletrónico falsas mensagens a solicitar a regularização de dívidas fiscais. "Estas mensagens são falsas e devem ser …

-

Internet não para de rir com o busto de Ronaldo na Madeira

Na manhã desta quarta-feira, o Aeroporto da Madeira recebeu uma cerimónia de homenagem a Cristiano Ronaldo e um novo nome. O evento contou com a presença do futebolista, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de …

Tomás Correia presidiu ao Montepio entre 2008 e 2015

Ex-presidente do Montepio arguido em inquérito extraído da "Operação Marquês"

O ex-presidente do Montepio Tomás Correia foi constituído arguido num processo em que é suspeito de ter recebido indevidamente 1,5 milhões de euros do empresário da construção civil José Guilherme, confirmou à agência Lusa fonte …

-

Tribo indemnizada em 1,2 milhões de euros depois de se queixar da presença de espíritos

Uma das maiores companhias aéreas brasileiras, a Gol, vai ter de pagar 1,2 milhões de euros a uma tribo indígena, devido à queda de um avião em 2006, na qual morreram 154 pessoas, noticiou esta …

Afonso Dias, condenado pelo rapto de Rui Pedro

Condenado pelo rapto de Rui Pedro libertado da cadeia de Guimarães

Afonso Dias, condenado em março de 2013 a três anos de prisão pelo desaparecimento, em 1998, de Rui Pedro, foi esta quarta-feira libertado no Estabelecimento Prisional de Guimarães, indicou à Lusa o seu advogado. Segundo o …

-

Investigação revela onde estão sepultados prisioneiros portugueses da I Guerra Mundial

Descendentes de cerca de 200 prisioneiros portugueses da primeira Guerra Mundial (1914-1918) já podem saber onde se encontram sepultados estes expedicionários, através de um trabalho de investigação publicado em livro. A investigadora Maria José Oliveira reuniu …

-

Detidos 5 futebolistas e um membro dos Super Dragões por suspeitas de corrupção

A Polícia Judiciária deteve seis pessoas, entre as quais cinco futebolistas e um elemento da claque Super Dragões, e constituiu outros oito arguidos por suspeitas de associação criminosa, corrupção ativa e corrupção passiva, no âmbito …