Pode estar a engordar com o pó da sua casa

bella mia2010 / Flickr

-

Se não quer engordar, limpe a sua casa regularmente. Este conselho pode juntar-se aos de fazer mais exercício e de comer menos, entre as estratégias para manter a boa forma física, depois de um estudo ter apurado que o pó que se acumula nas casas promove a produção de gordura.

O estudo, publicado no jornal científico Environmental Science & Technology concluiu que o pó que se aloja nas nossas casas, em escritórios, escolas e noutros espaços interiores, pode levar a que as células gordas acumulem mais triglicerídeos, ou seja, mais gordura.

O problema está nos chamados compostos desreguladores endócrinos (ou EDC), componentes sintéticos ou naturais que podem interferir com as hormonas humanas ou imitá-las.

Os EDC são muito frequentes no pó das casas, uma vez que se encontram presentes em produtos de limpeza, em plásticos, em tecidos tratados com retardadores de chama ou anti-fogo, em cosméticos e em produtos electrónicos.

“Não é claro, neste momento, que itens contribuem mais para as concentrações de EDC medidas no pó. O que sabemos é que a mobília, os isolamentos, a electrónica e outros componentes dos edifícios contêm estes químicos e que são fontes prováveis para o pó”, explica ao Seeker.com a investigadora Heather Stapleton, da Universidade Duke, nos EUA.

Esta ligação entre o pó e a gordura foi estabelecida depois de análises a amostras retiradas de espaços interiores de 11 casas da Carolina do Norte.

Dez dos 11 extractos de pó caseiro [analisados] exibiram acumulação significativa de triglicerídeos e/ou proliferação em níveis ambientalmente relevantes”, conforme destacam os investigadores no estudo.

E extractos de nove amostras “estimularam as células a dividirem-se, resultando numa maior quantidade de células de gordura precursoras“.

Os investigadores testaram 44 contaminantes no pó caseiro, entre os quais químicos como ftalatos, parabenos, pesticidas e fenólicos. E os três que revelaram os maiores efeitos de produção de gordura foram um pesticida à base de piraclostrobina, um retardante de chama e um plastificante muito usado, o DBP.

Uma história que começa no útero

Esta ligação entre gordura e EDC pode começar ainda no útero, com a exposição do feto a estes desreguladores, afectando o crescimento e a forma como se desenvolvem as células estaminais.

Um EDC pode “mudar a forma como um  adipócito (uma célula gorda) funciona na vida adulta”, refere Heather Stapleton no Seeker.com, realçando que “isto pode fazer com que seja mais fácil para estas células acumularem lípidos e conduzir a maiores ganhos de peso num indivíduo com alta exposição durante períodos perinatais, em comparação com alguém que não foi exposto”.

A abordagem da “esfregona molhada”

Adultos e crianças engolem, diariamente, várias gramas de pó e os efeitos dos EDC aí contidos “dependem da forma como entram no corpo”, explica ainda a investigadora.

“Os químicos que são inalados, por exemplo, podem entrar na circulação sanguínea e entrar em contacto com os nossos tecidos antes de passarem pelo fígado, enquanto os químicos que são ingeridos passam primeiro pelo fígado”, nota.

No caso de “alguns químicos, o metabolismo reduz as propriedades tóxicas, mas noutros, o metabolismo aumenta o potencial tóxico“, acrescenta.

Assim, além do apelo à indústria e aos Governos para que o uso de produtos e materiais com EDC seja reduzido, a investigadora avisa para a importância da “limpeza regular de casa”, nomeadamente com uma abordagem de “esfregona molhada”, como diz.

Só usar o espanador para limpar o pó não é recomendável, já que pode “aumentar a exposição devido à ressuspensão das partículas”, nota Stapleton.

“Também recomendamos lavar as mãos frequentemente, particularmente antes de comer, para reduzir ainda mais a exposição a estes químicos”, conclui a investigadora.

SV, ZAP //

1 COMENTÁRIO

  1. Se continuarem com este tipo de notícias, os mais obsecados para além de já perderem tempo a preparar comidas mais saudáveis e de fazer exercício durante as horas vagas, agiram vão perder os fins de semana a limpar a casa como se não houve-se amanhã…lá se vai o prazer de viver.

RESPONDER

Violência doméstica: 18 mulheres assassinadas este ano

18 mulheres foram assassinadas e 23 foram vítimas de tentativa de homicídio em 2017, ano que apresenta a taxa mais baixa de incidência dos últimos 14 anos registada pelo Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA). "É o …

Mais de um mês depois dos incêndios, dois homens continuam desaparecidos

Os incêndios de 15 de outubro fizeram mais de 40 mortos e, mais de um mês depois da tragédia, duas pessoas continuam desaparecidas. A PJ está a cargo das investigações, com o auxílio do Laboratório …

Decisão de mudar Infarmed para o Porto é ilegal

A decisão do Governo de mudar a sede do Infarmed de Lisboa é ilegal porque os trabalhadores não foram consultados sobre este processo. Um dado avançado pelo jornal i quando é certo que mais de …

Caso de legionella identificado em Coimbra

Um homem está internado no Hospital Geral (Covões) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra com o vírus da legionella, disse à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC). Segundo a mesma …

O fim do corte no subsídio de desemprego é meu!

Esta quarta-feira, foi aprovado o fim do corte de 10% no subsídio de desemprego, mas o que animou o debate foi a discussão entre PCP e Bloco de Esquerda sobre a proposta que deveria ser …

Governo admite que o preço da água pode subir

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, admitiu esta quinta-feira que o preço da água pode vir a subir, mas garante que as tarifas se vão manter no próximo ano, porque "já estão aprovadas". À …

Puigdemont renuncia à pensão de ex-presidente catalão e não aceita destituição

Carles Puigdemont renunciou à pensão a que tem direito como ex-presidente do governo catalão, não aceitando a sua destituição e considerando que ainda dirige o executivo "legitimo" daquela região espanhola. "O Estado continua a ser uma …

Árbitros “adiam” pedido de dispensa por 20 dias

Os árbitros de futebol, assistentes e estagiários decidiram, esta quarta-feira, entregar os pedidos de dispensa, mas dentro do prazo regulamentar de 20 dias, viabilizando assim a realização da próxima jornada. Em comunicado enviado à agência Lusa …

José Sócrates acusa o Ministério Público de manipulação

De novo no Youtube, o ex-primeiro ministro tem usado a plataforma para falar sobre as acusações de que é alvo. No mais recente vídeo, José Sócrates "desvenda" os truques da acusação. O mais recente vídeo de …

Ninguém consegue explicar os 64 misteriosos estrondos que se ouviram no céu este ano

No dia 14 de novembro, um forte estrondo foi ouvido em toda a região norte do estado do Alabama, nos Estados Unidos. Mas, só este ano, já se registaram 64 episódios semelhantes nos EUA, Reino …