Pode estar a engordar com o pó da sua casa

bella mia2010 / Flickr

-

Se não quer engordar, limpe a sua casa regularmente. Este conselho pode juntar-se aos de fazer mais exercício e de comer menos, entre as estratégias para manter a boa forma física, depois de um estudo ter apurado que o pó que se acumula nas casas promove a produção de gordura.

O estudo, publicado no jornal científico Environmental Science & Technology concluiu que o pó que se aloja nas nossas casas, em escritórios, escolas e noutros espaços interiores, pode levar a que as células gordas acumulem mais triglicerídeos, ou seja, mais gordura.

O problema está nos chamados compostos desreguladores endócrinos (ou EDC), componentes sintéticos ou naturais que podem interferir com as hormonas humanas ou imitá-las.

Os EDC são muito frequentes no pó das casas, uma vez que se encontram presentes em produtos de limpeza, em plásticos, em tecidos tratados com retardadores de chama ou anti-fogo, em cosméticos e em produtos electrónicos.

“Não é claro, neste momento, que itens contribuem mais para as concentrações de EDC medidas no pó. O que sabemos é que a mobília, os isolamentos, a electrónica e outros componentes dos edifícios contêm estes químicos e que são fontes prováveis para o pó”, explica ao Seeker.com a investigadora Heather Stapleton, da Universidade Duke, nos EUA.

Esta ligação entre o pó e a gordura foi estabelecida depois de análises a amostras retiradas de espaços interiores de 11 casas da Carolina do Norte.

Dez dos 11 extractos de pó caseiro [analisados] exibiram acumulação significativa de triglicerídeos e/ou proliferação em níveis ambientalmente relevantes”, conforme destacam os investigadores no estudo.

E extractos de nove amostras “estimularam as células a dividirem-se, resultando numa maior quantidade de células de gordura precursoras“.

Os investigadores testaram 44 contaminantes no pó caseiro, entre os quais químicos como ftalatos, parabenos, pesticidas e fenólicos. E os três que revelaram os maiores efeitos de produção de gordura foram um pesticida à base de piraclostrobina, um retardante de chama e um plastificante muito usado, o DBP.

Uma história que começa no útero

Esta ligação entre gordura e EDC pode começar ainda no útero, com a exposição do feto a estes desreguladores, afectando o crescimento e a forma como se desenvolvem as células estaminais.

Um EDC pode “mudar a forma como um  adipócito (uma célula gorda) funciona na vida adulta”, refere Heather Stapleton no Seeker.com, realçando que “isto pode fazer com que seja mais fácil para estas células acumularem lípidos e conduzir a maiores ganhos de peso num indivíduo com alta exposição durante períodos perinatais, em comparação com alguém que não foi exposto”.

A abordagem da “esfregona molhada”

Adultos e crianças engolem, diariamente, várias gramas de pó e os efeitos dos EDC aí contidos “dependem da forma como entram no corpo”, explica ainda a investigadora.

“Os químicos que são inalados, por exemplo, podem entrar na circulação sanguínea e entrar em contacto com os nossos tecidos antes de passarem pelo fígado, enquanto os químicos que são ingeridos passam primeiro pelo fígado”, nota.

No caso de “alguns químicos, o metabolismo reduz as propriedades tóxicas, mas noutros, o metabolismo aumenta o potencial tóxico“, acrescenta.

Assim, além do apelo à indústria e aos Governos para que o uso de produtos e materiais com EDC seja reduzido, a investigadora avisa para a importância da “limpeza regular de casa”, nomeadamente com uma abordagem de “esfregona molhada”, como diz.

Só usar o espanador para limpar o pó não é recomendável, já que pode “aumentar a exposição devido à ressuspensão das partículas”, nota Stapleton.

“Também recomendamos lavar as mãos frequentemente, particularmente antes de comer, para reduzir ainda mais a exposição a estes químicos”, conclui a investigadora.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se continuarem com este tipo de notícias, os mais obsecados para além de já perderem tempo a preparar comidas mais saudáveis e de fazer exercício durante as horas vagas, agiram vão perder os fins de semana a limpar a casa como se não houve-se amanhã…lá se vai o prazer de viver.

RESPONDER

Atrizes de "Smallville" envolvidas em seita de tráfico sexual. "Chloe" detida

Allison Mack, conhecida pelo seu papel na série televisiva "Smallville", foi detida e acusada de tráfico sexual pela sua alegada ligação à seita Nxivm. Allison Mack, de 35 anos, atriz da série "Smallville", deverá comparecer em …

Naturopata tratou criança de 4 anos com saliva de cão raivoso

Uma naturopata canadiana tratou um criança hiperativa de 4 anos com saliva de um cão raivoso. O anúncio surpreendeu a comunidade médica internacional, que reagiu de forma negativa. Uma naturopata canadiana assumiu no seu blogue pessoal …

Ilha troca de país a cada seis meses

No meio do rio Bidasoa, entre França e Espanha, há uma ilha que vai alternando de nacionalidade de seis em seis meses. A ilha mede apenas 38 metros de largura e 215 de comprimento, medidas que lhe …

Cientistas criam implante vaginal que promete proteger as mulheres do VIH

O novo dispositivo desenvolvido por cientistas na Universidade de Waterloo, no Canadá, faz com que o número de células do VIH que se fixam no trato genital feminino diminua. Já há um implante que protege as …

Mais de 20 mortos em protestos na Nicarágua

Mais de duas de dezenas de pessoas, entre as quais um jornalista, morreram durante os protestos na Nicarágua contra a reforma da segurança social do Governo de Daniel Ortega. A Associated Press (AP) relata que num …

Não há evidências que provem que os animais conseguem prever terremotos

Uma nova revisão estatística conclui que a evidência de que os animais conseguem prever terramotos é bastante insubstancial. Se acha que os animais presentem quando um terramoto está a chegar, desengane-se: está amplamente implícito que os …

Falsa BBC anuncia guerra nuclear e deixa o mundo alarmado

Uma conta de YouTube publicou um vídeo em que o suposto jornalista da BBC anunciava uma guerra nuclear entre a Rússia e a NATO. Nos últimos dias, foi publicado um vídeo no YouTube que simulava o …

Morreu Verne Troyer, o “Mini Me” de Austin Powers

O ator norte-americano Verne Troyer, conhecido por ter interpretado "Mini Me" nos filmes da série "Austin Powers", morreu este sábado, aos 49 anos. Verne Troyer, conhecido sobretudo pelo papel de "Mini Me" em Austin Powers, morreu …

NASA vai enviar à Lua nave espacial construída com peças impressas em 3D

A NASA vai dar mais um "pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade" ao enviar um foguetão construído apenas com peças 3D à Lua. No próximo ano, a NASA vai dar …

Além de ser o mais venenoso do mundo, este peixe também tem canivetes nos olhos

Os peixes-pedra já eram uma espécie de meter medo no mundo aquático, agora a situação piorou: além de serem o tipo mais venenoso de peixe que conhecemos, têm vários espinhos afiados nos olhos. Os cientistas descobriram …