Pode estar a engordar com o pó da sua casa

bella mia2010 / Flickr

-

Se não quer engordar, limpe a sua casa regularmente. Este conselho pode juntar-se aos de fazer mais exercício e de comer menos, entre as estratégias para manter a boa forma física, depois de um estudo ter apurado que o pó que se acumula nas casas promove a produção de gordura.

O estudo, publicado no jornal científico Environmental Science & Technology concluiu que o pó que se aloja nas nossas casas, em escritórios, escolas e noutros espaços interiores, pode levar a que as células gordas acumulem mais triglicerídeos, ou seja, mais gordura.

O problema está nos chamados compostos desreguladores endócrinos (ou EDC), componentes sintéticos ou naturais que podem interferir com as hormonas humanas ou imitá-las.

Os EDC são muito frequentes no pó das casas, uma vez que se encontram presentes em produtos de limpeza, em plásticos, em tecidos tratados com retardadores de chama ou anti-fogo, em cosméticos e em produtos electrónicos.

“Não é claro, neste momento, que itens contribuem mais para as concentrações de EDC medidas no pó. O que sabemos é que a mobília, os isolamentos, a electrónica e outros componentes dos edifícios contêm estes químicos e que são fontes prováveis para o pó”, explica ao Seeker.com a investigadora Heather Stapleton, da Universidade Duke, nos EUA.

Esta ligação entre o pó e a gordura foi estabelecida depois de análises a amostras retiradas de espaços interiores de 11 casas da Carolina do Norte.

Dez dos 11 extractos de pó caseiro [analisados] exibiram acumulação significativa de triglicerídeos e/ou proliferação em níveis ambientalmente relevantes”, conforme destacam os investigadores no estudo.

E extractos de nove amostras “estimularam as células a dividirem-se, resultando numa maior quantidade de células de gordura precursoras“.

Os investigadores testaram 44 contaminantes no pó caseiro, entre os quais químicos como ftalatos, parabenos, pesticidas e fenólicos. E os três que revelaram os maiores efeitos de produção de gordura foram um pesticida à base de piraclostrobina, um retardante de chama e um plastificante muito usado, o DBP.

Uma história que começa no útero

Esta ligação entre gordura e EDC pode começar ainda no útero, com a exposição do feto a estes desreguladores, afectando o crescimento e a forma como se desenvolvem as células estaminais.

Um EDC pode “mudar a forma como um  adipócito (uma célula gorda) funciona na vida adulta”, refere Heather Stapleton no Seeker.com, realçando que “isto pode fazer com que seja mais fácil para estas células acumularem lípidos e conduzir a maiores ganhos de peso num indivíduo com alta exposição durante períodos perinatais, em comparação com alguém que não foi exposto”.

A abordagem da “esfregona molhada”

Adultos e crianças engolem, diariamente, várias gramas de pó e os efeitos dos EDC aí contidos “dependem da forma como entram no corpo”, explica ainda a investigadora.

“Os químicos que são inalados, por exemplo, podem entrar na circulação sanguínea e entrar em contacto com os nossos tecidos antes de passarem pelo fígado, enquanto os químicos que são ingeridos passam primeiro pelo fígado”, nota.

No caso de “alguns químicos, o metabolismo reduz as propriedades tóxicas, mas noutros, o metabolismo aumenta o potencial tóxico“, acrescenta.

Assim, além do apelo à indústria e aos Governos para que o uso de produtos e materiais com EDC seja reduzido, a investigadora avisa para a importância da “limpeza regular de casa”, nomeadamente com uma abordagem de “esfregona molhada”, como diz.

Só usar o espanador para limpar o pó não é recomendável, já que pode “aumentar a exposição devido à ressuspensão das partículas”, nota Stapleton.

“Também recomendamos lavar as mãos frequentemente, particularmente antes de comer, para reduzir ainda mais a exposição a estes químicos”, conclui a investigadora.

SV, ZAP //

1 COMENTÁRIO

  1. Se continuarem com este tipo de notícias, os mais obsecados para além de já perderem tempo a preparar comidas mais saudáveis e de fazer exercício durante as horas vagas, agiram vão perder os fins de semana a limpar a casa como se não houve-se amanhã…lá se vai o prazer de viver.

RESPONDER

O veterano da 2ª Guerra que inspirou Dunkirk viu o filme - e chorou

O filme Dunkirk está a superar todas as expetativas: além de liderar nos EUA está a ter uma excelente aceitação nos mercados internacionais e Portugal não é exceção. No entanto, a aprovação de um espetador “especial”, …

Escândalo de fuga de informação confidencial provoca crise no Governo sueco

O primeiro-ministro da Suécia, o social-democrata Stefan Löfven, anunciou esta quinta-feira que os ministros do Interior, Anders Ygeman, e Infraestruturas, Anna Johhansson, vão deixar o Executivo após o escândalo provocado no país pela fuga de …

Rússia terá usado perfis falsos no Facebook para espiar campanha de Macron

A Agência Reuters noticia que agentes secretos russos tentaram espiar a campanha de Macron, para as eleições francesas. Como? Criando perfis falsos para se fazerem "amigos" de membros da campanha. Agentes ligados aos Serviços Secretos russos …

Cientistas chineses desenvolvem possível inibidor do vírus Zika

Uma equipa de investigadores chineses desenvolveu um possível inibidor do vírus Zika baseado em moléculas, que foi testado em ratos e poderá ajudar a combater a propagação do vírus entre seres humanos. Segundo o jornal Shanghai …

Fundador da Amazon ultrapassou Bill Gates e é o novo homem mais rico do mundo

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, tornou-se nesta quinta-feira pela primeira vez no homem mais rico do planeta, com uma fortuna que supera 90 mil milhões de dólares. De acordo com a revista "Forbes", que …

Augusto Inácio esteve retido nas instalações do Zamalek e teve que recorrer à embaixada poortuguesa

O treinador português esteve impedido de sair das instalações do Zamalek, no Egito, por seguranças do clube, tendo sido obrigado a pedir auxílio à representação portuguesa no Cairo - que interveio prontamente. No final, ficou …

Fumar pode aumentar a sensibilidade ao stress

Fumar pode aumentar a sensibilidade ao stress, revela um estudo feito em cobaias pelo Centro Nacional para a Pesquisa Científica da França (CNRS) e publicado nesta terça-feira na revista “Molecular Psychiatry“. Contrariando a ideia popular que …

Índia: Criança de dez anos pede para abortar

O Supremo Tribunal indiano aceitou estudar o caso de uma criança de 10 anos, grávida de 26 semanas, cujos pais pediram autorização para fazer um aborto fora do prazo legal. Vários médicos vão examinar a …

Criança inglesa desaparecida na Praia da Luz foi encontrada

Uma criança de nacionalidade inglesa esteve desaparecida desde o início da tarde desta quinta-feira na praia da Luz, em Lagos, Algarve, estando as autoridades policiais a efetuar buscas sobre o seu paradeiro, disse à Lusa …

Nova tecnologia permite extrair energia cinética aos veículos e transformá-la em energia elétrica

Uma equipa que envolve especialistas do Porto, de Lisboa e de Coimbra está a desenvolver uma tecnologia para ser aplicada na superfície de pavimentos rodoviários, que permite extrair energia cinética aos veículos e transformá-la em …