Pode estar a engordar com o pó da sua casa

bella mia2010 / Flickr

-

Se não quer engordar, limpe a sua casa regularmente. Este conselho pode juntar-se aos de fazer mais exercício e de comer menos, entre as estratégias para manter a boa forma física, depois de um estudo ter apurado que o pó que se acumula nas casas promove a produção de gordura.

O estudo, publicado no jornal científico Environmental Science & Technology concluiu que o pó que se aloja nas nossas casas, em escritórios, escolas e noutros espaços interiores, pode levar a que as células gordas acumulem mais triglicerídeos, ou seja, mais gordura.

O problema está nos chamados compostos desreguladores endócrinos (ou EDC), componentes sintéticos ou naturais que podem interferir com as hormonas humanas ou imitá-las.

Os EDC são muito frequentes no pó das casas, uma vez que se encontram presentes em produtos de limpeza, em plásticos, em tecidos tratados com retardadores de chama ou anti-fogo, em cosméticos e em produtos electrónicos.

“Não é claro, neste momento, que itens contribuem mais para as concentrações de EDC medidas no pó. O que sabemos é que a mobília, os isolamentos, a electrónica e outros componentes dos edifícios contêm estes químicos e que são fontes prováveis para o pó”, explica ao Seeker.com a investigadora Heather Stapleton, da Universidade Duke, nos EUA.

Esta ligação entre o pó e a gordura foi estabelecida depois de análises a amostras retiradas de espaços interiores de 11 casas da Carolina do Norte.

Dez dos 11 extractos de pó caseiro [analisados] exibiram acumulação significativa de triglicerídeos e/ou proliferação em níveis ambientalmente relevantes”, conforme destacam os investigadores no estudo.

E extractos de nove amostras “estimularam as células a dividirem-se, resultando numa maior quantidade de células de gordura precursoras“.

Os investigadores testaram 44 contaminantes no pó caseiro, entre os quais químicos como ftalatos, parabenos, pesticidas e fenólicos. E os três que revelaram os maiores efeitos de produção de gordura foram um pesticida à base de piraclostrobina, um retardante de chama e um plastificante muito usado, o DBP.

Uma história que começa no útero

Esta ligação entre gordura e EDC pode começar ainda no útero, com a exposição do feto a estes desreguladores, afectando o crescimento e a forma como se desenvolvem as células estaminais.

Um EDC pode “mudar a forma como um  adipócito (uma célula gorda) funciona na vida adulta”, refere Heather Stapleton no Seeker.com, realçando que “isto pode fazer com que seja mais fácil para estas células acumularem lípidos e conduzir a maiores ganhos de peso num indivíduo com alta exposição durante períodos perinatais, em comparação com alguém que não foi exposto”.

A abordagem da “esfregona molhada”

Adultos e crianças engolem, diariamente, várias gramas de pó e os efeitos dos EDC aí contidos “dependem da forma como entram no corpo”, explica ainda a investigadora.

“Os químicos que são inalados, por exemplo, podem entrar na circulação sanguínea e entrar em contacto com os nossos tecidos antes de passarem pelo fígado, enquanto os químicos que são ingeridos passam primeiro pelo fígado”, nota.

No caso de “alguns químicos, o metabolismo reduz as propriedades tóxicas, mas noutros, o metabolismo aumenta o potencial tóxico“, acrescenta.

Assim, além do apelo à indústria e aos Governos para que o uso de produtos e materiais com EDC seja reduzido, a investigadora avisa para a importância da “limpeza regular de casa”, nomeadamente com uma abordagem de “esfregona molhada”, como diz.

Só usar o espanador para limpar o pó não é recomendável, já que pode “aumentar a exposição devido à ressuspensão das partículas”, nota Stapleton.

“Também recomendamos lavar as mãos frequentemente, particularmente antes de comer, para reduzir ainda mais a exposição a estes químicos”, conclui a investigadora.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se continuarem com este tipo de notícias, os mais obsecados para além de já perderem tempo a preparar comidas mais saudáveis e de fazer exercício durante as horas vagas, agiram vão perder os fins de semana a limpar a casa como se não houve-se amanhã…lá se vai o prazer de viver.

RESPONDER

Produtores de vinagre italiano perdem batalha pela exclusividade do termo "balsâmico"

Os produtores de vinagre italiano de Modena reclamavam a exclusividade do termo "balsâmico". O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) não lhes deu razão. Segundo a BBC, o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) …

Catarina Martins desvaloriza críticas internas. BE "é o partido mais plural da sociedade portuguesa"

Catarina Martins disse ser natural que sejam apresentadas várias moções à convenção do partido. Alguns membros apontam falta de debate interno, críticas relativizadas pela coordenadora. Catarina Martins considerou natural que se apresentem várias moções à convenção …

Homens e mulheres já podem entrar juntos em restaurantes na Arábia Saudita

A Arábia Saudita acabou com a exigência de entradas separadas em restaurantes para homens e mulheres e com a separação entre sexos à mesa. Até agora era obrigatório ter uma entrada para famílias e mulheres …

Exército japonês pediu uma escrava sexual para cada 70 soldados na II Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército do Japão pediu ao Governo que fornecesse uma escrava sexual para cada 70 soldados, de acordo com documentos históricos analisados pela agência de notícias nipónica Kyodo News. Os 23 …

Centeno apresenta linhas gerais do Orçamento aos partidos na terça-feira

Mário Centeno apresenta aos partidos, esta terça-feira, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado. Só o Livre fica de fora por "impedimento de agenda". O Governo apresenta amanhã, dia 10 de dezembro, as linhas …

Amianto. Fenprof vai apresentar queixa em Bruxelas

A Fenprof acusa o Governo português de não cumprir a diretiva comunitária que impõe a retirada de amianto de edifícios públicos, incluindo escolas. A Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia …

Luís Maximiano: "Battaglia levou com o garrafão de água e o Misic com um cinto na cara"

O guarda-redes do Sporting disse esta segunda-feira que ficou “bloqueado e sem reação” durante o ataque à Academia de Alcochete, descrevendo as agressões aos colegas de equipa, após a entrada no balneário de mais de …

Peritos da Ordem admitem práticas ilícitas na venda de produtos no BES e Banif

Os peritos da Ordem dos Advogados que analisaram as reclamações de lesados do BES e do Banif disseram esta segunda-feira aos jornalistas que encontraram indícios de práticas ilícitas na venda de produtos financeiros por aqueles …

Já há rascunho do acordo da COP25 (mas nada está ainda totalmente fechado)

Esta segunda-feira arranca a semana decisiva, depois de uma semana de trabalho técnico ara definir as linhas que vão dar origem ao documento final da 25.ª Convenção das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas …

Novos escalões de IRS só serão criados "a meio da legislatura"

Esta segunda-feira, o Governo disse aos parceiros sociais que só deverão acontecer "mexidas no IRS", nomeadamente a criação de novos escalões, a meio desta legislatura. O Governo de António Costa confirmou aos parceiros sociais que a …