Há uma planta na Austrália que é masculina, feminina e bissexual

Chris Martine

Cientistas da Bucknell University (Austrália) descobriram uma espécie de planta que pode ser masculina, feminina e bissexual.

Os investigadores publicaram a descoberta na revista PhytoKeys e chamaram a amostra, que foi descrita em 1970, mas não foi nomeada como Solanum plastisexum, em homenagem à sua vida sexual plástica.

“Quase sempre, cada espécie de planta opta por um tipo de expressão sexual primária”, explicou em comunicado, citado pelo ABC, Chris Martine, primeiro autor do estudo. “Mas o que faz com que Solanum plastisexum se destaque é que é uma das poucas que faz tudo. Nunca se sabe o que se vai encontrar quando se olha para ela”.

Os 85% das 257 mil espécies de plantas com flores (angiospermas) conhecidas têm flores bissexuais, em que os órgãos sexuais masculinos e femininos coexistem na mesma flor. Os 15% restantes optam por flores unissexuais (como as plantas de Cannabis) ou por plantas inteiras, masculinas ou femininas.

Mas Solanum plastisexum não segue as mesmas regras. Esta espécie opta pela fluência sexual. Segundo os autores do estudo, o seu nome “reflete não apenas a diversidade sexual desta espécie”, mas também “é um reconhecimento de que esta espécie é um modelo que reflete a fluidez sexual presente no reino vegetal, onde qualquer tipo de de um modo reprodutivo que se possa imaginar, dentro dos limites das plantas, está presente”.

Tanto é assim que os botânicos que encontraram esta espécie, também conhecida como tomate de arbusto de Dungowan, nos anos 70 não sabiam que tipo de sexualidade lhe atribuir.

Mas agora, graças a estudos de ADN, conduzidos pela recolha de plantas na remota região do Território do Norte da Austrália, a equipa de Martine descobriu que todas as plantas catalogadas pertencem à mesma espécie, e que não haviam sido descritas até agora. Também foi descoberto que este tomate muito peculiar é um parente distante da beringela cultivada e de duas outras espécies descobertas recentemente pela equipa de Martine.

Para os autores, esta descoberta não apenas reflete a diversidade sexual das plantas, mas também a falácia de tentar encaixar todos os seres vivos numa ideia de sexualidade “normativa” e binária, com duas formas diferentes e desconectadas. Como noutras áreas, a natureza tende a ser mais rica e mais complexa do que as ideias que temos sobre ela.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Negociações falharam. Sindicatos dos motoristas entregam pré-aviso de greve

Os sindicatos representativos dos camionistas não chegaram a acordo com a ANTRAM e entregaram um pré-aviso de greve, com início em 12 de agosto, após uma reunião de quase cinco horas, sob a mediação do …

Tribunal do Porto condena 119 pessoas por corrupção com cartas de condução

O Tribunal São João Novo, no Porto, condenou 119 pessoas, entre instrutores, examinadores e alunos de escolas de condução do Grande Porto, a penas de prisão efetiva e suspensa por participarem num esquema de corrupção …

Este pequeno verme é a criatura mais barulhenta dos oceanos

O oceano é um lugar surpreendentemente barulhento. Há baleias cantoras, camarões-pistola que produzem estrondos sónicos e cardumes de peixes barulhentos.  Mas das criaturas grandes e pequenas que habitam os nossos oceanos, poucas se tornam mais barulhentas …

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …