Há uma planta na Austrália que é masculina, feminina e bissexual

Chris Martine

Cientistas da Bucknell University (Austrália) descobriram uma espécie de planta que pode ser masculina, feminina e bissexual.

Os investigadores publicaram a descoberta na revista PhytoKeys e chamaram a amostra, que foi descrita em 1970, mas não foi nomeada como Solanum plastisexum, em homenagem à sua vida sexual plástica.

“Quase sempre, cada espécie de planta opta por um tipo de expressão sexual primária”, explicou em comunicado, citado pelo ABC, Chris Martine, primeiro autor do estudo. “Mas o que faz com que Solanum plastisexum se destaque é que é uma das poucas que faz tudo. Nunca se sabe o que se vai encontrar quando se olha para ela”.

Os 85% das 257 mil espécies de plantas com flores (angiospermas) conhecidas têm flores bissexuais, em que os órgãos sexuais masculinos e femininos coexistem na mesma flor. Os 15% restantes optam por flores unissexuais (como as plantas de Cannabis) ou por plantas inteiras, masculinas ou femininas.

Mas Solanum plastisexum não segue as mesmas regras. Esta espécie opta pela fluência sexual. Segundo os autores do estudo, o seu nome “reflete não apenas a diversidade sexual desta espécie”, mas também “é um reconhecimento de que esta espécie é um modelo que reflete a fluidez sexual presente no reino vegetal, onde qualquer tipo de de um modo reprodutivo que se possa imaginar, dentro dos limites das plantas, está presente”.

Tanto é assim que os botânicos que encontraram esta espécie, também conhecida como tomate de arbusto de Dungowan, nos anos 70 não sabiam que tipo de sexualidade lhe atribuir.

Mas agora, graças a estudos de ADN, conduzidos pela recolha de plantas na remota região do Território do Norte da Austrália, a equipa de Martine descobriu que todas as plantas catalogadas pertencem à mesma espécie, e que não haviam sido descritas até agora. Também foi descoberto que este tomate muito peculiar é um parente distante da beringela cultivada e de duas outras espécies descobertas recentemente pela equipa de Martine.

Para os autores, esta descoberta não apenas reflete a diversidade sexual das plantas, mas também a falácia de tentar encaixar todos os seres vivos numa ideia de sexualidade “normativa” e binária, com duas formas diferentes e desconectadas. Como noutras áreas, a natureza tende a ser mais rica e mais complexa do que as ideias que temos sobre ela.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Costa não é Alice no País das Maravilhas, mas levou os "óculos cor-de-rosa" ao debate quinzenal

No primeiro debate quinzenal do ano, António Costa lembrou, um a um, os números da economia do último ano. O episódio que tem manchado as primeiras páginas dos jornais desta semana também marcou presença, ainda …

Os dinossauros tinham sangue quente ou frio? A resposta está escondida nas cascas dos seus ovos

Um dos grandes e antigos mistérios do estudo dos dinossauros é a questão sobre se o seu sangue era quente ou frio. A resposta for encontrada escondida nas cascas dos seus ovos. Tradicionalmente, acreditava-se que os …

Eureka. Trabalhadores foram despedidos e fábrica fechou, mas estão a apresentar nova marca em Milão

A empresa responsável pela marca Eureka Shoes, que fechou as lojas e a fábrica, e despediu 150 trabalhadores em Portugal, está agora a apresentar uma nova marca em Milão. No mês passado, a empresa de calçado …

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …