Há uma planta na Austrália que é masculina, feminina e bissexual

Chris Martine

Cientistas da Bucknell University (Austrália) descobriram uma espécie de planta que pode ser masculina, feminina e bissexual.

Os investigadores publicaram a descoberta na revista PhytoKeys e chamaram a amostra, que foi descrita em 1970, mas não foi nomeada como Solanum plastisexum, em homenagem à sua vida sexual plástica.

“Quase sempre, cada espécie de planta opta por um tipo de expressão sexual primária”, explicou em comunicado, citado pelo ABC, Chris Martine, primeiro autor do estudo. “Mas o que faz com que Solanum plastisexum se destaque é que é uma das poucas que faz tudo. Nunca se sabe o que se vai encontrar quando se olha para ela”.

Os 85% das 257 mil espécies de plantas com flores (angiospermas) conhecidas têm flores bissexuais, em que os órgãos sexuais masculinos e femininos coexistem na mesma flor. Os 15% restantes optam por flores unissexuais (como as plantas de Cannabis) ou por plantas inteiras, masculinas ou femininas.

Mas Solanum plastisexum não segue as mesmas regras. Esta espécie opta pela fluência sexual. Segundo os autores do estudo, o seu nome “reflete não apenas a diversidade sexual desta espécie”, mas também “é um reconhecimento de que esta espécie é um modelo que reflete a fluidez sexual presente no reino vegetal, onde qualquer tipo de de um modo reprodutivo que se possa imaginar, dentro dos limites das plantas, está presente”.

Tanto é assim que os botânicos que encontraram esta espécie, também conhecida como tomate de arbusto de Dungowan, nos anos 70 não sabiam que tipo de sexualidade lhe atribuir.

Mas agora, graças a estudos de ADN, conduzidos pela recolha de plantas na remota região do Território do Norte da Austrália, a equipa de Martine descobriu que todas as plantas catalogadas pertencem à mesma espécie, e que não haviam sido descritas até agora. Também foi descoberto que este tomate muito peculiar é um parente distante da beringela cultivada e de duas outras espécies descobertas recentemente pela equipa de Martine.

Para os autores, esta descoberta não apenas reflete a diversidade sexual das plantas, mas também a falácia de tentar encaixar todos os seres vivos numa ideia de sexualidade “normativa” e binária, com duas formas diferentes e desconectadas. Como noutras áreas, a natureza tende a ser mais rica e mais complexa do que as ideias que temos sobre ela.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …

Milhares fugiram, mas Sakae Kato ficou. O homem que salva gatos abandonados em Fukushima há 10 anos

Durante a última década, um homem em Fukushima, no Japão, tem salvado todos os gatos na área abandonada de onde milhares de pessoas fugiram durante o desastre da central nuclear - e ainda continua a …

Governador de Nova Iorque "reescreveu relatório" para esconder mortes em lares

  Assistentes do governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, terão reescrito um relatório das autoridades de saúde locais, no verão de 2020, que apontava para um número de mortes por covid-19 nos lares de idosos muito …