Documentos do Pentágono revelam plano do Kremlin para sabotar a guerra enquanto Putin faz quimioterapia

EPA/Mikhail Metzel / Kremlin Pool / Sputnik

Vladimir Putin

Os ficheiros citam um boato ouvido por um responsável ucraniano que afirma que o Secretário do Conselho de Segurança Nacional e o Chefe do Estado-Maior da Rússia aproveitavam os períodos em que Putin estava ausente para sabotar os seus planos para a guerra.

A fuga de documentos confidenciais do Pentágono revela detalhes de um alegado plano dentro do Kremlin para sabotar os planos russos na guerra da Ucrânia enquanto Putin está distraído a fazer quimioterapia.

De acordo com os ficheiros, Nikolay Patrushev, Secretário do Conselho de Segurança Nacional da Rússia, e Valeriy Gerasimov, Chefe do Estado-Maior, conspiravam contra Vladimir Putin enquanto o Presidente russo fazia tratamentos contra um cancro.

Este ficheiro em específico tinha como destino apenas as chefias do Pentágono, revela a Vice. Os documentos referem que este boato teve origem num responsável ucraniano que terá um contacto próximo com uma fonte nas chefias do Kremlin. No entanto, nada no memorando indica que a inteligência americana confirmou a veracidade do rumor.

“De acordo com a fonte que recebeu a informação de uma fonte russa não identificada com acesso a funcionários do Kremlin, a Rússia planeava desviar recursos de Taganrog, na Rússia, para Mariupol, na Ucrânia, e focar a sua atenção na frente sul”, refere o memorando.

O mesmo responsável ucraniano terá dito que este plano teria sido elaborado “pelo secretário do Conselho de Segurança Nacional da Rússia, Nikolay Patrushev, e pelo chefe do Estado-Maior da Rússia, Valeriy Gerasimov, para sabotar Putin“.

O ficheiro dá ainda credibilidade à teoria de que Putin terá cancro. “A fonte indicou a 22 de Fevereiro que Gerasimov alegadamente planeou continuar os seus esforços para sabotar a ofensiva, notando que ele prometeu derrubar a assim chamada operação militar especial até 5 de Março, quando Putin teria marcado o início de uma ronda de quimioterapia que o deixaria impossibilitado de influenciar o esforço de guerra”, relata.

Os rumores sobre a saúde de Putin não são novos. Apesar de ser uma presença frequente nos media russos, de vez em quando, o líder russo desaparece de cena e há quem aponte que será nestes momentos que estará a receber tratamento contra um cancro.  Os serviços de inteligência ucranianos já afirmaram repetidamente que Putin está doente, mas não há provas concretas que o confirmem.

Os ficheiros do Pentágono em causa terão sido alegadamente vazados por Jack Teixeira, um membro da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts especializado em sistemas de transporte cibernético. O jovem de 21 anos é luso-descendente e já foi detido pela polícia federal.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.