PJ encontrou pistas contra Manuel Vicente no Google

U.S. Department of State / Wikimedia

Manuel Vicente, ex-vice-presidente de Angola

A investigação que implica Manuel Vicente, ex-vice-presidente de Angola na Operação Fizz, que decorre na justiça portuguesa, tem por base “pistas” encontradas no Google. A revelação foi feita por um dos inspectores da Polícia Judiciária que investigou o caso.

Em mais uma audiência do julgamento que tem como principal arguido Orlando Figueira, ex-magistrado do Ministério Público, um inspector da Polícia Judiciária (PJ) explicou como o Google permitiu associar este suspeito a Manuel Vicente.

Após terem tido conhecimento de que Orlando Figueira recebeu valores da empresa angolana Primagest, os investigadores foram ao Google pesquisar e encontraram uma associação com a Sonangol, a petrolífera estatal de Angola que já foi presidida por Manuel Vicente, designadamente através de “notícias de jornais”, relata o Observador.

“O que fizemos foi googlar aqueles nomes e recolhemos uma série de informação que constava online“, explicou em tribunal o inspector Bruno Gomes, cita a dita publicação.

O elemento da PJ explicou, ainda, que os emails anexados ao processo foram “analisados por palavras-chave sugeridas pelo Ministério Público e pelos próprios investigadores”, atesta o mesmo jornal, concluindo que “não terão sido passados a pente fino”.

Orlando Figueira é suspeito de ter recebido “luvas” de Manuel Vicente para facilitar o arquivamento de processos judiciais que decorriam contra ele e contra outras figuras angolanas.

Além do ex-magistrado, são também arguidos no caso o advogado Paulo Blanco e o empresário Armindo Pires, como alegados intermediários no processo de corrupção.

As suspeitas em torno de Manuel Vicente foram extraídas para um processo à parte que, após uma “novela” legal e política, foi enviado para Angola, onde será julgado.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Não foi no Google, mas sim através do Google!!
    Não me parece nada estranho, até porque há muita informação oficial na Internet!

    • E por vezes a melhor informação até é oficiosa. E olhe que aqui pelos comentários até já vi muitos indícios relevantes para a abertura de vários processos.

  2. não sejam totós, hoje tudo está online, faz todo o sentido que se comece por aí e dps claro se vá vasculhando noutros lados.

  3. “As suspeitas em torno de Manuel Vicente foram extraídas para um processo à parte que, após uma “novela” legal e política, foi enviado para Angola, onde será julgado.”

    Se foi enviado para Angola para ser julgado é certo que se fará justiça ou não seja Angola um país de enorme justiça, imparcialidade e honestidade onde a corrupção não existe. Que o diga a menina Isabel dos Santos e restante família, tudo gente honesta, the best!

RESPONDER

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …