PJ encontrou pistas contra Manuel Vicente no Google

U.S. Department of State / Wikimedia

Manuel Vicente, ex-vice-presidente de Angola

A investigação que implica Manuel Vicente, ex-vice-presidente de Angola na Operação Fizz, que decorre na justiça portuguesa, tem por base “pistas” encontradas no Google. A revelação foi feita por um dos inspectores da Polícia Judiciária que investigou o caso.

Em mais uma audiência do julgamento que tem como principal arguido Orlando Figueira, ex-magistrado do Ministério Público, um inspector da Polícia Judiciária (PJ) explicou como o Google permitiu associar este suspeito a Manuel Vicente.

Após terem tido conhecimento de que Orlando Figueira recebeu valores da empresa angolana Primagest, os investigadores foram ao Google pesquisar e encontraram uma associação com a Sonangol, a petrolífera estatal de Angola que já foi presidida por Manuel Vicente, designadamente através de “notícias de jornais”, relata o Observador.

“O que fizemos foi googlar aqueles nomes e recolhemos uma série de informação que constava online“, explicou em tribunal o inspector Bruno Gomes, cita a dita publicação.

O elemento da PJ explicou, ainda, que os emails anexados ao processo foram “analisados por palavras-chave sugeridas pelo Ministério Público e pelos próprios investigadores”, atesta o mesmo jornal, concluindo que “não terão sido passados a pente fino”.

Orlando Figueira é suspeito de ter recebido “luvas” de Manuel Vicente para facilitar o arquivamento de processos judiciais que decorriam contra ele e contra outras figuras angolanas.

Além do ex-magistrado, são também arguidos no caso o advogado Paulo Blanco e o empresário Armindo Pires, como alegados intermediários no processo de corrupção.

As suspeitas em torno de Manuel Vicente foram extraídas para um processo à parte que, após uma “novela” legal e política, foi enviado para Angola, onde será julgado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Não foi no Google, mas sim através do Google!!
    Não me parece nada estranho, até porque há muita informação oficial na Internet!

    • E por vezes a melhor informação até é oficiosa. E olhe que aqui pelos comentários até já vi muitos indícios relevantes para a abertura de vários processos.

  2. não sejam totós, hoje tudo está online, faz todo o sentido que se comece por aí e dps claro se vá vasculhando noutros lados.

  3. “As suspeitas em torno de Manuel Vicente foram extraídas para um processo à parte que, após uma “novela” legal e política, foi enviado para Angola, onde será julgado.”

    Se foi enviado para Angola para ser julgado é certo que se fará justiça ou não seja Angola um país de enorme justiça, imparcialidade e honestidade onde a corrupção não existe. Que o diga a menina Isabel dos Santos e restante família, tudo gente honesta, the best!

RESPONDER

Sérgio Conceição admite pausa na carreira

O treinador do FC Porto terá em cima da mesa a possibilidade de fazer uma pausa na carreira, mas só vai decidir o seu futuro depois do fim do campeonato. Quem avança esta possibilidade é o …

Ministra garante que Ticão não será extinto e que "nada ficará como antes"

A ministra da Justiça disse, esta quinta-feira, que "nunca nada ficará como antes" no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), o chamado Ticão, mas que não será extinto. Falando à margem da reinauguração das instalações do …

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? Editor da Lusa demite-se após referência racista a deputada do PS

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …