Mulher de Rendeiro tentou impedir PJ de levar quadros suspeitos de serem falsos. Juíza mandou apreender

Mário Cruz / Lusa

João Rendeiro (ao centro) durante o julgamento do caso BPP

A PJ suspeita que várias as obras que pertencem ao Estado mas estão à guarda da mulher de Rendeiro possam ser réplicas. A juíza já emitiu um mandado de apreensão e Maria de Jesus Rendeiro incorre num crime que pode ir até aos cinco anos de prisão.

As 124 obras de arte que foram arrestados a João Rendeiro e que estão sob a alçada da sua mulher na casa do ex-banqueiro na Quinta Patino, em Cascais, podem ter sido falsificadas e substituídas. Recorde-se que as obras já tinham sido arrestadas desde 11 de Novembro de 2010.

De acordo com o auto de busca de há quase 11 anos, Rendeiro tinha pinturas e esculturas e vários artistas como Júlio Resende, António Dacosta, Lourdes Castro, Carlos Botelho, Dórdio Gomes, João Hogan ou Julião Sarmento, entre outros.

A juíza emitiu um mandado e busca e apreensão às obras no mesmo processo em que João Rendeiro foi condenado a dez anos de prisão por crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e abuso de confiança.

A Polícia Judiciária foi recebida a 11 de Outubro na casa de Rendeiro pela mulher para verificar se ainda estavam lá as obras. Segundo escreve o Expresso, a directora da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, Saudade Nunes, telefonou à juíza Tânia Loureiro Gomes para a avisar de que várias obras pareciam ser iguais às originais, mas a equipa suspeitava de que eram falsificações.

O Público avança que Maria de Jesus Rendeiro, esposa do ex-banqueiro do BPP e fiel depositária das obras na altura do arresto, abriu a porta de casa aos inspectores e deixou-os ver as obras e tirar fotografias à vontade.

No entanto, quando os inspectores disseram que suspeitavam que algumas seriam falsificações, a mulher de Rendeiro recorreu ao advogado que estava no local para se opor à remoção dos mesmas para serem analisadas em laboratório.

A resistência de Maria de Jesus Rendeiro levou a que a juíza do processo emitisse um despacho onde ordena a remoção de todos os quadros da colecção e não apenas dos suspeitos de serem falsificados.

Apesar da esposa de Rendeiro ter a guarda das obras, na verdade são propriedade do Estado desde que foram arrestadas como garantia para pagar as indemnizações aos lesados do BPP.

“Os objectos que se encontram a ser analisados e verificados pelos senhores inspectores da Polícia Judiciária já se encontram apreendidos nos autos, pelo que a sua remoção poderia ser ordenada a todo o momento, tendo em conta os deveres que incumbem à sua depositária, não podendo esta opor-se a tal”, refere o despacho da juíza, citado pelo Público.

A remoção terá de ser feita nos próximos dias e o despacho que ordena a apreensão tem uma validade de 30 dias. Maria de Jesus Rendeiro arrisca um crime de descaminho ou destruição de objectos se se verificar que falta alguma obra ou que houveram falsificações, dado ser a fiel depositária. A moldura penal é de até cinco anos de prisão.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …