PJ Militar propõe investigar outros dois cursos dos Comandos

A PJM propôs a abertura de uma nova investigação a outros dois cursos dos Comandos que foram alvo de inquéritos internos do Exército no passado mas que acabaram por ser arquivados.

Segundo o jornal Público, a Polícia Judiciária Militar propôs uma nova investigação a alegadas agressões em dois outros cursos dos Comandos (123 e 125) que decorreram, respetivamente, em 2014 e 2015.

A sugestão foi feita pela PJM à procuradora Cândida Vilar, responsável pelo inquérito-crime sobre a morte de dois recrutas no curso de Comandos em setembro do ano passado: Hugo Abreu e Dylan da Silva.

De acordo com o diário, os dois cursos em causa motivaram investigações internas do Exército mas acabaram por ser arquivadas.

Relativamente ao curso 123, dez instruendos tiveram de ser hospitalizados mas apenas um deles, na altura com 21 anos, acusou três instrutores de agressão, depois de ter o nariz fraturado e de ter perfurado o tímpano direito.

Por sua vez, no curso 125, oito instruendos foram internados e o que chegou em pior estado ao hospital “ainda hoje está a recuperar das graves lesões”.

O jornal escreve ainda que o sargento que estava encarregado da instrução do grupo onde se encontrava Hugo Abreu, que é um dos principais arguidos no processo, é o mesmo que está a ser acusado pelo instruendo do curso 123.

Além disso, um dos responsáveis do curso 125, em 2015, foi, no curso 127, no qual morreram os dois soldados, comandante de formação e é outro dos responsáveis que vão ser acusados na próxima semana.

Segundo o Ministério Público, num despacho de novembro, a natureza dos crimes e a atuação dos suspeitos neste último curso revelam “personalidades deformadas, (…) com vista a criar um ambiente de intimidação e de terror, bem como sofrimento físico e psicológico nos ofendidos, sujeitando-os a tratamento não compatível com a natureza humana”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia quer legalizar comércio de 'diamantes de sangue' africanos

Os diamantes exportados da República Centro-Africana estão associados à corrupção, à violência, à guerra civil, a violações e assassinatos. Agora, Moscovo anunciou que quer o fim do embargo internacional, buscando legalizar na totalidade a sua …

Economia abrandou, mas ainda é possível cumprir meta de crescimento

O Produto Interno Bruto cresceu 0,3% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, metade do registado no segundo trimestre, mantendo o ritmo de crescimento, de 1,9%, na comparação com o mesmo período de 2018. Segundo …

Sporting vai avançar com ação de despejo das claques

A SAD leonina vai avançar com uma ação de despejo para que as claques Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI deixem os espaços que ocupam no Estádio José Alvalade, avança A Bola esta quarta-feira. De …

"Ninguém quer trabalhar" na Casa Pia. Pais em protesto devido à falta de pessoal

Os pais e encarregados de educação do Centro Educativo e Desenvolvimento D. Maria Pia, em Lisboa, vão entregar na segunda-feira um abaixo-assinado à tutela para pedir a abertura de concursos externos para reforço de pessoal …

Trump elogiou Erdogan, depois de uma reunião que descreveu como "maravilhosa e produtiva"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou na quarta-feira o seu relacionamento com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. Os dois líderes encontraram-se para tentar superar várias diferenças, incluindo a situação na Síria e a compra …

MH17. Novas provas revelam contactos frequentes entre a Rússia e separatistas ucranianos

A equipa internacional que conduziu a investigação sobre a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia divulgou novas provas que apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas …

Imunidade diplomática deixa em liberdade suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico

O suspeito de homicídio, na forma tentada, ficou em liberdade depois de ter apresentado o passaporte diplomático às autoridades, que impede que seja detido ou constituído arguido. De acordo com a TVI24, um alto responsável da …

Zivkovic quer rescindir contrato com o Benfica

O extremo sérvio quer chegar a acordo com o Benfica para ficar livre a ano e meio do final do seu contrato mas, pelos vistos, a SAD encarnada nem quer ouvir falar dessa hipótese. De acordo …

Cigarros eletrónicos. Primeiro duplo transplante de pulmões feito em jovem de 17 anos em situação de "morte iminente"

Em risco de "morte iminente" por lesões causadas pelo uso de cigarros eletrónicos, um jovem de 17 anos foi submetido a um duplo transplante de pulmões, no estado norte-americano do Michigan. Este caso é considerado …

Parlamento Europeu levanta imunidade do eurodeputado José Manuel Fernandes

O Parlamento Europeu decidiu levantar a imunidade ao eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes, após um pedido feito pela justiça e pelo próprio, relativo a uma eventual ação judicial por um alegado crime de prevaricação. Em …