PJ Militar propõe investigar outros dois cursos dos Comandos

A PJM propôs a abertura de uma nova investigação a outros dois cursos dos Comandos que foram alvo de inquéritos internos do Exército no passado mas que acabaram por ser arquivados.

Segundo o jornal Público, a Polícia Judiciária Militar propôs uma nova investigação a alegadas agressões em dois outros cursos dos Comandos (123 e 125) que decorreram, respetivamente, em 2014 e 2015.

A sugestão foi feita pela PJM à procuradora Cândida Vilar, responsável pelo inquérito-crime sobre a morte de dois recrutas no curso de Comandos em setembro do ano passado: Hugo Abreu e Dylan da Silva.

De acordo com o diário, os dois cursos em causa motivaram investigações internas do Exército mas acabaram por ser arquivadas.

Relativamente ao curso 123, dez instruendos tiveram de ser hospitalizados mas apenas um deles, na altura com 21 anos, acusou três instrutores de agressão, depois de ter o nariz fraturado e de ter perfurado o tímpano direito.

Por sua vez, no curso 125, oito instruendos foram internados e o que chegou em pior estado ao hospital “ainda hoje está a recuperar das graves lesões”.

O jornal escreve ainda que o sargento que estava encarregado da instrução do grupo onde se encontrava Hugo Abreu, que é um dos principais arguidos no processo, é o mesmo que está a ser acusado pelo instruendo do curso 123.

Além disso, um dos responsáveis do curso 125, em 2015, foi, no curso 127, no qual morreram os dois soldados, comandante de formação e é outro dos responsáveis que vão ser acusados na próxima semana.

Segundo o Ministério Público, num despacho de novembro, a natureza dos crimes e a atuação dos suspeitos neste último curso revelam “personalidades deformadas, (…) com vista a criar um ambiente de intimidação e de terror, bem como sofrimento físico e psicológico nos ofendidos, sujeitando-os a tratamento não compatível com a natureza humana”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Da cereja da Beira à maçã de Armamar. Mau tempo arrasa culturas e deixa prejuízos de milhões

Pomares, olivais, vinhas e hortas. O mau tempo que se fez sentir a norte do país neste fim-de-semana arrasou várias culturas culturas agrícolas, deixando prejuízos estimados na ordem dos milhões de euros. Depois da tempestade …

Situação de Grande Lisboa "não justifica" cerca sanitária, garante Marta Temido

A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu esta terça-feira que não existem na Área Metropolitana de Lisboa (AML) situações epidemiológicas de covid-19 que justifiquem a adoção de medidas como cercas sanitárias. “Naturalmente que, se houver alguma …

Bloco quer subsídio de desemprego extraordinário (e duplicar o valor do apoio para recibos verdes)

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira a criação de um subsídio de desemprego extraordinário de 439 euros para os contribuintes que perderam rendimentos durante a pandemia e que não tenham …

Sem a pandemia, Benfica teria dois jogadores "praticamente vendidos por 200 milhões"

Luís Filipe Vieira disse que recebeu uma proposta de 60 milhões de euros por Vinícius, em janeiro. Caso não fosse a pandemia, o presidente benfiquista afiança que o clube teria encaixado 200 milhões de euros …

Israel pede ao exército para se preparar para anexar Cisjordânia

O ministro da Defesa de Israel pediu esta segunda-feira ao exército para se preparar para a anexação de partes da Cisjordânia ocupada, medida que é vista como uma aparente antecipação ao que poderão ser as …

"Colocou inúmeras pessoas em risco". Treinador do Atalanta viajou para Valência infetado

O Valência lamentou que o treinador do Atalanta, que admitiu ter tido sintomas compatíveis com covid-19 no jogo entre ambos os clubes, no dia 10 de março, não tenha tomado medidas preventivas. O treinador do Atalanta, …

Covid-19. Tribunal de Contas pede "transparência" nos ajustes diretos

O Tribunal de Contas (TdC) alertou para os riscos de má utilização dos recursos públicos canalizados para enfrentar a pandemia, defendendo que o seu forte impacto nas finanças públicas exige cuidados acrescidos de "transparência" e …

Técnicos do INEM recusaram-se a sair em quatro ambulâncias por falta de desinfeção

Técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recusaram-se, nesta segunda-feira, a sair em serviço por falta de desinfeção de quatro ambulâncias destinadas para o transporte de doentes com covid-19. A notícia é avançada esta …

FIFA pede "bom senso" sobre castigos a jogadores que homenageiem George Floyd

A FIFA pediu na segunda-feira "bom senso" na aplicação de possíveis castigos a jogadores que homenageiem durante os encontros o norte-americano George Floyd, que morreu em 25 de maio, após uma ação policial. Em comunicado, a …

China atrasou partilha de mapa genético do novo coronavírus com a OMS

As autoridades chinesas atrasaram mais de uma semana a publicação do genoma do novo coronavírus, após vários laboratórios públicos o terem descodificado, privando a OMS de informação essencial para combater a pandemia, noticia esta terça-feira …