PJ apanhou funcionários a aceder ilegalmente a dados das Finanças

(dr) Laura Haanpaa

A PJ tem em marcha uma investigação a funcionários da Inspecção Geral de Finanças (IGF) suspeitos de acederem, de forma ilegal, a informação confidencial da rede informática deste serviço que depende do Ministério das Finanças.

A investigação da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da Polícia Judiciária (PJ), em colaboração com a Inspecção Geral de Finanças (IGF), já levou à constituição de dois arguidos, avança a Lusa.

Em comunicado, a PJ atesta que a investigação, denominada “Operação Bug”, visa acabar com “a acção concertada de funcionários das Finanças que acediam de forma ilegítima” a informação privada e confidencial de terceiros.

Nesse sentido, foram realizadas duas buscas domiciliárias e efectuadas pesquisas informáticas aos postos de trabalho dos funcionários suspeitos, que acediam a elementos confidenciais na rede informática da IGF.

A polícia apreendeu também os sistemas informáticos utilizados, que serão agora submetidos a análise digital forense, prosseguindo a investigação para se saber a “extensão da actividade criminosa”.

Os dois suspeitos “conseguiam aceder à base de dados documental da IGF explorando uma fragilidade do sistema informático, revelou fonte ligada ao caso”, avança o Público. A falha terá sido detectada pela própria IGF que terá denunciado o caso às autoridades, segundo o diário.

A IGF é um órgão tutelado pelo Ministério das Finanças, mas que tem autonomia administrativa para efectuar auditorias financeiras, nomeadamente à Autoridade Tributária, e para avaliar serviços e organismos públicos, bem como programas estatais de atribuição de fundos europeus. E também controla a execução financeira dos contratos de Parcerias Público-Privadas (PPP).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esta sexta-feira, a condenação ao comunismo e ao nazismo vai ser debatida no Parlamento

O debate sobre a resolução do Parlamento Europeu que condenou o comunismo e o nazismo chega esta sexta-feira à Assembleia da República, em Lisboa. De acordo com o Observador, de um lado, os partidos mais à …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …