PJ detém responsáveis da Segurança Social por esquema de corrupção

A Polícia Judiciária (PJ) e o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) estão a realizar esta quarta-feira uma mega-operação de combate à corrupção, com ligações à Segurança Social, com cinco detenções efetuadas esta manhã.

De acordo com o Correio da Manhã, foram detidos um diretor e um chefe de serviço do centro distrital de Lisboa, para além de um advogado e dois técnicos oficiais de contas. Estão em causa crimes de corrupção ativa e passiva e falsificação de documentos.

Os dois responsáveis são suspeitos de vender falsas declarações a dezenas de empresários, a atestar que as respetivas empresas não têm dívidas para com a Segurança Social, de modo a que as mesmas pudessem apresentar-se de forma fraudulenta a concursos públicos.

O advogado e dois técnicos de contas agora detidos serviriam como intermediários no esquema de pagamento de luvas, agora desfeito numa investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, em articulação com a 9ª secção do DIAP de Lisboa, liderada por Maria José Morgado.

Segundo a SIC Notícias, a operação tem como alvo várias “empresas privadas e pessoas com responsabilidade na administração pública” e estão em curso cerca de 60 buscas a casas, escritórios e empresas. Nas buscas estão envolvidas 80 pessoas, entre procuradores e polícia.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É importante saber se o que a SS afirmava quando questionada sobre a emissão de certidões deste teor, atestava e isso era válido que a “a empresa xxx, tinha a situação contributiva regularizada”, mesmo estando com dívidas de milhões acumulada; mas se tivesse feito um acordo, mesmo não o estando a cumprir (a esticar até ao limite e por vezes entrando no incumprimento; e aqui as autoridades já deviam intervir se antes não o pudessem fazer, Ou se então já havia “muitos fretes pelo caminho…” o DIAP que vá a Braga à empresas de CC e OP com milhões de dívidas ´á SS reconhecidas em PER’s e a quem a SS passava certidões de situação regularizada para poderem ir aos concursos públicos em igualdade com os que eram cumpridores. Uma vergonha.
    Quem atestava isso podia faze-lo a coberto da lei??? ou eram funcionários sem essa competência??? o DIAP que investigue… quando se esticar a teia, vamos ver… se calhar foi o “contínuo” que passava as certidões. Ninguém se lembrará, como Zanail Bava

RESPONDER

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …

Cientistas testam medicamento que pode revelar-se mais eficaz para tratar gripe

Cientistas testaram em animais um novo medicamento que pode revelar-se mais eficaz no tratamento da gripe, ao induzir mutações genéticas nos vírus que causam a infeção impedindo a sua replicação e a sua atividade, foi …

PSD vai indicar Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República

O PSD vai indicar o líder parlamentar cessante Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República, disse hoje à Lusa fonte oficial da bancada social-democrata. A mesma fonte indicou que o PSD irá ainda propor como …