PJ detém responsáveis da Segurança Social por esquema de corrupção

A Polícia Judiciária (PJ) e o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) estão a realizar esta quarta-feira uma mega-operação de combate à corrupção, com ligações à Segurança Social, com cinco detenções efetuadas esta manhã.

De acordo com o Correio da Manhã, foram detidos um diretor e um chefe de serviço do centro distrital de Lisboa, para além de um advogado e dois técnicos oficiais de contas. Estão em causa crimes de corrupção ativa e passiva e falsificação de documentos.

Os dois responsáveis são suspeitos de vender falsas declarações a dezenas de empresários, a atestar que as respetivas empresas não têm dívidas para com a Segurança Social, de modo a que as mesmas pudessem apresentar-se de forma fraudulenta a concursos públicos.

O advogado e dois técnicos de contas agora detidos serviriam como intermediários no esquema de pagamento de luvas, agora desfeito numa investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, em articulação com a 9ª secção do DIAP de Lisboa, liderada por Maria José Morgado.

Segundo a SIC Notícias, a operação tem como alvo várias “empresas privadas e pessoas com responsabilidade na administração pública” e estão em curso cerca de 60 buscas a casas, escritórios e empresas. Nas buscas estão envolvidas 80 pessoas, entre procuradores e polícia.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É importante saber se o que a SS afirmava quando questionada sobre a emissão de certidões deste teor, atestava e isso era válido que a “a empresa xxx, tinha a situação contributiva regularizada”, mesmo estando com dívidas de milhões acumulada; mas se tivesse feito um acordo, mesmo não o estando a cumprir (a esticar até ao limite e por vezes entrando no incumprimento; e aqui as autoridades já deviam intervir se antes não o pudessem fazer, Ou se então já havia “muitos fretes pelo caminho…” o DIAP que vá a Braga à empresas de CC e OP com milhões de dívidas ´á SS reconhecidas em PER’s e a quem a SS passava certidões de situação regularizada para poderem ir aos concursos públicos em igualdade com os que eram cumpridores. Uma vergonha.
    Quem atestava isso podia faze-lo a coberto da lei??? ou eram funcionários sem essa competência??? o DIAP que investigue… quando se esticar a teia, vamos ver… se calhar foi o “contínuo” que passava as certidões. Ninguém se lembrará, como Zanail Bava

RESPONDER

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …