PJ faz buscas nas sedes das SAD do Benfica, Sporting e Santa Clara

A Polícia Judiciária está a fazer buscas, esta segunda-feira, nas sedes das SAD do Benfica, do Sporting e do Santa Clara.

Segundo a revista Sábado, a operação tem mais de 20 buscas em curso, nomeadamente nas instalações da SAD do Benfica e do Santa Clara, mas também em empresas e residências particulares, entre as quais a do advogado Rui Cordeiro, presidente do Santa Clara; a do administrador e diretor desportivo Diogo Boa Alma; e a do empresário brasileiro Khaled Ali Mesquita Saleh, que representa o principal acionista particular da sociedade do Santa Clara.

Um dos inquéritos centra-se em negócios relacionados com três jogadores líbios: o extremo esquerdo Hamdou Elhouni, o médio defensivo Mohamed Al-Gadi e o médio ofensivo Muaid Ellafi.

Uma fonte próxima da investigação adiantou à Sábado que um dos objetivos das buscas é cruzar as contabilidades dos dois clubes para apurar os contornos destes negócios e perceber se o Fisco foi defraudado no pagamento de impostos.

Mas, segundo a revista, as autoridades também estão a investigar se o clube açoriano está a ser usado para lavagem de dinheiro, sobretudo por quem tem investido na SAD nos últimos anos.

Os crimes que estão a ser investigados neste processo são fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais, falsificação de documento, participação económica em negócio e recebimento indevido de vantagem.

De acordo com a mesma publicação, na origem deste processo-crime está uma denúncia anónima enviada, em 2018, ao Ministério Público de Ponta Delgada e à PJ dos Açores.

Ainda segundo a Sábado, o segundo processo está relacionado com o caso Mala Ciao, que já levou os investigadores a realizarem buscas ao Benfica em junho de 2018. Em causa estarão negócios suspeitos realizados entre o Benfica e, por exemplo, o Desportivo das Aves.

Este processo também resultou de uma denúncia anónima e visa ainda suspeitas sobre apostas desportivas fraudulentas, tráfico de influência e ofertas de pagamentos a atletas de vários clubes para ganharem jogos ao FC Porto e ao Sporting.

A TVI acrescenta que o presidente das águias, Luís Filipe Vieira, é um dos principais visados nesta operação, liderada pelo juiz Carlos Alexandre, sob suspeita de crimes como corrupção desportiva.

Outro dos suspeitos é Paulo Gonçalves, antigo braço direito de Vieira na SAD, que saiu quando foi acusado no processo “E-toupeira”, mas que continua a fazer negócios com o clube encarnado, acrescenta o canal televisivo.

SAD do Sporting também alvo de buscas

Entretanto, fonte do Sporting confirmou ao jornal A Bola que a PJ também está a realizar buscas na SAD do clube, remetendo explicações para mais tarde.

De acordo com o que este jornal desportivo apurou, as autoridades investigam a possibilidade de ter havido branqueamento de capitais entre 2011 e 2014. O processo estará relacionado com a entrada de capital na SAD por parte da empresa Holdimo.

Contactadas pela agência Lusa, fontes oficiais do Benfica e do Santa Clara também confirmaram a realização de buscas, tendo ambos os emblemas da I Liga remetido esclarecimentos para mais tarde, através de comunicados.

O Ministério Público (MP) já confirmou a realização de buscas em várias instituições, entre as quais três Sociedades Anónimas Desportivas (SAD), numa investigação relacionada com negócios no futebol.

Em comunicado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou a realização de 29 buscas: “oito domiciliárias; uma, a uma fundação; seis, a instalações de três sociedades desportivas; nove, a outros tipos de sociedade; três, a dois clubes desportivos; e duas, a dois escritórios de advogados”.

As buscas, de acordo com o mesmo documento, “decorrem em vários locais do país e contam com a participação de magistrados do Ministério Público e dos tribunais de Instrução Criminal, inclusive, o Central e elementos da Polícia Judiciária e da Autoridade Tributária”.

“Nos inquéritos investigam-se factos suscetíveis de integrarem crimes de participação económica em negócio ou recebimento indevido de vantagem, corrupção ativa e passiva no fenómeno desportivo, fraude fiscal qualificada e branqueamento”, refere o MP.

De acordo com o Ministério Público, “estão em causa negócios de diversa natureza, todos relacionados com o futebol profissional“.

“Investigam-se ainda a aquisição dos direitos desportivos e económicos dos jogadores por parte de clubes nacionais de futebol, empréstimos concedidos a um destes clubes e a uma sociedade desportiva por um cidadão de Singapura com interesses em sociedades sediadas nas Ilhas Virgens Britânicas e a utilização das contas do mesmo clube e de outro, para a circulação de dinheiro”, informa ainda.

Além das SAD, “as investigações incidem igualmente sobre o envolvimento de outros tipos de sociedades (algumas ligadas ao setor imobiliário)”, devido ao “pagamento em dinheiro de prémios de jogo, a satisfação de dívidas pessoais de dirigentes, a utilização por estes de valores dos clubes e a omissão declarativa de operações fiscalmente relevantes”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …