PJ faz buscas no Hospital de Braga por suspeitas de corrupção em contratos públicos

(dr) Hospital de Braga

Edifício do Hospital de Braga

Hospital de Braga

A PJ e o Ministério Público estão a fazer buscas no Hospital de Braga e numa empresa fornecedora da zona do Porto no âmbito de suspeitas de corrupção em contratos públicos.

A Polícia Judiciária e o Ministério Público realizaram buscas esta quarta-feira no Hospital de Braga devido a suspeitas de irregularidades em contratos com o Estado.

O Conselho de Administração do Hospital de Braga confirmou que as buscas que estão hoje a decorrer nas suas instalações se relacionam com contratos públicos.

Em comunicado, a administração “assegura o cumprimento dos trâmites legais” dos concursos públicos visados. O Conselho de Administração diz que se encontra a “colaborar totalmente com as autoridades nas diligências realizadas”.

A Polícia Judiciária (PJ) também já confirmou que as buscas se inserem no âmbito de uma investigação relacionada com “eventuais irregularidades” em procedimentos públicos de aquisições efetuadas por aquele hospital.

Em comunicado, a PJ acrescenta que as buscas se estenderam também a uma empresa fornecedora de equipamentos, com sede na zona do Porto.

Em causa está um inquérito por criminalidade económico-financeira tutelado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto e suspeitas de crimes de corrupção e participação económica em negócio.

“Em investigação está matéria relacionada com contratação pública, nomeadamente com eventuais irregularidades em procedimentos públicos de aquisições efetuadas pela unidade hospitalar”, refere o comunicado.

As buscas contaram com a presença de um magistrado judicial e de um magistrado do Ministério Público. O inquérito foi aberto em 2021 mas até ao momento ainda não há arguidos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.